Descrição
Apostila Pref Curitiba PR 2022 Professor Magistério Docência I
Cargo: Professor Magistério Docência I
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do(a) candidato(a), quanto: à apreensão do significado global dos textos; ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais em textos de diferentes gêneros; à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc; ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Lei Federal nº 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das disposições preliminares. Capítulo II – Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Capítulo IV – Do direito à educação, à cultura, ao esporte a ao lazer. 2. Lei Federal nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 26A, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 35A, 36, 37, 58, 59 e 61. 3. Lei Federal n.º 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE). Metas e Estratégias relacionadas à Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos). 4. Lei Federal n.º 13.146/15. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 5. Resolução CNE/CP n.º 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 6. Resolução CNE/CEB n.º 04/09. Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 7. Resolução CNE/CEB n.º 04/10. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 8. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). MEC/SEB, 2018. 9. Lei Municipal nº 6.761/1985. Estatuto do Magistério Público Municipal de Curitiba. 10. Decreto Municipal n.º 1 968, 30 de novembro de 2021. Aprova a descrição do cargo de Profissional do Magistério na Administração Direta. 11. Currículo do Ensino Fundamental: Diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 12. Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Organização do trabalho pedagógico (Planejamento de Ensino; Avaliação da Aprendizagem; Trabalho coletivo). O processo de ensino/aprendizagem na perspectiva dos ciclos de aprendizagem; 13. Currículo da Educação Infantil: diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 14. Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: a. Princípios: Éticos, Políticos e Estéticos; b. Eixos: Interação e Brincadeira; c. Direitos: Participar; Explorar; Brincar; Expressar; Conhecer-se e Conviver; d. Campos de experiência: O eu, o outro o nós; Corpo, gestos e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 15. Diretrizes da inclusão e da educação especial de Curitiba: diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 16. Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
Apostila Pref Curitiba PR 2022 Professor Magistério Docência I