Descrição
Apostila Pref Mairiporã SP 2022 PEB I Ensino Infantil
Cargo: PEB I Ensino Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO MAIS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos (literários e não literários) – As questões de Língua Portuguesa têm por objetivo verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a linguagem como meio para produzir, expressar e comunicar ideias em diferentes situações. Ortografia oficial – Acordo ortográfico. Classes gramaticais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Sinônimos e antônimos. Linguagem denotativa e linguagem conotativa. Figuras de linguagem (comparação, metáfora, eufemismo, prosopopeia, onomatopeia, antítese, paradoxo, hipérbole, perífrase, silepse, hipérbato, metonímia, ironia, sinestesia, aliteração); Ordem das palavras/orações no enunciado; Discursos direto e indireto; Características dos diversos tipos de texto (gênero): publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos.
MATEMÁTICA: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Equação do 1.º grau e 2º graus. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Área e perímetro. Figuras planas e espaciais (sólidos geométricos). Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Coleta, organização e apresentação de dados. Conjuntos: noções básicas, operações; conjuntos numéricos; intervalos. Matemática financeira: taxa percentual, juro simples. Geometria plana: ponto, reta, posição relativa entre duas retas, distância entre ponto e reta. Raciocínio lógico. Princípios de contagem e probabilidade. Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum. Resolução de situações-problema.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: • Constituição da República Federativa do Brasil • Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. • Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional da Educação • Lei nº 12.796 de 4 de abril de 2013.• Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990. – Estatuto da Criança e do Adolescente. • Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. • Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. • Resolução CNE/CEB nº 4/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica . • Resolução CNE/CEB nº 7/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos • BNCC – Base Nacional Comum Curricular • Lei Municipal nº 3.522 de 24 de junho de 2015 – Plano Municipal da Educação de Mairiporã. • Decreto Municipal nº 9.410, de 14 de janeiro de 2022– Disciplina o Horário de Trabalho Pedagógico dos Professores na Rede Municipal de Ensino. • Decreto Municipal nº 9.409, de 14 de janeiro de 2022 – Dispõe sobre a acumulação de cargos, empregos e funções remuneradas na área do Magistério Público Municipal de Mairiporã. • Decreto Municipal nº 9.461, de 17 de março de 2022 – Regulamenta a Gratificação por local de Difícil Acesso. • Lei Complementar nº 439 de 17 de dezembro de 2021 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Mairiporã. • Lei Complementar nº 444 de 11 de janeiro de 2022 – Estatuto do Magistério Público de Mairiporã. • Lei Municipal nº 3.993 de 22 de janeiro de 2021 – Contratação por tempo determinado (Temporários). • Lei Complementar nº 441 de 20 de dezembro de 2021 – Plano de Carreira e Salários do Magistério.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Base Nacional Comum Curricular, O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas, Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, A gestão democrática na escola e o direito à educação, Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva, A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: ArtMed, 2010. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (org.) Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO; MEC, 2010. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. São Paulo: Penso, 2016. V. 1. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. São Paulo: Penso, 2016. V. 2. SMOLE, Katia Stocco. A matemática na educação infantile: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. São Paulo: Penso. MANTOAN, Mª Tereza Egler. INCLUSÃO ESCOLAR – O que é? Por que? Como fazer? 1ª edição São Paulo: SUMMUS, 2015.
Apostila Pref Mairiporã SP 2022 PEB I Ensino Infantil