Descrição
Apostila Pref Caturité PB 2023 Professor Sala AEE Zona Urbana
Cargo: Professor para a sala de AEE zona urbana
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: CPCON
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$83,98 por R$41,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão/Interpretação de textos (verbais e não verbais); 2. Coesão e coerência textuais (recursos de referenciação, modalização, implícitos, ambigüidade); 3. Caracterização dos gêneros de textos; 4. Aspectos gramaticais/sintáticos (concordância verbal e nominal, colocação pronominal, regência; funções dos constituintes oracionais); 5. Crase; 6. Formação do período composto (Processos de coordenação e de subordinação e sentido resultante da combinação oracional); 7. Funcionamento textual-discursivo das classes de palavras; 8. Sinonímia/antonímia; 9. Variação linguística.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Educação e sociedade. Gestão escolar. Educação Inclusiva. O papel da Didática na formação do professor. Planejamento escolar. Objetivos e conteúdos de ensino. Métodos de ensino. O compromisso social e ético dos professores. Interdisciplinaridade. Formação continuada. Legislação da Educação (Emenda Constitucional 108/2020 – FUNDEB, Plano Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96) – atualizada.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Panorama histórico da educação das pessoas com deficiência; 2. Lei nº 13.146, de 06/07/2015 – que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); 3. A Formação de Professores para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; 4. Alunos com Deficiência Intelectual na escola regular; 5. A inclusão escolar de alunos com deficiência visual; 6. Alunos surdos no AEE; 7. Alunos com deficiência Física: características e conceitos; 8. Altas Habilidades; 9. TEA – Transtorno do Espectro Autista: conceito, comorbidades e o processo de ensinoprendizagem; 10. Recursos e Atividades para o AEE em Salas de Recursos Multifuncionais. Adaptações curriculares para alunos com deficiência, TEA e Altas habilidades; 11. Tecnologias Assistivas: a Adaptação do Material; 12. Avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência na perspectiva da educação inclusiva.