Descrição
Apostila Pref Itaboraí RJ 2020 Professor 1 ao 5 Ano
Cargos: Professor 1 ao 5 Ano
Nível: Médio
Edital: Ver Edital
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos e Gerais
LÍNGUA PORTUGUESA – Interpretação de textos. Ortografia. Vocabulário: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação.Classes de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordância nominal e verbal.Regência nominal e verbal. Estrutura do período simples e do período composto. Funções sintáticas. Interpretação de Texto.Ortografia. Vocabulário em relação ao contexto. Denotação e conotação. Classes de palavras e suas funções no texto. Verbos(conjugação, emprego dos tempos verbais, modos e vozes e suas implicações para organização do texto). Concordância nominal e verbal e sua relação com as variedades lingüísticas. Regência nominal de verbal, em conformidade com a variedade padrão da língua, em situações de uso. Estrutura dos períodos simples e composto.
ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ITABORAÍ: Lei nº 502, de 04 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de Itaboraí.Lei n. º 1.392, de 03 de julho de 1996, que dá nova redação à Lei Municipal n. º 502, de 04 de dezembro de 1979.HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ:A cidade. História. Prédios Históricos. Região Metropolitana. Disponível no site https://www.Itaboraí.rj.gov.br/conheca-nossa historia/. Acesso em 27/01/2020.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – Professor de Educação Infantil Educação, sociedade e cultura. Os Pilares da educação: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver e Aprendera ser; Psicologia da Educação: Teorias da aprendizagem. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação; Currículo:concepções, elaboração, prática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade; Políticas públicas: Políticas Públicas Inclusivas de educação. Educação e cultura afro-brasileira. Protagonismo infanto-juvenil. Diversidade e Sexualidade.O Jovem e o mundo do trabalho. Tecnologias na educação. Bullying; Cotidiano escolar: Integração docente e discente. Modalidades de gestão. Conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, planejamento, acompanhamento e avaliação. Educar e cuidar. Projeto político-pedagógico. Lei nº 9.394/96. Lei nº 12.796/2013 (que altera a Lei nº 9.394/96).Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 (ECA): Artigos 1ºa 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – artigos 131 a 140. Constituição Federal/88 – artigos 206 a214. Emenda Constitucional nº 53, de 19/12/2006, publicada em 20/12/2006. Lei nº 11.494, de 20/6/2007, publicada em21/6/2007. Lei nº 11.645 de 10/03/2008. Lei Orgânica do Município de Itaboraí. Legislação para inclusão de pessoa com deficiência Lei n.° 13.146 de 06/07/2015. Base Nacional Comum Curricular.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – Professor Docente II – Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Educação, sociedade e cultura. Os Pilares da educação: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver e Aprendera ser; Psicologia da Educação: Teorias da aprendizagem. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação; Currículo:concepções, elaboração, prática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade; Políticas públicas: Políticas Públicas Inclusivas de educação. Educação e cultura afro-brasileira. Protagonismo infanto-juvenil. Diversidade e Sexualidade.O Jovem e o mundo do trabalho. Tecnologias na educação. Bullying; Cotidiano escolar: Integração docente e discente.Modalidades de gestão. Conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, planejamento, acompanhamento e avaliação. Projeto político-pedagógico. Lei nº 9.394/96. Lei nº 12.796/2013 (que altera a Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 (ECA): Artigos 1º a 24 e 53 a 69;Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – artigos 131 a 140. Constituição Federal/88 – artigos 206 a 214. Emenda Constitucional nº 53, de 19/12/2006, publicada em 20/12/2006. Lei nº 11.494, de 20/6/2007, publicada em 21/6/2007. Lei nº11.645 de 10/03/2008. Lei Orgânica do Município de Itaboraí. Legislação para inclusão de pessoa com deficiência Lei n.°13.146 de 06/07/2015. Base Nacional Comum Curricular.
Conhecimentos Específicos
Função social da Educação Infantil. História Social da Infância, concepção de infância e de criança. Cuidado e Educação da Primeira Infância. Papel mediador do professor na prática pedagógica com crianças. Diferentes linguagens da criança:Linguagem Corporal, Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Linguagem Artística e Linguagem Digital. Organização da Educação Infantil centrada no processo de desenvolvimento da criança. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil/MEC. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica/MEC. Parâmetros Básicos de Infra estrutura para Instituições de Educação Infantil/ MEC. Educação inclusiva. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Práticas e Concepções de Educação Infantil. Currículo na Educação Infantil.Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil. Observação, registro e avaliação na Educação Infantil.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Pref Itaboraí RJ 2020 Professor 1 ao 5 Ano