Descrição
Apostila Pref Clementina SP 2021 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Banca: SR Digitalizações
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$69,98 por R$34,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
Conhecimentos Educacionais:
BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 23 dez. 1996. ______. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990. ______. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05 out. 1988. ______. Lei Federal nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014. ______. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação – razões, princípios e programas. Brasília: Ministério da Educação, 2007. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Educação Infantil: Teorias e Práticas Para Uma Proposta Pedagógica. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Educação Inclusiva com os pingos nos “is”. Educação, convivência e ética: audácia e esperança! Psicologia na Educação. Numeramento – Aquisição das Competências Matemáticas. Pensamento Pedagógico Brasileiro. Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. A criança e o número. O jogo e a educação infantil. Aula nota 10. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. Por que Planejar? Como Planejar? O trabalho do professor na educação infantil. Formação Docente e Profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza. O nascimento da inteligência na criança. Matemática No Dia A Dia Da Educação Infantil: RODAS, CANTOS, BRINCADEIRAS. Estratégias de leitura. Como aprender e ensinar competências.
Publicações Institucionais:
Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brinquedos e Brincadeiras de creches: Manual de Orientação pedagógica. Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. Base Nacional Comum Curricular/BNCC.
Apostila Pref Clementina SP 2021 Professor Educação Infantil