Descrição
Apostila Pref Fortaleza CE 2022 Professor Matemática
Cargo: Professor de Matemática
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: IMPARH
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$64,98 por R$32,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordâncias nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras.
LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO: 1 Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 2 Lei nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente). 3 Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214). 4 Emenda Constitucional nº 53/2006. 5 Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 6 Lei nº 11.114/2005. 7 Lei nº 11.274/2006. 8 Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020 (Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (novo FUNDEB). 9 Lei nº 14.276, de 27 de dezembro de 2021, promoveu, no final do ano, diversas modificações na Lei nº 14.113/2020 (novo FUNDEB). 10 Lei Complementar nº 169, de 12 de setembro de 2014 (Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências. 11 Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação). 12 Lei nº 10.371/2015 (Aprova o Plano Municipal de Educação de Fortaleza). 13 Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 (Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular). 14 Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 1 História do pensamento pedagógico brasileiro. 1.1 Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. 1.2 Projeto político-pedagógico. 2 A didática e o processo de ensino e aprendizagem. 2.1 Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. 2.2 A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação. 2.3 A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. 3 Principais teorias da aprendizagem. 3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. 3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. 3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. 3.4 Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. 3.5 Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. 3.6 Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, educação sexual. 4 Teorias do currículo. 4.1 Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. 4.2 Gestão da aprendizagem. 4.3 Planejamento e gestão educacional. 4.4 Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. 4.5 O professor: formação e profissão. 4.6 A pesquisa na prática docente. 4.7 A dimensão ética da profissão. 5 Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. 6 Políticas educacionais para a educação básica. 6.1 O ensino médio. 6.1.1 Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, currículo e avaliação. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. 6.1.3 O ensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. 6.2 Educação inclusiva. 6.3 Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio. 6.4 Protagonismo juvenil e cidadania. 7 Educação Inclusiva – A escola no contexto das diferenças.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1 Interagindo com os números. 1.1 Aspectos metodológicos do ensino da matemática. 1.2 A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico do aluno. 1.3 Sistema de numeração decimal. 1.4 Números naturais e inteiros/operações; números racionais, absolutos e relativos – representação fracionária; números reais, proporcionalidade – razão. 1.5 Escala e proporção; grandezas diretamente e universalmente proporcionais; regra de três simples e composta. 1.6 Porcentagem; juros simples e composto. 1.7 Expressões algébricas racionais e polinômios; equações algébricas fracionárias. 1.8 Equação do 1º grau e 2º grau; sistemas de equações; inequações. 1.9 Função do 1º e 2º grau; função exponencial; função logarítmica. 1.10 Progressões aritméticas; progressões geométricas. 1.11 Análise combinatória. 2 Convivendo com a geometria. 2.1 Noções de reta, semirreta, segmento de reta; figuras planas e espaciais. 2.2 Composição e decomposição de figuras, áreas relacionadas a figuras planas. 2.3 Medidas de superfície, capacidade e volume. 2.4 Polígonos; sólidos geométricos; polígono inscrito e circunscrito; ângulos. 2.5 Circunferência e círculo. 2.6 Semelhança. 2.7 Relações métricas no triângulo retângulo; relações métricas no círculo; razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2.8 Área e volumes de sólidos geométricos – prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera; geometria segundo o método Van Hiele. 3 Sistemas de medidas. 3.1 Medidas de comprimento, superfície, capacidade, volume; massa; tempo. 3.2 Ângulos; área; perímetro; diâmetro. 3.3 Construções de gráficos cartesianos para representar interdependência entre dados. 3.4 Compreensão dos termos – algarismo duvidoso, algarismo significativo e erro de medição na utilização de instrumentos de medida. 4 Tratamento da informação. 4.1 Noções de estatística (coleta e organização de dados, representações gráficas); tabelas e gráficos (leitura, interpretação e construção). 4.2 Média, moda, mediana, média aritmética, média aritmética ponderada, média geométrica, medidas de dispersão, variância e desvio-padrão – como resolver problemas na matemática. 4.3 Probabilidade. 5 Matemática e sociedade. 5.1 Etnomatemática; conhecimento científico e tecnológico. 5.2 A matemática e seu ensino dentro do atual panorama sociocultural e econômico.
Apostila Pref Fortaleza CE 2022 Professor Matemática