Descrição
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Intérprete de LIBRAS
Cargo: Intérprete de LIBRAS
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUNDEP Concursos
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 2887
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual e gêneros textuais. 3. Denotação e conotação. 4. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. 5. Argumentação, opinião e informação. 6. Estratégias argumentativas. 7. Funções da linguagem. 8. Figuras de linguagem. 9. Coesão e coerência textuais. 10. Noções de variação linguística. 11. Conhecimentos gerais sobre a norma padrão da língua e a gramática tradicional. 12. Classes de palavras. 13. Sinonímia, antonímia e polissemia. 14. Concordância verbal e nominal. 15. Regência verbal e nominal. 16. Uso do sinal indicativo de crase. 17. Pontuação. 18. Ortografia. 19. Acentuação gráfica. 20. Formação de palavras. 21. Colocação pronominal.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. Polígonos regulares. Cálculo de volume de sólidos geométricos: prismas, pirâmides, cilindros e cones. Análise combinatória e problemas de contagem. Experimentos aleatórios. Cálculo de probabilidade. Tratamento da informação: análise, leitura e interpretação de tabelas e gráficos. Problemas envolvendo equação do 1º grau. Sistema de equações polinomiais de 1º grau com duas incógnitas. Problemas envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Localização e movimentação: associação de pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano.
Legislação: Constituição Federal de 1988. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações. Lei nº 13.005/2014 – Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007 – Estatuto da pessoa idosa. Direitos e garantias fundamentais – Lei nº 10.741/2003. Código de Ética do Servidor do Município de Montes Claros – Lei nº 3.177/2003. Estatuto do Servidor Público Municipal de Montes Claros – Lei nº 3.175/2003. Estatuto do Magistério do Município de Montes Claros – Lei nº 3.176/2003. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CP nº 02/2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Noções de Informática: 1. Sistemas operacionais: conhecimentos do ambiente Windows 10: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (criar, copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de texto Microsoft Word (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; criação e manipulação de tabelas; inserção e formatação de gráficos e figuras; geração de mala direta. 3. Planilha eletrônica Microsoft Excel (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; utilização de fórmulas; geração de gráficos; classificação e organização de dados. 4. Software de Apresentações PowerPoint (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão das apresentações. 5. Conhecimentos de internet: noções básicas; correio eletrônico (receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens). 6. Segurança. Conceitos de segurança da informação. Classificação da informação, segurança física e segurança lógica. Análise e gerenciamento de riscos. Ameaça, tipos de ataques e vulnerabilidade. 7. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 8. Sistemas de Backup. Tipos de backup. Planos de contingência. Meios de armazenamento para backups. 9. Cloud Computing: definição, tipos, características, vantagens e desvantagens.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Língua Brasileira de Sinais: conceitos, especificidades, aspectos teóricos, gramaticais e práticos. Classificadores em Libras. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. 2. Língua, linguagem e linguística. Língua materna, língua natural. Primeira e segunda língua: conceitos e especificidades. Aquisição de língua e de Língua de sinais. Efeitos de modalidade nas línguas de sinais e nas línguas orais. Semelhanças e diferenças entre as línguas orais-auditivas e as gestos-visuais. Práticas sociais do uso e funções da linguagem. 3. Linguística das línguas de sinais: estrutura, processos e aspectos fonológicos dos sinais. Iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais. Estrutura e aspectos morfológicos dos sinais. Derivação, flexão e incorporação em língua de sinais. A sintaxe e a ordem das palavras nas línguas de sinais. Semântica das línguas de sinais. Aspectos sintáticos das libras. Sistema pronominal nas línguas de sinais. Referenciação e pragmática nas línguas de sinais. Sinais manuais e não manuais. Formação de palavras (sinais) na Libras, formação de frases (sinalizadas). Categorias gramaticais da Libras. O processo anafórico na Libras. Sistema de transcrição da Libras. 4. Regionalismo e as variações linguísticas na Libras. 5. Estudos Surdos: educação bilíngue e as especificidades educacionais, linguísticas e culturais dos Surdos. Fundamentos da Educação de Surdos: oralismo, comunicação total, bilinguismo. Pedagogia Surda. O bilinguismo como um direito alicerçado na perspectiva socioantropológica da surdez. 6. Surdos: Identidades Surdas. Artefatos culturais do povo surdo. Cultura Surda. Comunidade Surda. Povo Surdo. Literatura Surda. 7. O intérprete de Língua de Sinais e as especificidades da sua atuação. Comunicação, conceito, tipos, elementos e significados. Função / atribuição do intérprete de Libras. Lei nº 14.704. 8. Competências e habilidades: conceitos, tipos, especificidades, diferenças. Competências linguísticas e tradutórias: um panorama da teoria à prática. Sociolinguística; Linguística aplicada; Língua de Sinais. 9. Estudos, tipos e especificidades de tradução. Aspectos da tradução intralingual, interlingual e intersemiótica. Teorias dos Estudos da Tradução e Estudos da tradução / interpretação. Tradução e transliteração. Modelos de tradução e interpretação de Libras / Língua Portuguesa. Expressividade como elemento gramatical. Simultaneidade da Libras em sua organização gramatical. Interpretação e tradução: conceitos, características e especificidades. 10. Atribuições, papéis e responsabilidades do tradutor intérprete do par linguístico Libras / Língua Portuguesa. Representações sociais dos intérpretes de Libras e práticas profissionais. Doenças ocupacionais e as prevenções dos profissionais intérpretes de Libras. 11. Ética profissional, código de ética do intérprete de Libras e legislação específica da área da inclusão e surdez. 12. Legislações acerca da Libras, da educação e da acessibilidade para os surdos. 13. Fundamentos da Educação: concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Gestão escolar democrática e participativa. 14. Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Intérprete de LIBRAS