Descrição
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Instrutor de LIBRAS
Cargo: Instrutor de LIBRAS
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUNDEP Concursos
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 2104
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual e gêneros textuais. 3. Denotação e conotação. 4. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. 5. Argumentação, opinião e informação. 6. Estratégias argumentativas. 7. Funções da linguagem. 8. Figuras de linguagem. 9. Coesão e coerência textuais. 10. Noções de variação linguística. 11. Conhecimentos gerais sobre a norma padrão da língua e a gramática tradicional. 12. Classes de palavras. 13. Sinonímia, antonímia e polissemia. 14. Concordância verbal e nominal. 15. Regência verbal e nominal. 16. Uso do sinal indicativo de crase. 17. Pontuação. 18. Ortografia. 19. Acentuação gráfica. 20. Formação de palavras. 21. Colocação pronominal.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. Polígonos regulares. Cálculo de volume de sólidos geométricos: prismas, pirâmides, cilindros e cones. Análise combinatória e problemas de contagem. Experimentos aleatórios. Cálculo de probabilidade. Tratamento da informação: análise, leitura e interpretação de tabelas e gráficos. Problemas envolvendo equação do 1º grau. Sistema de equações polinomiais de 1º grau com duas incógnitas. Problemas envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Localização e movimentação: associação de pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano.
Legislação: Constituição Federal de 1988. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações. Lei nº 13.005/2014 – Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007 – Estatuto da pessoa idosa. Direitos e garantias fundamentais – Lei nº 10.741/2003. Código de Ética do Servidor do Município de Montes Claros – Lei nº 3.177/2003. Estatuto do Servidor Público Municipal de Montes Claros – Lei nº 3.175/2003. Estatuto do Magistério do Município de Montes Claros – Lei nº 3.176/2003. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CP nº 02/2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Noções de Informática: 1. Sistemas operacionais: conhecimentos do ambiente Windows 10: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (criar, copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de texto Microsoft Word (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; criação e manipulação de tabelas; inserção e formatação de gráficos e figuras; geração de mala direta. 3. Planilha eletrônica Microsoft Excel (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; utilização de fórmulas; geração de gráficos; classificação e organização de dados. 4. Software de Apresentações PowerPoint (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão das apresentações. 5. Conhecimentos de internet: noções básicas; correio eletrônico (receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens). 6. Segurança. Conceitos de segurança da informação. Classificação da informação, segurança física e segurança lógica. Análise e gerenciamento de riscos. Ameaça, tipos de ataques e vulnerabilidade. 7. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 8. Sistemas de Backup. Tipos de backup. Planos de contingência. Meios de armazenamento para backups. 9. Cloud Computing: definição, tipos, características, vantagens e desvantagens.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Língua Brasileira de Sinais: conceitos, especificidades, aspectos teóricos, gramaticais e práticos. Classificadores na Língua de Sinais. Escrita de Sinais. Categorias Gramaticais. As variações linguísticas na Língua Brasileira de Sinais. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. 2. Teorias da Educação e Estudos Surdos: oralismo, comunicação total, bilinguismo e educação bilíngue e as especificidades educacionais, linguísticas e culturais dos Surdos. Pedagogia Surda. Pedagogia das Visualidades. Práticas pedagógicas surdas. Fundamentos legais e Políticas linguísticas no ensino de línguas na educação de surdos no Brasil. Implicações linguísticas na educação de surdos. LDB: Lei nº 9.394/96. Lei nº 14.191, de 2021. 3. Identidades Surdas. Artefatos culturais do povo surdo. Cultura Surda no ensino da Libras. 4. Língua e linguagem. Língua materna, língua natural. Primeira e segunda língua: conceitos e especificidades. Aquisição de língua e de Língua de sinais. Aquisição e ensino da Libras como primeira e como segunda língua. 5. Metodologia, didática e ensino: conceitos e especificidades para o ensino da Libras. Teorias de aquisição de segunda língua. Estilos cognitivos de aprendizagem e estratégias de aprendizagem. Observações sobre o ensino de vocabulário, gramática e contextos da Libras. Prática pedagógica. Competências e habilidades. Práticas pedagógicas visuais. Metodologias do ensino de Libras para ouvintes e para Surdos. Práxis: produtiva, artística, científica, teórica, social, política, filosófica e revolucionária. 6. Currículo Surdo, plano de ensino, plano de aula, projeto: tipos, características e especificidades. Ensino Visuoespaciais na Educação de Surdos. Alfabetização e letramento visual. 7. Recursos didáticos para o ensino de línguas de sinais como L2. Literatura Surda. 8. Ética profissional e legislação específica da área da inclusão e surdez. 9. Competências e habilidades: conceitos, tipos, especificidades, diferenças. BNCC: competências e habilidades. Situação problema. Competências e habilidades profissionais e docentes. Competências socioemocionais: conceito, tipos, características, desenvolvimento. Base Nacional Curricular Comum – BNCC. 10. Inclusão, educação inclusiva. O ensino de Libras no contexto da educação inclusiva. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. 11. A interface entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa: perspectivas no ensino de leitura, produção textual e análise linguística. 12. Fundamentos da Educação: concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político -pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Gestão escolar democrática e participativa. 13. Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Instrutor de LIBRAS