Descrição
Apostila Pref Maricá RJ 2024 Docente I Língua Inglesa
Cargo: Docente I Língua Inglesa
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: COSEAC UFF
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, com domínio de relações discursivas, semânticas e morfossintáticas. Tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo e injuntivo. Gêneros discursivos. Coesão e coerência textual. Valor dos conectivos. Usos dos pronomes. Semântica: sinonímia, polissemia, homonímia, hiperonímia, hiponímia. Figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, metonímia, personificação e outros. Estrutura e formação de palavras: composição, derivação e outros processos. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. Classes de palavras. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Estruturação de períodos: coordenação, subordinação e correlação. Pontuação. Variação linguística. Ortografia vigente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: Conteúdo Programático: 1. Dimensões Legais da Educação Brasileira. Constituição Federal (Direitos Fundamentais e o Capítulo Iii, Seção I, da Educação). Lei n° 9.394/1996 e suas alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 04/2010: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2. Dimensões do Fenômeno Educativo. Pensamento Pedagógico Moderno. Educação e Sociedade no Brasil. Correntes e Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. As Bases Sociológicas da Educação. A Educação como Processo Social. A Relação Escola/Família/Comunidade. Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem: Diferentes Abordagens. A Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos. O Sujeito da Educação: Infância, Adolescência e Vida Adulta. A Formação do Pedagogo e a Pedagogia. Concepções de Aprendizagem/ Aluno/ Ensino/ Professor. 3. Dimensões do Cotidiano Escolar. O Planejamento Curricular e o Projeto Político-Pedagógico. Os Objetivos Educacionais e os Conteúdos de Aprendizagem. Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva. Avaliação: Função, Objetivos e Modalidades. Os Direitos da Criança e do Adolescente. Cidadania e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. O Papel e a Formação do Professor.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – língua estrangeira. Multiletramentos: conceitos e reflexões acerca da pedagogia de multiletramentos, incluindo questões de letramento crítico, letramento racial e letramento digital. Metodologias e métodos de ensino/aprendizagem do inglês como língua estrangeira. Compreensão de textos: conceitos e reflexões acerca da pedagogia gêneros textuais e discursivos em contextos de leitura e escrita; identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência ao texto; relação texto-contexto. Léxico-gramática: verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; ‘phrasal verbs’; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos, possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo, modo e lugar; conjunções, subordinação e coordenação. Discursos direto e relatado e a função comunicativa que exercem no texto. Traços do inglês escrito e falado: interpretação de texto, gramática e vocabulário. Conceitos e reflexões acerca do ensino das cinco habilidades (listening, reading, writing, speaking, grammaring) e pedagogia crítica de gêneros. Educação inclusiva: conceitos e reflexões acerca da inclusão de deficientes intelectuais, visuais e auditivos. Linguística Aplicada: conceitos e reflexões acerca da formação crítica do professor.
Apostila Pref Maricá RJ 2024 Docente I Língua Inglesa