Descrição
Apostila Pref Medicilândia PA 2023 Assistente Educacional Inclusivo
Cargo: Assistente Educacional Inclusivo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AGATA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$91,98 por R$45,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas, argumentativas e pragmáticas. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Coesão e coerência. 4. Intertextualidade. 5. Fonética (ortografia oficial, acentuação gráfica, prosódia e ortoépia). 6. Pontuação. 7. Morfologia: estrutura, formação e classe de palavras. 8. Semântica (fenômenos semânticos). 9. Termos da oração. 10. Sintaxe da frase: colocação pronominal, concordância, regência. 11. Crase. 12. Principais figuras de linguagem. 15. Correspondência oficial (memorando, ofício, aviso, mensagem, comunicação e relatório).
INFORMÁTICA BÁSICA: 1. Conceitos básicos em informática: Hardware: unidade central de processamento, periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. 2. Software: tipos de software, software livre e software proprietário, conceitos básicos de sistemas operacionais. 3. Noções de ambiente Windows e distribuições Linux: Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, permissão de arquivos, comandos do terminal Linux, backup. 4. Conceitos e funções de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações (pacote Microsoft Office e LibreOffice). 5.Internet: conceitos básicos e serviços associados à internet: navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, armazenamento em nuvem, busca e pesquisa. 6. Redes de computadores: Noções básica de redes de computadores, LAN, MAN, WAN, Intranet, endereçamento. 7. Segurança da informação: Conceitos de Confidencialidade, Integridade, Autenticidade, Disponibilidade.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: (Analista Ambiental, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Educador Ambiental, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Veterinário e Psicólogo): 1. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE MEDICILÂNDIA e alterações. 2. ESTATUTO DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE MEDICILÂNDIA.
DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO: (Assistente Educacional Inclusivo, Professor de Ciências Naturais, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor Pedagogo): 1. Lei 8.069/1990 e suas atualizações: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. 2. Constituição Federal, artigo 208 – Capítulo da Educação. 3. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Atualizações: Título I – Da Educação, Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar, Título IV – Da Organização da Educação Nacional; Título V – Capítulo I – Da Composição dos Níveis Escolares, Título V – capítulo II seção II – Da Educação Infantil; Capítulo V – Título VI – Dos Profissionais da Educação. 4. BNCC: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 5. Lei nº 13005/14 – Plano Nacional de Educação e anexos. 6. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com aprendizado ao longo da vida Instituída pelo Decreto 10.502 de 30 de setembro de 2020. 7. Projeto Político Pedagógico. 8. Princípios e critérios para o Planejamento educacional e planos. 9. Avaliação Escolar; O processo de avaliação do desempenho escolar como instrumento de acompanhamentodo trabalho do professor e dos avanços da aprendizagem do aluno. 10. Importância dos recursos tecnológicos na escola. Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno. 11. Interdisciplinaridade e transversalidade. 12. Gestão do Processo de Ensino e Aprendizagem.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1.. Marcos legais da educação especial e inclusiva: Lei Nº 13.146 (atualizada), DE 6 DE JULHO DE 2015, Lei 9394/96 LDB (atualizada). 2. Prática inclusiva em sala de aula. 3. Educação inclusiva e as tecnologias. 4. Diversidade e inclusão. 5. Dificuldades de Aprendizagem X. 6. Necessidades Educativas Específicas. 7. O papel do educador na perspectiva inclusiva. 8. Recursos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas a partir de conhecimentos e da identificação clara de situações-problema vivenciadas na sala de aula. 9. Concepções contemporâneas a respeito da escolarização de estudantes com deficiência intelectual (DI) na perspectiva dos paradigmas inclusivos. 10. Plano de atendimento individualizado. 11. Metodologia de trabalho para elaboração e definição de atividades, incluindo-se a seleção de materiais de suporte. 12. Necessidades específicas dos alunos que apresentam dificuldade de locomoção, higiene, alimentação e/ou com alterações qualitativas de suas interações sociais e de interesse.