Descrição
Apostila Pref Cascavel PR 2024 Professor Temporário
Cargo: Professor Temporário
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$101,98 por R$50,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Histórico, Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do componente curricular LínguaPortuguesa,conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – EducaçãoInfantil-2020. 2) Função cognitiva e social da leitura e da escrita. 3) Relação grafema/fonema.4)Relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas. 5) Caracterização e Categorizaçãodosistemagráfico. 6) Linguagem verbal e não-verbal. 7) Compreensão e interpretação de textos. 8)Coesãoecoerência. 9) Unidade temática e progressão temática. 10) Especificidades e característicasdosgêneros discursivos. 11) Pontuação e paragrafação. 12) Concordância verbal enominal.13)Regência verbal e nominal. 14) Princípios da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade,informatividade, situacionalidade e intertextualidade. 15) Morfologia, sintaxe, classesgramaticais(substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções, interjeições).
MATEMÁTICA: 1) Histórico, Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do Componente Curricular deMatemática,conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – EducaçãoInfantil-2020. 2) Sistema de Numeração Decimal: valor posicional (composição e decomposição).3)Resolução de problemas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 4)Números racionais: adiçãoe subtração de frações homogêneas e heterogêneas. 5) Relação do sistemadenumeraçãodecimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície (perímetroeárea)evolume. 6) Números decimais. 7) Classificação dos sólidos geométricos (poliedrosecorposredondos) e figuras planas (polígonos). 8) Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricosefiguras planas. 9) Ângulos: reto, agudo e obtuso. 10) Razão e proporção. 11) Interpretaçãode dados e informações contidas em tabelas, gráficos, quadros e imagens. 12) Probabilidade.13)Equações de 1º e 2º grau.
HISTÓRIA: 1) Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, EncaminhamentosTeórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conformeCurrículoparaRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Brasil: TratadodeTordesilhas; Capitanias Hereditárias; Sesmarias; Período colonial; Primeiro reinado; Períodoregencial; Segundo reinado; República Velha; Era Vargas. 3) Paraná: Lei deTerras;Emancipação; Escravidão; Tropeirismo; A questão de Palmas; Contestado; MarchaparaoOeste;Guerra de Porecatu e Revolta dos Posseiros de 1957. 4) Cascavel: A história daocupaçãodasterras e a formação do Município; Processo de emancipação de Cascavel; SímbolosMunicipais;Patrimônios históricos e culturais do Município; Os Três Poderes: Executivo, LegislativoeJudiciário. 5) Atualidades: Política; Economia; Sociedade e Educação.
GEOGRAFIA: 1) Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, EncaminhamentosTeórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conformeCurrículoparaRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Brasil: Adivisãopolítico administrativa do Brasil e as cinco regiões do IBGE; Coordenadas geográficas; Fusoshorários; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia. 3) Paraná: Processos migratórioseimigratórios; Territórios étnicos-culturais: indígenas e quilombolas; Relevo, Clima; Vegetação;Solo; Hidrografia. 4) Cascavel: Migrantes e imigrantes; Distritos; Atividadeseconômicas;Industrialização e urbanização do Município; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia.5)Atualidades: Política; Economia; Sociedade; Educação; Tecnologia; Energia; Relaçõesinternacionais; Desenvolvimento sustentável; Problemas ambientais e Globalização.
CIÊNCIAS: 1) Histórico, Concepção, Objetivos e Eixos do Componente curricular Ciências, conformeoCurrículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil –2020.2)Terra e Universo – Universo: componentes básicos, Galáxias, Constelações, Sistemasolar;Sol:referencial de orientação, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais; Eclipse solar. PlanetaTerra:movimento de rotação, movimento de translação, estações do ano, solstício eequinócio. Lua:fases da Lua e movimentos, Eclipse lunar. 3) Matéria e Energia – Água, solo e ar: ciclodaáguana biosfera e sua importância para o meio ambiente; 4) Impacto do uso do solo, daáguaedoar:poluição e contaminação; 5) Propriedades do ar; 6) Aquecimento global; 7) Camadadeozônio;8)Chuva ácida; 9) Mudanças climáticas; 10) Ecossistema: condições básicas de vida. 11) VidaeEvolução – Seres vivos no ambiente: cadeia alimentar; 12) Fluxo de energia: seresbióticoseabióticos; 13) Formação do corpo: órgãos, tecidos e células; 14) Microrganismos: conceitosbásicos de bactérias, vírus, fungos, protozoários e algas; 15) Organização dosseresvivos:unicelulares e pluricelulares; 16) Conceito de célula; 17) Diferenças entre célulasanimaisevegetais; 18) Integração entre a estrutura e funcionamento dos sistemas docorpohumano:células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo; 19) Doenças: relacionadasàpoluição/contaminação do ar, relacionadas ao solo e relacionadas à água; 20) Nutrição: proteínas,carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais, pirâmide alimentar.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei Federal nº 9.394/1996).2)Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/1990 e atualizações2019).3)Deliberação nº 03/2013 – Conselho Municipal de Educação – CME Cascavel. 4) Aspectoshistóricos e legais do ensino fundamental – anos iniciais. 5) Concepção de Ser Humano,deSociedade e de Educação de acordo com a Teoria Histórico-Cultural e da PedagogiaHistórico-Crítica. 5) Concepção de Estado, Escola Pública e Currículo de acordo comos pressupostosdo Materialismo Histórico-Dialético. 6) Desenvolvimento humano de acordo coma TeoriaHistórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 7) Processos de Transmissão e ApropriaçãodoConhecimento de acordo com a Pedagogia Histórico-Crítica. 8) Organização das açõesentreossujeitos e o Objeto de conhecimento – planejamento de ensino. 10) ConcepçãodeAvaliaçãodeacordo com a Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 11) Educaçãoespecial:dos aspectos históricos gerais à Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. 12) AFormaçãoSocial do Psiquismo de Pessoas com Deficiência: considerações educacionais.
Apostila PPref Cascavel PR 2024 Professor Temporário