Descrição
Apostila Pref Novo Airão AM 2024 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO MERKABAH
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. Equivalência e transformação de estrutura.
MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: Análise Combinatória, Probabilidade, Calendários, Comparações Numéricas, Grandezas Proporcionais, Razões Especiais, Sequências Lógicas, Proposição e Tabela Verdade, Raciocínio Lógico Verbal e Lógica Quantitativa e Dedutiva. Proposições e conectivos; Operações lógicas sobre proposições; Tabelas verdade de proposições compostas; Tautologias e contradições; Equivalência lógica e implicação lógica; Álgebra das proposições; Argumentos; Sentenças abertas; Operações lógicas sobre sentenças abertas; Quantificadores. Módulo II – Raciocínio quantitativo: conjuntos, subconjuntos e operações básicas de conjunto; conjuntos de números e desigualdade; Expressões e equações algébricas; Sequências e séries; Trigonometria, logaritmo e exponencial; Funções; Análise combinatória; Matrizes e determinantes; Geometria; Geometria analítica; Estatística e probabilidades; Matemática financeira.
CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades – Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. Corpo humano. Meio ambiente. Sustentabilidade. História e geografia do mundo, Brasil e do Município de Novo Airão. Direitos e Deveres do Funcionário Público, Atividades específicas teóricas inerentes à atividade, Estatuto do Servidor de Novo Airão.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: O computador: conceitos básicos, utilização, tipos, componentes físicos (hardware), periféricos e conexões. Redes cabeadas e wireless. Dispositivos de computação móvel. Organização dos dados e informação, ferramentas, aplicativos, processamento de dados, armazenamento, banco de dados e representação numérica. Sistemas Operacionais: noções básicas, utilização e interfaces, gerenciamento e ferramentas de sistema (Linux e Windows). Software: conceitos, tipos, aplicativos e linguagens de programação. Suítes de aplicativos para escritório (Microsoft Office). Sistemas de Informação, ERP, sistemas gráficos, mapas e novas interfaces de realidade virtual e aumentada. Redes de computadores e Internet: conceitos básicos, serviços, protocolos, aplicativos, navegadores, mecanismos de buscas, acesso e compartilhamento de dados e recursos, intranet e extranet, ferramentas de comunicação, redes sociais, cloud computing. Virtualização, backup e segurança: políticas, técnicas e ferramentas. Malwares: tipos, segurança e prevenções. Invasão e outras ameaças.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Fundamentos da Educação Infantil. 1.1. Função atual da Educação Infantil: educar-cuidar formação pessoal e social da criança na creche e na pré-escola – direito da criança e etapa inicial da Educação Básica. 1.2. A brincadeira, a linguagem e o movimento como dimensões do desenvolvimento infantil. 2. Prática Pedagógica na Educação Infantil. 1.3. O “currículo” na educação infantil: linguagens corporal, oral e escrita, desenho, música, movimento, conceitos lógico-matemáticos, conceitos sobre o mundo natural e sociocultural – objetivos e atividades. 2. A função social da escola. 3. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. 4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. 5. Princípios do Construtivismo – Estudos de Piaget e Ferreiro. 6. Pensamento de Vigostsk. 7.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. 8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o Ensino Fundamental. 9. Projeto Político Pedagógico (PPP) e suas múltiplas dimensões. 10. Estatuto da criança e do Adolescente. 11. Lúdico no processo ensino aprendizagem. 12. Interdisciplinaridade. 13. Tendências em currículo e práticas pedagógicas. 14.Paradigmas Educacionais. 15. Formação e valorização do professor. 16. Educação inclusiva/Educação Especial. 17. Evolução histórica da Educação Brasileira. 18. BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 19. O processo de construção da escrita e da leitura como prática social. 20. Alfabetização e Letramento. Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e Lei Orgânica do Município.
Apostila Pref Novo Airão AM 2024 Professor Educação Infantil