Descrição
Apostila Pref de Guarapari ES 2019 MAPA Educação Infantil
Cargo: MAPA Educação Infantil
Nível: Superior
Edital: Ver Edital
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila Pref de Guarapari ES 2019 MAPA Educação Infantil
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; Gênero e tipologia textual; A Língua: norma culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão: ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia e ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes de palavras: flexões, emprego e valores semânticos, com ênfase em verbos, pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sintaxe de colocação.
Legislação Educacional: Lei nº 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei nº 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008. Resolução CNE/CBE nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação; Resolução CNE/CP nº 02/2017 – Base Nacional Comum Curricular; Lei 10639/2003 – Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).
Conhecimentos Pedagógicos: História da educação no Brasil: de 1930 à atualidade. Conhecimentos Político-Pedagógicos: função social e política da escola. Gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar. Conhecimentos da prática de ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem. Gestão do trabalho em sala de aula: a organização do tempo e do espaço; projetos pedagógicos, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. Correntes e tendências pedagógicas. Educação, sociedade e cultura. Concepções e elaboração do currículo escolar. O relacionamento na sala de aula e os aspectos socioemocionais. Princípios éticos profissionais. A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico. Colegiados escolares: Conselho de Classe, Conselho de Escola e Grêmio Estudantil. Formação docente. Didática e metodologia: o processo de ensinar e aprender; plano de ensino e plano de aula. Avaliação: a avaliação da aprendizagem como processo, concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; funções da avaliação diagnóstica, formativa e somativa; o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; superação da reprovação escolar. Psicologia do desenvolvimento. Concepções sobre aquisição do conhecimento: contribuições de Piaget e Vigotsky à Educação. O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino.
Conhecimento Específico
Visão histórica e crítica das principais concepções de infância, criança e educação infantil na contemporaneidade. As concepções de ludicidade: o jogo, brinquedo e brincadeira e suas aplicações no processo de aprendizagem. Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da escrita, da linguagem oral, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, instrumentos. Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. A linguagem e a criança: aquisição da linguagem; cultura escrita; relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: o cuidar e o educar. O cotidiano na educação infantil: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. Recreação: Atividades recreativas. O desenvolvimento infantil, inteligência, afetividade e o corpo na aprendizagem. Psicomotricidade. Literatura Infantil. A construção dos conhecimentos matemáticos e científicos pela criança. Desenvolvimento das noções de tempo e espaço pela criança. O cotidiano na construção do conhecimento histórico e geográfico. O lúdico na aprendizagem. A recreação e os jogos no desenvolvimento infantil. O papel das Artes na educação infantil. O registro do desenvolvimento infantil como avaliação. Corporeidade e aprendizagem na educação infantil. A construção do conhecimento e os pressupostos teórico-metodológicos na educação infantil. Processos de construção da identidade. O currículo da Educação Infantil. Educação inclusiva na educação infantil: adaptações curriculares; planejamento individualizado e avaliação. Diferentes linguagens da criança. Convivência e interação social. Base Nacional Comum Curricular – educação infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem adquiriu material conosco
Apostila Pref de Guarapari ES 2019 MAPA Educação Infantil