Descrição
Apostila Pref Ibirarema SP 2020 Prof Educação Básica
Cargo: Professor Educação Básica
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2020
Nível: Superior
Edital: Integra Consultoria & Concursos
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de textos (gênero literário e não literário, textos verbais e não verbais); Crase; Ortografia; Morfologia; Classes de Palavras e Formação de Palavras, Sintaxe: Concordância Nominal e Verbal, Regência Nominal e Verbal, Uso dos Pronomes e Colocação Pronominal, Tipologia Textual, Registro Formal e Informal da Linguagem.
Matemática:
Números reais: operações, múltiplos e divisores, resolução de problemas; Conjunto dos números inteiros: operações e problemas; Conjunto dos números racionais: operações, representação decimal, resolução de problemas; Sistemas de medidas: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume e massa, unidades usuais de tempo; Razões, proporções, média aritmética simples, grandezas diretamente proporcionais, regra de três simples, porcentagem e juros simples
Legislação:
Lei Orgânica do Município de Ibirarema.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Lei nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69) LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB Constituição Da República Federativa Do Brasil – 1988 – atualizada – (artigos 5º, CAP III – Da Educação, da Cultura e do Desporto – Art. 205 a 216. BNCC – Base Nacional Comum Curricular BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 22-12-2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada, obrigatoriamente, ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre, Mediação, 2012. AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo. Ática, 2006. VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6ª ed. São Paulo: Ícone, Editora da Universidade de São Paulo, 1998 FERRERO, Emília. Alfabetização em Processo. 19º Ed. São Paulo. Cortez. 2009 LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento – plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo, Libertad, 1995. WEISZ Telma – O Dialogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2004. FERREIRO, Emília. – Reflexões sobre alfabetização. 25. ed., São Paulo: Cortez, 2010. FREIRE, Paulo. – Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.
Apostila Pref Ibirarema SP 2020 Prof Educação Básica