Descrição
Apostila Pref Cascavel PR 2021 Professor Temporário
Cargo: Professor Temporário
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Banca: Comissão Própria Prefeitura Cascavel PR
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$65,98 por R$32,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
1) Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do componente curricular Língua Portuguesa, conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Função cognitiva e social da leitura e da escrita. 3) Relação grafema/fonema. 4) Relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas. 5) Caracterização e Categorização do sistema gráfico. 6) Linguagem verbal e não-verbal. 7) Compreensão e interpretação de textos. 8)Coesão e coerência. 9) Unidade temática e progressão temática. 10) Especificidades e características dos gêneros discursivos. 11) Pontuação e paragrafação. 12) Concordância verbal e nominal. 13) Regência verbal e nominal. 14) Princípios da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade. 15) Morfologia, sintaxe, classes gramaticais (substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções, interjeições).
Matemática:
1) Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do Componente Curricular de Matemática, conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Sistema de Numeração Decimal: valor posicional (composição e decomposição). 3) Resolução de problemas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 4)Números racionais: adição e subtração de frações homogêneas e heterogêneas. 5) Relação do sistema de numeração decimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície (perímetro e área) e volume. 6) Números decimais. 7) Classificação dos sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) e figuras planas (polígonos). 8) Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas. 9) Ângulos: reto, agudo e obtuso. 10) Razão e proporção. 11) Interpretação de dados e informações contidas em tabelas, gráficos, quadros e imagens. 12) Probabilidade. 13) Equações de 1º e 2º grau.
História:
1) Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, Encaminhamentos Teórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conforme Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Brasil: Tratado de Tordesilhas; Capitanias Hereditárias; Sesmarias; Período colonial; Primeiro reinado; Período regencial; Segundo reinado; República Velha; Era Vargas. 3) Paraná: Lei de Terras; Emancipação; Escravidão; Tropeirismo; A questão de Palmas; Contestado; Marcha para o Oeste; Guerra de Porecatu e Revolta dos Posseiros de 1957. 4) Cascavel: A história da ocupação das terras e a formação do Município; Processo de emancipação de Cascavel; Símbolos Municipais; Patrimônios históricos e culturais do Município; Os Três Poderes: Executivo, Legislativo Judiciário. 5) Atualidades: Política; Economia; Sociedade e Educação.
Geografia:
1)Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, Encaminhamentos Teórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação conforme Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Brasil: A divisão político administrativa do Brasil e as cinco regiões do IBGE; Coordenadas geográficas; Fusos horários; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia. 3) Paraná: Processos migratórios e imigratórios; Territórios étnicos-culturais: indígenas e quilombolas; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia. 4) Cascavel: Migrantes e imigrantes; Distritos; Atividades econômicas; Industrialização e urbanização do Município; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia. 5) Atualidades: Política; Economia; Sociedade; Educação; Tecnologia; Energia; Relações internacionais; Desenvolvimento sustentável; Problemas ambientais; Globalização.
Ciências:
1) Concepção, Objetivos e Eixos do Componente curricular Ciências, conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Terra e Universo – Universo: componentes básicos, Galáxias, Constelações, Sistema solar; Sol: referencial de orientação, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais; Eclipse solar. Planeta Terra: movimento de rotação, movimento de translação, estações do ano, solstício e equinócio. Lua: fases da Lua e movimentos, Eclipse lunar. 3) Matéria e Energia – Água, solo e ar: ciclo da água na biosfera e sua importância para o meio ambiente; 4) Impacto do uso do solo, da água e do ar: poluição e contaminação; 5) Propriedades do ar; 6) Aquecimento global; 7) Camada de ozônio; 8) Chuva ácida; 9) Mudanças climáticas; 10) Ecossistema: condições básicas de vida. 11) Vida e Evolução – Seres vivos no ambiente: cadeia alimentar; 12) Fluxo de energia: seres bióticos e abióticos; 13) Formação do corpo: órgãos, tecidos e células; 14)Microrganismos: conceitos básicos de bactérias, vírus, fungos, protozoários e algas; 15) Organização dos seres vivos: unicelulares e pluricelulares; 16) Conceito de célula; 17) Diferenças entre células animais e vegetais; 18)Integração entre a estrutura e funcionamento dos sistemas do corpo humano: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo; 19) Doenças: relacionadas à poluição/contaminação do ar, relacionadas ao solo e relacionadas à água; 20) Nutrição: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais, pirâmide alimentar.
Noções de Segurança do Trabalho:
1) Portaria n.º 3.214/78 – Normas Regulamentadoras: 01, 06 e 17. 2) Lei Federal n.º 8.213/91(arts. 19, 20 e 21). 3) Lei 5.372 de 08 de dezembro de 2009
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Fundamentos da Educação:
1) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei Federal nº 9.394/1996). 2) Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/1990 e atualizações 2019). 3) Deliberação nº 04/2013 – Conselho Municipal de Educação – CME Cascavel. 4) Concepção de sociedade, homem e educação. 5) A função social da escola pública. 6) A história da organização da educação brasileira. 7) Concepção de desenvolvimento humano de acordo com a Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. 8) Apropriação e transmissão do conhecimento. 9) Elementos que compõem o planejamento escolar (conteúdos, objetivos, encaminhamentos metodológicos, recursos auxiliares e avaliação). 10) Concepção de avaliação. 11) Educação especial: dos aspectos históricos gerais à rede pública municipal de ensino de Cascavel. 12) A Formação Social do Psiquismo de Pessoas com Deficiência: Considerações Educacionais.
Apostila Pref Cascavel PR 2021 Professor Temporário