Descrição
Apostila Pref Cotriguaçu MT 2023 Professor Língua Portuguesa
Cargo: Professor Licenciado em Língua Portuguesa
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: W2 AUDITORES
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$77,98 por R$38,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Português: Compreensão e interpretação de textos, e Tipologia textual; Conhecimentos linguísticos gerais e específicos: Fonética (Letra/fonema; divisão silábica, sílaba tônica; Encontros Vocálicos, consonantais e dígrafos). Morfologia (Estrutura e Formação de Palavras; Classes de Palavras); Sintaxe: (Frase, oração e período. Sintaxe do período simples – Termos Essenciais, Integrantes e Acessórios – Sintaxe do Período Composto – Orações coordenadas e subordinadas; Regência verbal e nominal; Crase; Concordância verbal e nominal; Pontuação (Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Vozes verbais; Significação das Palavras; Emprego de Porque/porquê/por que/por quê, mal/mau, há/a, senão/se não/ afim/a fim, onde/aonde); Estilística: Sentido Denotativo e Conotativo; Figuras de linguagem – Metáfora, Metonímia, Pleonasmo, Hipérbole, Eufemismo, Antítese, Elipse, Zeugma, Gradação, personificação e Ironia; Vícios de Linguagem, Funções do QUE e SE.
Conhecimentos Gerais: Cultura Geral: Fatos Políticos econômicos e sociais do Brasil e do Mundo, divulgados na mídia nacional e internacional. Conhecimentos Gerais e Atualidades: Aspectos geográficos, históricos, físicos, econômicos, sociais, políticos e estatísticos do Brasil, do Estado e do Município. Noções de cidadania e princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. Símbolos nacionais, estaduais e municipais. Atualidades nos assuntos relacionados com economia, ecologia, história, política, meio ambiente, justiça, segurança pública, saúde, cultura, religião, qualidade de vida, esportes, turismo, georeferenciamento, inovações tecnológicas e científicas, do Município, do Estado, do Brasil e do mundo. Ética: conceito, ética na sociedade e ética no trabalho. Notícias em geral da atualidade.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Didática Geral; Metodologia deEnsino; Psicologia da Educação; Tendências pedagógicas; Relaçãoensino/escola/legislação; A teoria versus prática em Língua Portuguesa na escola;Metodologias e concepções do ensino de Língua Portuguesa; TendênciasPedagógicas da Língua Portuguesa na Educação; Língua Portuguesa aliada àBNCC; Metodologias do ensino de Língua Portuguesa; Materiais de Língua Portuguesa; Língua Portuguesa e Educação Inclusiva; Concepções de língualinguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo,polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos; Oralidade:concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral; Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura,formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análiseda natureza estética do texto literário; Escrita: produção de texto na escola, papel dointerlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos ediscursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos; AnáliseLinguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise-reflexão dalíngua(gem), os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos, a normapadrão e as outras variedades linguísticas; Linguagem oral e linguagem escrita:Relações entre fala e escrita: perspectiva não dicotômica; Relações deindependência, de dependência e de interdependência; O ensino de leitura ecompreensão de textos: Estratégias de leitura; Literatura Brasileira e geral;Interpretação de livros e textos literários; Gramática.Conhecimentos Pedagógicos: Fundamentos da Educação; Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. Relações socioeconômicas e político culturais da educação. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. A função social da escola; Inclusão educacional e respeito à diversidade. Didática e organização do ensino. Saberes Escolares, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96 atualizada (princípios, fins e organização da Educação Nacional, níveis e modalidades de Educação e Ensino). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Diretrizes para Educação Especial. Base Nacional Curricular Comum. Concepção de planejamento, elaboração, operacionalização e avaliação. Gestão democrática na escola. Organização curricular. A construção do conhecimento. Processo ensino aprendizagem (papel do educador, do educando, da sociedade). Educação inclusiva. A importância da educação como processo de mudança. Trabalho com projetos. A construção do conhecimento e a relação ensino-aprendizagem. Utilização das novas tecnologias educativas na educação. Didática. Relação professor-aluno no processo ensino aprendizagem. A indisciplina e o processo educativo. Ética profissional. Projeto Político Pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Lei no 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 9.394/96: Diretrizes e Bases da Educação Nacional.