Descrição
Apostila Pref de Guarapari ES 2019 MAPA Educação Especial
Cargo: MAPA Educação Especial
Nível: Superior
Edital: Ver Edital
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila Pref de Guarapari ES 2019 MAPA Educação Especial
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; Gênero e tipologia textual; A Língua: norma culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão: ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia e ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes de palavras: flexões, emprego e valores semânticos, com ênfase em verbos, pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sintaxe de colocação.
Legislação Educacional: Lei nº 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei nº 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008. Resolução CNE/CBE nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação; Resolução CNE/CP nº 02/2017 – Base Nacional Comum Curricular; Lei 10639/2003 – Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
Conhecimentos Pedagógicos: História da educação no Brasil: de 1930 à atualidade. Conhecimentos Político-Pedagógicos: função social e política da escola. Gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar. Conhecimentos da prática de ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem. Gestão do trabalho em sala de aula: a organização do tempo e do espaço; projetos pedagógicos, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. Correntes e tendências pedagógicas. Educação, sociedade e cultura. Concepções e elaboração do currículo escolar. O relacionamento na sala de aula e os aspectos socioemocionais. Princípios éticos profissionais. A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico. Colegiados escolares: Conselho de Classe, Conselho de Escola e Grêmio Estudantil. Formação docente. Didática e metodologia: o processo de ensinar e aprender; plano de ensino e plano de aula. Avaliação: a avaliação da aprendizagem como processo, concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; funções da avaliação diagnóstica, formativa e somativa; o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; superação da reprovação escolar. Psicologia do desenvolvimento. Concepções sobre aquisição do conhecimento: contribuições de Piaget e Vigotsky à Educação. O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino.
Conhecimento Específico
Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. História da Educação Especial no Brasil. Concepções e características do Atendimento Educacional Especializado. Definição de deficiência intelectual. Síndromes, características sindrômicas e processos de aprendizagem. Adaptações curriculares e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI). Características sindrômicas – Down e Autismo. Estratégias e ações pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado. Métodos de comunicação facilitada. Técnicas de trabalho para portadores de dificuldades na linguagem oral e na linguagem escrita. Estratégias de estimulação da linguagem oral e escrita. O desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da pessoa com deficiência. Jogos e brincadeiras para crianças com deficiência. Abordagens teóricas para atendimento de crianças com Paralisia Cerebral. Tecnologias de informação e comunicação no atendimento do aluno com deficiência. Deficiência múltipla: conceito, tipos e inclusão. Alunos público-alvo da Educação Especial. Jogos, equipamentos e materiais no Atendimento Educacional Especializado. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica – modalidade Educação Especial. Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes – ONU. A Educação Especial na Lei n° 9394/96. Decreto nº 7.611/2011 – Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado. Lei nº 12.764/2012 – Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Especial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem adquiriu material conosco
Apostila Pref de Guarapari ES 2019 MAPA Educação Especial