Descrição
Apostila Pref Icatu MA 2024 Professor Ensino Fundamental 1º 5º Ano
Cargo: Professor Ensino Fundamental 1º 5º Ano
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; Orações Coordenadas e Subordinadas Sinais de pontuação Emprego do sinal indicativo de crase Concordância Verbal e Nominal Regência nominal e verbal; Sintaxe da oração e do período; termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Regras de acentuação; Pontuação; Figuras e vícios de linguagem; Figuras de pensamento; Emprego e Significação das palavras.
Matemática: Números: Sistema de Numeração Decimal. Números Naturais. Operações fundamentais e propriedades; Números Racionais (representação decimal, fracionária e localização na reta numérica, operações, cálculo de porcentagens); Divisibilidade – múltiplos e divisores; Grandezas e Medidas: Medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo, e sua utilização no contexto social; Sistema monetário; Noções básicas de área e volume; Geometria: Localização e espaço. Conceitos básicos (ponto, reta, plano e espaço). Figuras geométricas planas (ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo); Perímetro e área de figuras planas. Figuras geométricas espaciais (prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera). Número e grandezas; Regra de três simples e composta; Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos; Potências e raízes; Razão e Proporção;
História E Geografia Do Estado E Do Município: Aspectos históricos, geográficos, econômicos, culturais e socioeducacional do Estado e do Município. Organização social do Brasil. Processo político brasileiro.
Conhecimentos Pedagógicos: Fundamentos: Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação; Paradigmas Educacionais/Teorias e Tendências Pedagógicas. Sistemas de Ensino; Função social da escola. Projeto Político-Pedagógico Processo de Ensino/Aprendizagem: Relações entre Educação, Escola e Sociedade Planejamento de Ensino – Planos/Projetos (concepção, funções e tipos); Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Relação professor – aluno; Pedagogia da Inclusão. Novas tecnologias da informação e comunicação e suas contribuições com a prática pedagógica – Métodos Técnicas e Meios; Legislação: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações; FUNDEB; Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Estatuto da Criança e do adolescente – Lei Federal nº 8.069/90, artigos 53 a 59 e 136 a 137. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. Formação e Valorização do Professor. Gestão democrática da Educação. Evolução Histórica da Educação Brasileira. Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos de Educação: Concepção, conceitos e objetivos. Metodologias, conteúdos, atividades, práticas, sequência didática, projetos, planejamento integrado. Alfabetização na perspectiva do Letramento; Teorias do desenvolvimento humano e suas distintas concepções; Teorias da aprendizagem; bases psicológicas da aprendizagem. Avaliação da aprendizagem (concepção, funções, tipos); Organização do trabalho Pedagógico; Planejamento, Projeto Didático e Sequências Didáticas; Métodos e Técnicas de Ensino; Tecnologia educacional; Diretrizes Curriculares Nacional de Educação Básica; Temas Integradores; Interdisciplinaridade; pressupostos pedagógicos das Pedagogias Críticas: Paulo Freire e Demerval Saviani; Campos de Experiências segundo a Base Nacional Comum Curricular: Metodologia de ensino da Matemática. BNCC – Matemática. Metodologia de ensino da Língua Portuguesa. BNCC – Língua Portuguesa. Metodologia de ensino de Ciências. BNCC – Ciências. Metodologia do ensino da História. BNCC – História. Metodologia do ensino de Geografia. BNCC – Geografia.
Apostila Pref Icatu MA 2024 Professor Ensino Fundamental 1º 5º Ano