Descrição
Apostila Pref Ibiporã PR 2023 Professor Docente Disciplina Inglês
Cargo: Professor Docente na disciplina de Inglês
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COPS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos, incluindo textos de divulgação científica. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e consequência entre as partes de um texto. Distinção entre fato e opinião sobre esse fato. Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotografias, charges, cartuns, tiras, gráficos, infográficos, etc.). Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade. Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentidos decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos e de outras notações. Identificação de diferentes estratégias que contribuam para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas. Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.
CONHECIMENTOS GERAIS: Legislação Municipal: Lei Municipal no 2.206/2008 – Código de Posturas do Município de Ibiporã; Lei Municipal n o 2.236/2008 – Estatuto do Servidor Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos https://leismunicipais.com.br; Lei Municipal no 2809/2015 – Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.
INFORMÁTICA: Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Office 365. Office 365: Noções básicas do Microsoft Word: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, impressão. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjunto e funções. Progressões aritméticas e geométricas. Porcentagem e juros. Razões e proporções. Regra de três simples e composta. Medidas de tempo. Equações de primeiro e segundo grau; sistemas de equações. Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal, sistema monetário brasileiro. Funções: gráficos e tabelas. Compreensão de estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Diagramas lógicos. Princípios de contagem e probabilidade. Cálculo de probabilidades. Análise Combinatória.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Constituição Federal de 1988. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei no 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei n o 10.639, de 09/01/2003. Lei no 11.645, de 10 março de 2008. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Resolução CNE/CEB nº 07/ 2010. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). Referencial Curricular do Paraná, 2018 – Princípios, Direitos e Orientações. Organizador Curricular para o Ensino Fundamental de Ibiporã – 2021. Lei n o 9.795, de 27 de abril de 1999. Conhecimentos pedagógicos: educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas no ensino de inglês no ensino fundamental. As infâncias e a aprendizagem de línguas. Didática do ensino da língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental. Processos de ensino e de aprendizagem. Compromisso social e ético do educador. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, abordagens e instrumentos de avaliação. Planejamento colaborativo. Planejamento escolar: planos da escola, de ensino e de aula. Função do planejamento e do projeto transdisciplinar na prática educativa; Aprendizagem baseada em problemas e sua aplicabilidade no ensino de inglês no ensino fundamental. O ensino da língua inglesa integrado aos conteúdos disciplinares para os anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes político-pedagógicas da Rede Municipal de Educação. Conhecimentos sobre a Língua Estrangeira Moderna – Inglês. Compreensão e produção oral; compreensão e produção escrita. Princípios da ludicidade no ensino de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Reflexão e análise da língua inglesa: aspectos semânticos, morfológicos, sintáticos e fonético-fonológicos. Verbos e tempos verbais. Artigos definidos e indefinidos. Graus dos adjetivos e advérbios. Singular e plural dos substantivos; plurais irregulares. Conjunções. Preposições. Conhecimento da organização de textos escritos em língua inglesa: leitura e compreensão de diversos gêneros textuais em língua inglesa; intertextualidade. Presente simples. Passado simples. Presente contínuo. Futuro simples. Futuro Imediato. Presente Perfeito. Comparação de Adjetivo. Pronomes. Processos de avaliação para a aprendizagem de inglês. Os campos de experiência e suas articulações com o ensino e a aprendizagem de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental. Proposta Curricular para o ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. O ensino de língua para a comunicação; dimensões comunicativas no ensino de inglês na infância. A linguagem escrita e oral do Inglês. A natureza sócio-interacional da linguagem. Pedagogias translíngues para o ensino de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental. Recursos tecnológicos para o ensino da língua inglesa no ensino fundamental. O papel da língua primeira nos processos de ensino e de aprendizagem da língua inglesa. O processo ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira.