Descrição
Apostila Pref Extrema MG 2023 Professor Educação Básica I
Cargo: Professor Educação Básica I
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: IBAM CONCURSOS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação; aspas e outros recursos. 6. Funções da linguagem e elementos da comunicação.
Matemática/ Raciocínio Lógico: 1. Números e operações: Números inteiros, reais e racionais; Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Propriedades das operações; Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Razão e proporção. Regra de três simples, direta e inversa; Porcentagens. Cálculos percentuais. Descontos e acréscimos percentuais. 2. Álgebra: Equações do 1º grau e inequações Análise combinatória simples. Arranjos, Combinações e Permutações. 3. Geometria: Geometria plana: triângulos, quadriláteros, círculos. Perímetros e áreas; Relações métricas no triângulo retângulo; Geometria espacial: volumes e áreas dos principais sólidos geométricos; Medidas de comprimento, área e volume. 4. Estatística e probabilidade: Coleta e organização de dados. Calculo da média aritmética e ponderada; Cálculo de probabilidades simples. Árvores de probabilidade. 5. Aplicações da matemática em diferentes áreas: Aplicações da geometria em arte e design; Aplicações práticas de cálculos numéricos em diversas situações do cotidiano. 6. Gráficos de barras, colunas e setores. 7. Análise e interpretação. 8. Tratamento da Informação. Raciocínio Lógico: 1. Operações com conjuntos. 2. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial. 3. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições; conectivos, negação e tabela-verdade. Tautologias. Condição necessária e suficiente. 4. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos. 5. Equivalências e implicações lógicas. 6. Quantificadores universal e existencial. 7. Problemas de Contagem: Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações. 8. Noções de Probabilidade.
Legislação Educacional: 1. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/96. 3. Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/15. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 4. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/14. 5. Base Nacional Comum Curricular. 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677- diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file 7. Lei Municipal 2.629/10. 8. Política Nacional de Alfabetização. 9. Base Nacional Comum para Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada) 10. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual. 11. PDI – Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno. 12. Currículo Referência de Minas Gerais (Minas Gerais, 2018.) 13. Avaliações externas (SIMAVE/SAEB/PISA/PIRLS).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Teoria de Aprendizagem. 2. Desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo). 3. Avaliação. 4. Planejamento. 5. Prática pedagógica e o processo de construção do conhecimento. 6. Interdisciplinaridade e projetos. 7. Democratização da Escola Pública. 8. Novas tendências e competências. 9. Projeto Político Pedagógico. 10. Educação Inclusiva. 11. Atendimento educacional aos alunos com deficiência. 12. Bullying. 13. Legislação Educacional e suas atualizações: Constituição, LDB 9.394/96, PNE 2014, BNCC LBI, ECA atribuições do cargo. 14. Currículo na perspectiva da Inclusão/currículo adaptado. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf: 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação na pré-escola. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual. Currículo Referência de Minas Gerais (Minas Gerais, 2018). Habilidades cognitivas e competências socioemocionais. Avaliação Formativa. Rubricas de aprendizagem. Lei Municipal 2.629/10.