Descrição
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Professor de História
Cargo: Professor Educação Básica PEB II – História
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUNDEP Concursos
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$91,98 por R$45,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual e gêneros textuais. 3. Denotação e conotação. 4. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. 5. Argumentação, opinião e informação. 6. Estratégias argumentativas. 7. Funções da linguagem. 8. Figuras de linguagem. 9. Coesão e coerência textuais. 10. Noções de variação linguística. 11. Conhecimentos gerais sobre a norma padrão da língua e a gramática tradicional. 12. Classes de palavras. 13. Sinonímia, antonímia e polissemia. 14. Concordância verbal e nominal. 15. Regência verbal e nominal. 16. Uso do sinal indicativo de crase. 17. Pontuação. 18. Ortografia. 19. Acentuação gráfica. 20. Formação de palavras. 21. Colocação pronominal.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. Polígonos regulares. Cálculo de volume de sólidos geométricos: prismas, pirâmides, cilindros e cones. Análise combinatória e problemas de contagem. Experimentos aleatórios. Cálculo de probabilidade. Tratamento da informação: análise, leitura e interpretação de tabelas e gráficos. Problemas envolvendo equação do 1º grau. Sistema de equações polinomiais de 1º grau com duas incógnitas. Problemas envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Localização e movimentação: associação de pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano.
Legislação: Constituição Federal de 1988. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações. Lei nº 13.005/2014 – Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007 – Estatuto da pessoa idosa. Direitos e garantias fundamentais – Lei nº 10.741/2003. Código de Ética do Servidor do Município de Montes Claros – Lei nº 3.177/2003. Estatuto do Servidor Público Municipal de Montes Claros – Lei nº 3.175/2003. Estatuto do Magistério do Município de Montes Claros – Lei nº 3.176/2003. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CP nº 02/2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Noções de Informática: 1. Sistemas operacionais: conhecimentos do ambiente Windows 10: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (criar, copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de texto Microsoft Word (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; criação e manipulação de tabelas; inserção e formatação de gráficos e figuras; geração de mala direta. 3. Planilha eletrônica Microsoft Excel (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; utilização de fórmulas; geração de gráficos; classificação e organização de dados. 4. Software de Apresentações PowerPoint (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão das apresentações. 5. Conhecimentos de internet: noções básicas; correio eletrônico (receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens). 6. Segurança. Conceitos de segurança da informação. Classificação da informação, segurança física e segurança lógica. Análise e gerenciamento de riscos. Ameaça, tipos de ataques e vulnerabilidade. 7. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 8. Sistemas de Backup. Tipos de backup. Planos de contingência. Meios de armazenamento para backups. 9. Cloud Computing: definição, tipos, características, vantagens e desvantagens.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. História do ensino História. 2. Questões curriculares no ensino de História. 3. Prática de ensino de História. 4. Ensino de História da cultura afro-brasileira e indígena. 5. Ensino de História, inclusão e cidadania. 6. Ensino de História e patrimônio cultural. 7. Fundamentos da Educação: concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Gestão escolar democrática e participativa. 8. Metodologia do ensino de História: saber histórico escolar; trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História. Saber histórico e historiografia; história e temporalidade. A questão da identidade nacional na Historiografia brasileira. 9. Economia, sociedade e cultura na Antiguidade: as primeiras civilizações do Oriente, a civilização grega e a romana. 10. A Idade Média: a formação da Europa medieval, a expansão do cristianismo, o feudalismo e a transição para o capitalismo. O mundo árabe. 11. Idade Moderna: o renascimento cultural e comercial; o absolutismo monárquico; a reforma e a contrarreforma. As grandes navegações no século XV: partilha de terras coloniais, economia mercantil, monopólios e fortalecimento da burguesia mercantil. O tráfico Atlântico, a escravidão africana e a diáspora dos povos africanos. A América antes dos europeus: populações nativas, organização social e cultural. Crise do sistema colonial no Brasil: rebeliões locais e o processo de emancipação política. 12. Iluminismo e Revolução Francesa. Capitalismo e liberalismo: Revolução Industrial, ideologias do século XIX (liberalismo, socialismo utópico e científico, doutrina social da igreja, anarquismo). História da América e suas identidades: lutas sociais e identidades sociais, culturais e nacionais. 13. Brasil Imperial: sociedade escravista, abolicionismo e crise do Império. Resistência de negros e indígenas nos períodos colonial e imperial da História do Brasil. Brasil republicano: Proclamação da República e seus desdobramentos, República Velha, Era Vargas, Juscelino Kubitschek, Populismo, Ditadura Militar, redemocratização – Constituição de 88 – e contemporaneidade. História do Brasil atual – transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. 14. Mundo contemporâneo: da Primeira Guerra Mundial – Nazismo, fascismo – à Globalização. 15. Base Nacional Comum Curricular – Competências específicas de História no Ensino Fundamental. 16. Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Professor de História