Descrição
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Professor de Matemática
Cargo: Professor Educação Básica PEB II – Matemática
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUNDEP Concursos
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$95,98 por R$47,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual e gêneros textuais. 3. Denotação e conotação. 4. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. 5. Argumentação, opinião e informação. 6. Estratégias argumentativas. 7. Funções da linguagem. 8. Figuras de linguagem. 9. Coesão e coerência textuais. 10. Noções de variação linguística. 11. Conhecimentos gerais sobre a norma padrão da língua e a gramática tradicional. 12. Classes de palavras. 13. Sinonímia, antonímia e polissemia. 14. Concordância verbal e nominal. 15. Regência verbal e nominal. 16. Uso do sinal indicativo de crase. 17. Pontuação. 18. Ortografia. 19. Acentuação gráfica. 20. Formação de palavras. 21. Colocação pronominal.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. Polígonos regulares. Cálculo de volume de sólidos geométricos: prismas, pirâmides, cilindros e cones. Análise combinatória e problemas de contagem. Experimentos aleatórios. Cálculo de probabilidade. Tratamento da informação: análise, leitura e interpretação de tabelas e gráficos. Problemas envolvendo equação do 1º grau. Sistema de equações polinomiais de 1º grau com duas incógnitas. Problemas envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Localização e movimentação: associação de pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano.
Legislação: Constituição Federal de 1988. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações. Lei nº 13.005/2014 – Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007 – Estatuto da pessoa idosa. Direitos e garantias fundamentais – Lei nº 10.741/2003. Código de Ética do Servidor do Município de Montes Claros – Lei nº 3.177/2003. Estatuto do Servidor Público Municipal de Montes Claros – Lei nº 3.175/2003. Estatuto do Magistério do Município de Montes Claros – Lei nº 3.176/2003. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CP nº 02/2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Noções de Informática: 1. Sistemas operacionais: conhecimentos do ambiente Windows 10: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (criar, copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de texto Microsoft Word (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; criação e manipulação de tabelas; inserção e formatação de gráficos e figuras; geração de mala direta. 3. Planilha eletrônica Microsoft Excel (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão; utilização de fórmulas; geração de gráficos; classificação e organização de dados. 4. Software de Apresentações PowerPoint (pacote Microsoft 365): criação, edição, formatação e impressão das apresentações. 5. Conhecimentos de internet: noções básicas; correio eletrônico (receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens). 6. Segurança. Conceitos de segurança da informação. Classificação da informação, segurança física e segurança lógica. Análise e gerenciamento de riscos. Ameaça, tipos de ataques e vulnerabilidade. 7. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 8. Sistemas de Backup. Tipos de backup. Planos de contingência. Meios de armazenamento para backups. 9. Cloud Computing: definição, tipos, características, vantagens e desvantagens.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Números: 1.1. Definições, propriedades, operações fundamentais e representações dos conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. 1.2. Sistema de numeração, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, valor absoluto. 1.3. Progressões aritméticas e geométricas: termo geral e soma de termos. 2. Álgebra: 2.1. Equações polinomiais: definição, propriedades, resolução, conjuntos universo e solução. 2.2. Inequação de 1º e 2º graus: resolução, interpretação geométrica, sistema de inequações. 2.3. Sistemas de equações e/ou inequações: resolução, interpretação algébrica e geométrica e análise. 2.4. Polinômios de coeficientes reais: definições, propriedades e operações. 2.5. Grandezas diretas e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. 2.6. Funções polinomiais: definição, representações algébrica e gráfica, conjuntos domínio e imagem, e operações com funções. 2.7. Modelar uma situação problema usando funções. 3. Geometria: 3.1. Polígonos e circunferência: definição e propriedades. 3.2. Arcos e ângulos. 3.3. Triângulos: elementos, semelhança e relações métricas. 3.4. Trigonometria no triângulo retângulo. 3.5. Áreas e perímetro de figuras planas: polígonos e circunferência. 3.6. Simetrias de translação, rotação e reflexão. 3.7. Prisma, pirâmide, cilindro e cone: definições e propriedades. 4. Grandezas e Medidas: 4.1. Problemas sobre medidas envolvendo grandezas, medições. 4.2. Ângulos: noção, usos e medida. 4.3. Comprimento e área de figuras planas. 4.4. Prisma, pirâmide, cilindro e cone: áreas e volumes. 5. Probabilidade e Estatística: 5.1. Resolver problemas usando o princípio multiplicativo da contagem. 5.2. Cálculo de probabilidade simples. 5.3. Tabelas e gráficos: leitura, construção e interpretação. 5.4. Planejamento de pesquisa, coleta, organização, registro de dados. 5.5. Amplitude, medidas de tendência central e de dispersão de um conjunto de dados. 6. Estratégias de Ensino: 6.1. Jogar e brincar como estratégia de ensino. 6.2. Uso de tecnologias digitais em sala de aula. 6.3. Modelagem matemática na sala de aula. 7. Avaliação: 7.1. Avaliação tradicional e Avaliação formativa. 7.2. Avaliação e o planejamento da atividade docente. 7.3. Instrumentos de avaliação. 7.4. A avaliação de larga escala e a Educação Básica. 8. Investigação Matemática: 8.1. Investigar em Matemática. 8.2. Aula investigativa. 9. Análise de Erros: 9.1. O erro na aula de Matemática. 9.2. O uso da análise de erro no ensino de Matemática. 10. Currículo de Matemática: 10.1. Os documentos oficiais e a discussão sobre eles: Base Nacional Comum Curricular – BNCC: objetivos e fundamentos pedagógicos do ensino de Matemática, suas competências e habilidades. Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros. 10.2. Concepções e perspectivas sobre currículo. 10.3. Relação entre currículo e as perspectivas de educação matemática. 10.4. Relação entre currículo e avaliação de larga escala. 11. Fundamentos da Educação: concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Gestão escolar democrática e participativa.
Apostila Pref Montes Claros MG 2024 Professor de Matemática