Descrição
Apostila Pref Campinápolis MT 2023 Psicopedagogo
Cargo: Psicopedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto. Níveis de linguagem: formal e informal. Ortografia: emprego de letras; uso de maiúsculas e minúsculas; acentuação tônica, gráfica e pontuação; Fonologia/fonética: letra/fonema; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Morfologia: processo de formação de palavras, prefixos, sufixos e radicais; Classes de palavras – identificação e flexões: substantivos, adjetivos, artigo, numeral, pronomes (pessoais, de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos), preposição, conjunção, interjeição, verbos (conjugação dos regulares, irregulares e auxiliares nas formas simples e compostas; conjugação pronominal, vozes verbais), advérbios; Sintaxe: termos das orações, classificação das coordenadas e subordinadas. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Regência nominal e verbal; crase; Semântica: denotação, conotação sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; polissemia e ambiguidade; Estilística: Figuras de linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS: – Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, econômico e social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização Social, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Atualidades Nacionais e Internacionais nas diversas áreas do conhecimento; Ciências Físicas e Biológicas; História e Geografia do Município de Campinápolis (IBGE), do Mato Grosso, do Brasil e do Mundo; Lei Orgânica do Município; LC nº 001/1993 Estatuto do Servidor Municipal e Lei municipal 015/2007 (PCCS).
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: – Números Naturais, Porcentagens, Cálculos e Resoluções – Números e Operações: Números Naturais, Porcentagens, Cálculos e Resoluções de Problemas, Funções, Equações; Grandezas e Medidas: Medidas Convencionais, Unidades e Medidas Padronizadas; Cálculos Operacionais; Gráficos e Tabelas; Espaço e Forma: Dimensões e Figuras Geométricas. Proposições. Sentenças abertas. Argumentos. Diagrama de Euler. Operadores lógicos. Contradição. Contingência. Equivalência lógica. Validade dos argumentos. Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro e área das principais figuras geométricas planas. Regra de três. Razão e Proporção. Porcentagem e juros. Análise e interpretação de gráficos e tabelas. Raciocínio Lógico.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Lei nº 9394/96 e suas alterações; Constituição Federal, na parte referente à Educação; Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. ECA – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências; Plano Municipal de Educação de Campinápolis; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Função Social da Escola; Concepção de Currículo; Currículo e Avaliação; Papel do aluno e do professor no processo de ensino e de aprendizagem; Organização do trabalho pedagógico; Planejamento de Ensino: estrutura, organização, desenvolvimento, instrumentos de acompanhamento; Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 – Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Dificuldades de aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento infantil; Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem; Conceitos fundamentais em neurociências e sua relação com a aprendizagem escolar; A Psicopedagogia no Brasil; Desenvolvimento psicológico da criança; Crescimento físico, características cognitivas, psicossociais e afetivas do adolescente; Concepções teóricas de Jean Piaget, Lev S. Vygotsky e Henri Wallon sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem; A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem nos processos educativos em diferentes contextos escolares.