Descrição
Apostila Pref Jordão AC 2024 Professor de Educação Indígena
Cargo: Professor de Ensino Fundamental I – Educação Indígena
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUNDAPE
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão de textos – Textos não literários de diversos tipos, textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro. Literatura – A literatura brasileira: das origens aos nossos dias. Conhecimento linguístico – Morfossintaxe: o nome e seus determinantes. O verbo. As palavras de relação – Estrutura do período, da oração e da frase – Concordância nominal e verbal – Regência nominal e verbal – Colocação pronominal – Estrutura do parágrafo – Ortografia, acentuação e pontuação. Estilística: Denotação e conotação. Figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições. Tautologia. Estruturas lógicas. Lógica de argumentação. Diagramas lógicos. Sucessões. Problemas envolvendo raciocínio. Conjuntos numéricos: operações e propriedades. Regra de três simples. Sentenças abertas. Número de linhas da tabela verdade. Conectivos. Proposições simples e compostas. Conjuntos, noções de matemática financeira, juros simples e juros compostos, geometria, Trigonometria, progressão geométrica, progressão aritmética, análise combinatória, probabilidade, operações fundamentais (números inteiros e fracionários), potenciação e radiciação, sistema de medidas (decimais e não decimais), conversão de unidades de medida; porcentagem, equações de primeiro e segundo grau. Funções, matrizes e sistemas lineares.
Conhecimentos Gerais: Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Organização político administrativa do Brasil; Agronegócios e a economia brasileira; Política, Economia, Contexto internacional; Neoliberalismo e globalização, Mercosul; Questões ambientais; História e atualidades relativas ao Mundo, ao País, ao Estado do Acre e ao município de Jordão.
Legislação: Lei Federal n.º 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Lei Federal n.º 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente); Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214); Lei Federal n.º 10.639/2003 (estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira); Lei Federal n.º 11.645 de 08/03/2008 (estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.); Lei Federal n.º 9.795/1999 (institui a Política Nacional de Educação Ambiental); Lei Federal n.º 11.274/2006 (estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.); Resolução n.º 4/CNE de 02/10/2009 – Institui as diretrizes para atendimento da Educação Especial; Resolução n.º 3/CNE 15/06/2010 Institui as diretrizes para atendimento da EJA; Resolução n.º 02/CNE, de 03/04/2002 Diretrizes Educacionais para Educação do Campo.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1- Conhecimentos linguísticos e literários: leitura, escrita e tradução de textos na língua indígena (hãtxa kuĩ e hãtxa kenea) e na língua portuguesa; histórias de antigamente (shenipabu miyui); alfabetos e sílabas da língua portuguesa e do hãtxa kenea (língua escrita Huni kuĩ); cantos e festas (munu besea: nixipu pima, huni meka, katxanawa, pakarĩ; tirĩ); gramática básica da língua portuguesa: classes de palavras, estrutura da frase, concordância verbal e nominal, tempos e modos verbais. 2- Pedagogia: conhecimentos da legislação sobre a educação escolar indígena e sobre a Base Curricular Comum Huni Kuĩ (Kenewẽ Beya Xarabu Yusĩti); conhecimentos sobre a sociedade Huni Kuĩ (haska nũ hiwea). 3- Matemática (universal e específica do povo Huni Kuĩ) : números, códigos numéricos e operações básicas (adição, subtração, multipilicação e divisão); medições (peso, tamanho, volume, distância, área, quantidades em geral, etc) e números decimais; proporção (frações) e regras de três; geometria básica (formas, espaços e direções); listas e tabelas; jogos tradicionais do povo Huni Kuĩ 4- Geografia: leitura de mapas e localizadores (América do Sul, Brasil, Acre); biomas e regiões do Brasil; conhecimentos do Plano de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Kaxinawá do Jordão ; hidrografia e relevo do Acre e da Amazônia; conhecimentos dos povos e terras indígenas do Acre. 5- História: história do Jordão, do Acre e do Brasil; histórias do contato e dos deslocamentos do povo Huni Kuĩ; histórias dos povos indígenas. 6- Biologia: águas; meio ambiente e saneamento básico; tratamento do lixo; agrofloresta (mibã xarabu); animais e plantas (ni xarabu); doenças e curas (isĩ xarabu). 7- Artes (mabu xarabu): conhecimentos básicos sobre o kene.
Apostila Pref Jordão AC 2024 Professor de Educação Indígena