Descrição
Apostila Pref Contagem MG 2024 Professor II Ciências
Cargo: Professor II Ciências
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: CEFET MINAS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Linguagem verbal e não verbal. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia: significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Coerência e coesão textuais. Funções da linguagem. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica e divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Correlação entre modos e tempos verbais. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. As relações semânticas: coordenação e subordinação. As diferentes vozes presentes no texto: Discurso direto, indireto e indireto livre. Intertextualidade e interdiscursividade. Variação linguística e adequação ao contexto.
Conhecimento Didático-Pedagógico, Legislação E Letramento Digital: A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de en- sino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Alfabetização e Letramento. Letramento digital. Multiletramentos. Multimodalidade. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.
Conhecimentos sobre Contagem: Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados no ano de 2023 nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet. Atualidades sociais, políticas, econômicas, culturais, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade: Questões ambientais contemporâneas. Economia: tecnologia e inovação; emprego, desemprego e seus fatores estruturantes e conjunturais; pobreza e desigualdade no Brasil. Política: política nacional e internacional; partidos e eleições no Brasil; voto feminino e participação da mulher na política. Violência e criminalidade no Brasil: violência contra a mulher; políticas públicas e o combate ao racismo, homofobia e ao machismo. Atualidades: esporte; cultura; tecnologia, inclusão digital e redes sociais. Eventos globais relevantes. Pandemia de Covid-19 e suas consequências. Participação do Brasil no mundo. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem. Acervo de jornais, revistas, portais da internet e bibliografias que abordem as temáticas indicadas. CONTAGEM. SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. Atlas escolar: histórico, geográfico e cultural. Contagem /MG: 2009. Disponível em Contagem: origens, CAMPOS, Adalgisa Arantes, ANASTASIA, Carla Junho. Ed. UFMG/Fundep.1991. FONTES: Revistas, Jornais, TV, Internet. CONTAGEM, Prefeitura Municipal de. Lei Orgânica do Município de Contagem.1990 (artigos 140 a 153). CONTAGEM, Prefeitura Municipal de. Lei Municipal nº 2.160, de 20 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem e dá outras providências. CONTAGEM, Prefeitura Municipal de. Lei Complementar nº 90, de 30 de julho de 2010. Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1.ENSINO DE CIÊNCIAS – Desenvolvimento de capacidades/habilidades na educação em ciências. Interdisciplinaridade e abordagens integradoras dos saberes disciplinares em Ciências no ensino fundamental. Experimentação no ensino de ciências: fundamentos e propostas. Compreensão das ciências naturais como empreendimento cultural e suas relações com a tecnologia e a sociedade contemporânea. Avaliação da Aprendizagem. O conhecimento científico, Evolução histórica. Ensino de Ciências, Evolução e contextualização na sociedade brasileira; O ensino de Ciências e as questões sociais: ambiente, saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. 2. VIDA E AMBIENTE Cadeias e Teias Alimentares e Decomposição; Impactos Ambientais das atividades humanas; Processos de Extinção e Biodiversidade; Solos: formação, fertilidade e conservação; Técnicas de Conservação dos Solos; Ação de Microrganismos na Produção de Alguns Alimentos; Ação de Microrganismos na Ciclagem de Materiais; Disponibilidade e Qualidade de Água; Doenças de Veiculação Hídrica. Ecologia: habitat e nicho ecológico; fotossíntese, pirâmides ecológicas; ar, água e solo; ciclos biogeoquímicos e sua importância na vida humana e na preservação ambiental; relações entre os seres vivos; os seres vivos e o meio: adaptações morfológicas e fisiológicas; camuflagens e mimetismos. Vida nos Ecossistemas Brasileiros; Caracterização dos grandes biomas; – ênfase nos ecossistemas brasileiros; interferência do homem no ambiente. 3. TRANSFORMAÇÃO, TRANSFERÊNCIA E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Obtenção de Energia pelos Seres Vivos (fotossíntese, respiração celular e fermentação); Os diferentes tipos de Energia, produção e distribuição e seus impactos ambientais; Temperatura, Calor e Equilíbrio Térmico; Regulação Térmica nos Seres Vivos; Eletricidade em Nossas Casas. 4. MATERIAIS – PROPRIEDADES E TRANSFORMAÇÕES Reações Químicas (ocorrência, identificação e representação); Propriedades e composição do ar; Reciclagem e Preservação Ambiental já foi citado no ítem 2. 5. EVOLUÇÃO E HEREDITARIEDADE: Evolução dos Seres Vivos: Fósseis como Evidências da Evolução; Teoria da Seleção Natural; Adaptações Reprodutivas dos Seres Vivos; Características Hereditárias e Influências do Ambiente; Conceito de Biotecnologia. Significado, funções e características da divisão celular (mitose e meiose); compreender como ocorre a determinação do sexo na espécie humana; DNA e sua relação com os cromossomos e a função celular. 6. SER HUMANO E SAÚDE Sistemas do Corpo Humano e suas Integrações; Funções de Nutrição no Corpo Humano; Componentes químicos da matéria; Doenças Infecciosas e Parasitárias; erradicação, doenças emergentes e re-emergentes; doenças nutricionais; Saúde Preventiva; Reprodução Humana; Características e ação hormonal; Métodos Contraceptivos; Mudanças na Adolescência; Anatomia e fisiologia dos Sistemas Digestivo, Respiratório, Circulatório, Excretor, Locomotor, Sensorial, Nervoso, Endócrino e Reprodutor. 7- Zoologia dos vertebrados, classificação dos vertebrados, vertebrados em relação aos outros animais, adaptações ao ambiente aquático e terrestre, temperatura corporal, diversidade dos mamíferos, fisiologia comprada. 8- Botânica; morfologia, fisiologia e classificação dos vegetais, nutrição, crescimento e reprodução. 9- MODELOS CIENTÍFICOS A Terra no Espaço; Força e Inércia (compreensão do modelo heliocêntrico; Modelo Cinético Molecular da matéria (estados da matéria e transições de estado, interpretação microscópica da temperatura, dilatação de um corpo sob aquecimento); Modelo Atômico (distribuição da massa e da carga elétrica no átomo, número atômico e conceito de elemento químico). A Natureza Elétrica da Matéria (evidência de carga elétrica nos materiais, condutores e isolantes elétricos, poder das pontas e para-raios, equipamento e sistemas eletrostáticos). Conceitos básicos de química e física; matéria, fenômenos físicos e químicos, propriedades gerais e específicas da matéria, estados físicos, mudanças de estados físicos, estrutura do átomo, representação atômica (prótons, nêutrons e elétrons) modelos atômicos, tabela periódica. Cinemática: mecânica e dinâmica, as três leis de Newton.
Apostila Pref Contagem MG 2024 Professor II Ciências