Descrição
Apostila Pref Extrema MG 2023 Orientador Pedagógico II
Cargo: Orientador Pedagógico II
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: IBAM CONCURSOS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação; aspas e outros recursos. 6. Funções da linguagem e elementos da comunicação.
Matemática/ Raciocínio Lógico: 1. Números e operações: Números inteiros, reais e racionais; Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Propriedades das operações; Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Razão e proporção. Regra de três simples, direta e inversa; Porcentagens. Cálculos percentuais. Descontos e acréscimos percentuais. 2. Álgebra: Equações do 1º grau e inequações Análise combinatória simples. Arranjos, Combinações e Permutações. 3. Geometria: Geometria plana: triângulos, quadriláteros, círculos. Perímetros e áreas; Relações métricas no triângulo retângulo; Geometria espacial: volumes e áreas dos principais sólidos geométricos; Medidas de comprimento, área e volume. 4. Estatística e probabilidade: Coleta e organização de dados. Calculo da média aritmética e ponderada; Cálculo de probabilidades simples. Árvores de probabilidade. 5. Aplicações da matemática em diferentes áreas: Aplicações da geometria em arte e design; Aplicações práticas de cálculos numéricos em diversas situações do cotidiano. 6. Gráficos de barras, colunas e setores. 7. Análise e interpretação. 8. Tratamento da Informação. Raciocínio Lógico: 1. Operações com conjuntos. 2. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial. 3. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições; conectivos, negação e tabela-verdade. Tautologias. Condição necessária e suficiente. 4. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos. 5. Equivalências e implicações lógicas. 6. Quantificadores universal e existencial. 7. Problemas de Contagem: Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações. 8. Noções de Probabilidade.
Legislação Educacional: 1. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/96. 3. Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/15. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 4. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/14. 5. Base Nacional Comum Curricular. 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677- diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file 7. Lei Municipal 2.629/10. 8. Política Nacional de Alfabetização. 9. Base Nacional Comum para Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada) 10. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual. 11. PDI – Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno. 12. Currículo Referência de Minas Gerais (Minas Gerais, 2018.) 13. Avaliações externas (SIMAVE/SAEB/PISA/PIRLS).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. A quebra de paradigmas na orientação pedagógica e as mudanças decorrentes no perfil do orientador pedagógico. 2. Habilidades e competências nas dimensões humanas e técnica da nova orientação pedagógica. 3. Instrumentos da ação na orientação pedagógica: elaboração, acompanhamento e avaliação. 4. A organização do trabalho pedagógico na escola 5. Orientação aos docentes. 6. Identidade Profissional do Orientador Pedagógico. 7. Participação na gestão da escola. 8. Tendências Pedagógicas. 9. Projeto Político Pedagógico. 10. Currículo. 11. Avaliação. 12. Educação Especial na visão Inclusiva. 13. Orientação pedagógica na Educação Inclusiva. 14. Legislação Educacional e suas atualizações. Constituição, LDB, PNE. ECA, LBI, BNCC e Atribuições do cargo de Orientador Pedagógico 15. Gestão pedagógica/ Gestão de pessoas 16. Avaliação Formativa 17. Rubricas de aprendizagem 18. Avaliações externas (SIMAVE/SAEB/PISA/PIRLS). 19. Metodologia (s) do Ensino de todas os componentes curriculares. 20. Didática 21. BRASIL. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 22. Plano Nacional pela Primeira Infância 2010-2022 / 2020-2030. 23. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf: 2019. BRASIL. Ministério da Educação. 24. Avaliação na pré-escola. 25. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual. 26. Currículo Referência de Minas Gerais (Minas Gerais, 2018) 27. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.Brasília, 2018. BRASIL. 28. Educação de Jovens e Adultos 29. Habilidades cognitivas e competências socioemocionais 30. Lei Municipal 2.629/10.