Descrição
Apostila Pref Fortaleza CE 2022 Prof. Subst. Pedagogo Bilíngue
Cargo: Professor Substituto Pedagogo Bilíngue
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$73,98 por R$36,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 2. Ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Flexão nominal e verbal. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação. 7. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais. 8. Concordância verbal. 9. Crase. 10. Pontuação. 11. Sintaxe da oração e do período. 12. Regência nominal e verbal. 13. Semântica. 14. Interpretação de texto.
DIDÁTICA: 1. Diferentes concepções de Educação e Didática: 1.1. As diferentes concepções de Educação; 1.2. A importância da educação como processo de mudança; 1.3. Origem e concepção de Didática; 1.4. A Didática e a formação do profissional da educação. 2. Contexto da Instituição Escolar: 2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino; 2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem; 2.3. A formação do professor na sociedade; 2.4. Profissão docente: compromisso e ética; 2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural; 2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. 3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”): 3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender; 3.2. Trabalhando com Projetos; 3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas; 3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola; 3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico-raciais); 3.6. Organização Curricular da Escola; 3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa; 3.8. Um plano de aula e seus componentes; 3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico; 3.10.Construção da Autonomia do aluno; 3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
BLOCO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E LEGISLAÇÃO: 1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola. 2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos. 3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon. 4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização. 5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. 6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político-pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar). 7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade. 8. Democratização da educação e gestão participativa. 9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade. 10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente). 12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214). 13. Emenda Constitucional nº 53/2006. 14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações. 15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 16. Lei Federal nº 11.114/2005. 17. Lei Federal nº 11.274/2006. 18. Política da Educação Especial na Perspectiva. 19. Língua, cultura e identidades surdas; 19.1 Comunidades surdas e artefatos culturais surdos; 19.2. Políticas públicas e legislação referente à educação de surdos e LIBRAS; 19.3. Estrutura linguística e aspectos gerais da LIBRAS; 19.4. Abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos; 19.5. Elementos gramaticais da LIBRAS; 19.6. Fonologia e morfologia da LIBRAS; 19.7. Representações culturais e históricas acerca da surdez; 19.8. História da educação de surdos no Brasil e no mundo; 19.9. Educação inclusiva de surdos; 19.10. Letramento na educação de surdos.
BLOCO II – MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA 1. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Matemática. 2. Construção do pensamento lógico-matemático. 3. Números e operações: os diversos significados dos números na sociedade; princípios do sistema de numeração decimal; ideias e propriedades das operações fundamentais e números racionais. 4. Geometria: exploração do espaço e dos movimentos, localização e deslocamento nos espaços de uma, duas e três dimensões. 5. Grandezas e medidas: a presença das grandezas e suas medidas nas atividades humanas; o conceito de grandeza; estimativa; medidas não convencionais. 6. Tratamento da Informação: estudos relativos a noções de estatística, (coleta e organização de dados, interpretação de tabelas e gráficos), de combinatória (situações-problema que envolvam combinações, arranjos, permutação) e probabilidade (noções de acaso e incerteza do cotidiano de natureza aleatória).
Apostila Pref Fortaleza CE 2022 Prof. Subst. Pedagogo Bilíngue