Descrição
Apostila Pref Nova Iguaçu RJ 2024 Professor II Intérprete Libras
Cargo: Professor II Intérprete Libras
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Médio
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$61,98 por R$30,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; coesão e coerência; significação das palavras; concordância verbal e nominal; semântica e estilística. Alfabetização e língua portuguesa: concepções de aprendizagem da leitura e da escrita; alfabetização na perspectiva do letramento; aspectos linguísticos e psicolinguísticos da alfabetização; aspectos sociolinguísticos da alfabetização: usos e funções da escrita e da leitura; oralidade e escrita; norma padrão e linguagem do aluno; aspectos metodológicos envolvidos na alfabetização; leitura e literatura infantil: relação leitor/texto e a construção de sentido na leitura; avaliação dos processos de apropriação da leitura e de escritas.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Regra de três simples e compostas. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º grau. Inequações de 1º e 2º grau. Funções de 1º e 2° grau. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Municipal nº 2.378, de 29 de dezembro 1992. Lei Municipal nº 3.526, de 19 de setembro de 2003.
CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações na prática pedagógica; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Estatuto da Pessoa Idosa – Lei nº 10.741/2003; LDB – Lei Federal nº 9394/1996 e alterações posteriores; Parâmetros Curriculares Nacionais. Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica. Constituição Federal de 1988 – Cap. III. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). O espaço da sala de aula como ambiente interativo. A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento. Planejamento e gestão educacional. Gestão da aprendizagem. Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem-aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere ao ensino de Libras. Referencial Curricular Nacional para Educação Básica (RCNEI). Lei Brasileira de Inclusão- Lei Federal n° 13.146/2015 e suas alterações; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Educação especial no Brasil. Políticas educacionais para surdos e processos inclusivos. Educação de surdos: história e teorias. Identidades e cultura surda: identificações e locais das identidades (família, escola, associação etc.). Papel da família. Pessoa com deficiência na sociedade. Gestão democrática e participação da comunidade. Cultura, identidade e comunidades surdas. Língua Brasileira de Sinais: línguas naturais. Conceitos: língua; linguagem; fala; e, sinal. Aspectos clínicos da surdez: conceitos; classificação; desempenho; e, consequências. Aspecto socioantropológico da surdez: modelos educacionais na educação de surdos – modelos clínico e antropológico. Aspectos linguísticos e gramaticais da Libras. A fluência na tradução e interpretação de Libras-Língua Portuguesa. Modelos de tradução e interpretação de Libras-Língua Portuguesa. Processo de tradução e interpretação em língua de sinais e intercorrências referentes à multimodalidade linguística. Papel do intérprete-tradutor nas diferentes instâncias sociais. Implicações éticas na atuação do profissional intérprete-tradutor Libras-Língua Portuguesa. Influências dos aspectos gramaticais e especificidades das modalidades linguísticas no processo de tradução e interpretação. Semiótica e processo de tradução e interpretação Libras-Língua Portuguesa. Perspectivas e desafios na tradução de Libras-Língua Portuguesa e escrita. Simultaneidade; interpretação; tradução; e, diferentes contextos em língua de sinais. Procedimentos tradutórios e interpretativos. Novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de Libras. Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de Libras. Aspectos avaliativo no ensino de Libras. Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ética profissional.
Apostila Pref Nova Iguaçu RJ 2024 Professor II Intérprete Libras