Descrição
Apostila Pref Óbidos PA 2023 Professor Português
Cargo: Professor de Português
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FUNDAÇÃO CETAP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreender e interpretar textos. Níveis de Linguagem na modalidade oral e escrita. Fenômenos Semânticos: Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Ambiguidade, Homônimos e Parônimos. Ortografia Oficial. Coerência Textual. Período Simples e Composto. Coesão Textual. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Classe de Palavras: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Colocação pronominal. Pontuação. Figuras de Linguagem. Acentuação gráfica. Emprego da crase.Fonética: Separação silábica, encontros vocálicos e consonantais, digráfos vocálicos e consonantais. Operadores argumentativos e modalizadors textuais. Compreender e interpreta.
INFORMÁTICA: Sistema operacional e ambiente Windows 7, Windows 8, Windows 10. Edição de textos, planilhas e apresentações utilizando Microsoft Word, Excel e Power Point (versões 2007 e 2010) no ambiente Windows. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e Intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Programas de compressão de arquivos (Zip). Segurança da informação e procedimentos de segurança. Noções de vírus, ameaças virtuais e aplicativos (antivírus, anti-spyware). Noções de Proxy e Firewall. Procedimentos de backup.
ATUALIDADES: Conhecimentos de assuntos atuais e relevantes nas áreas da política, economia, transporte, sociedade, meio ambiente, educação, saúde, ciência, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança pública, energia, relações internacionais, suas inter-relações e vinculações históricas.
LEGISLAÇÃO: – Lei n.º 3.120/94, de 31 de outubro de 1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Município de Óbidos); – Lei n.º 3.173/98, de 04 de dezembro de 1998. textos. Níveis de Linguagem na modalidade oral e escrita. Fenômenos Semânticos: Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Ambiguidade, Homônimos e Parônimos. Ortografia Oficial. Coerência Textual. Período Simples e Composto. Coesão Textual. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Classe de Palavras: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Colocação pronominal. Pontuação. Figuras de Linguagem. Acentuação gráfica. Emprego da crase.Fonética: Separação silábica, encontros vocálicos e consonantais, digráfos vocálicos e consonantais. Operadores argumentativos e modalizadors textuais.
CONHECIMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS: 1. Educação como direito social público. 2. O contexto educacional e histórico da escola pública; 3. Política educacional brasileira; 4. Organização e gestão democrática da Educação Básica no Brasil; 5. Planejamento e avaliação escolar em uma perspectiva construtiva – práticas avaliativas e instrumentos de avaliação; 6. O Projeto Político-pedagógico: concepções, funções, características, estratégias de construção; 7. Concepções de currículo e interdisciplinaridade; 8. Projetos de ensino e de aprendizagem; Função social da escola: Relação escola e sociedade; 9. Concepções teórico-metodológicas de aprendizagem e desenvolvimento humano; 10. A afetividade como elemento mediador da aprendizagem; 11. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; técnicas, meios e avaliação; 12. Educação e diversidade; 13. Educação e inclusão – a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares dos sistemas de ensino; 14. Direito à Educação, acesso, permanência e sucesso escolar; 15. Educação, direitos humanos e cotidiano escolar; 16. Plano de desenvolvimento da educação: Razões, princípios e programas; 17. Avaliações da Educação Básica: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANERSC – Provinha Brasil e Prova Brasil) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Literatura: 1-A linguagem literária: características do texto literário. 1.1- gêneros literários: lírico, dramático, épico. 1.2- O Barroco no Brasil: características, a poesia lírica, a poesia sacra, a poesia satírica. 1.3- O arcadismo no Brasil: características literárias, principais poetas árcades brasileiros 1.4- O Romantismo no Brasil: a primeira geração romântica, a segunda geração romântica, o romance urbano 1.5-realismo e naturalismo no Brasil: características literárias, A obra de Machado de Assis, Aluisio de Azevedo e Raul Pompéia. 1.6-O Parnasianismo no Brasil: características literárias, poemas de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac 1.7- O simbolismo no Brasil: características literárias, a estética simbolista, principais autores. 1.8- O Modernismo no Brasil: o primeiro momento modernista no Brasil, A semana de arte moderna, o segundo momento modernista no Brasil, a poesia e a prosa modernista, 1.9- O pós-modernismo no Brasil. 2 Leitura e produção de texto 2.1-Gêneros textuais, 2.2-Intertextualidade, 2.3-Inferência textual, 2.4-A narrativa: o ciclo narrativo, verossimilhança interna e externa, 2.5-Estrutura da narrativa, 2.6-Descrição: a enumeração, a comparação, o contraste, 2.7- Dissertação: a argumentação, a estrutura do texto persuasivo, 2.8- Coesão: coesão referencial, elipse, substituição, coesão lexical, coesão sequencial, 2.9- Coerência textual: as relações de sentido, a relação entre coesão e coerência, 2.10- Recursos estilísticos (aspectos textuais, gramaticais e convenções da escrita) 2.11- Distinção entre fato e opinião. 3- Análise Linguística e construção do sentido 3.1- A língua e linguagem: os signos linguísticos, 3.2- Variação e norma: as variedades regionais e sociais, as variedades estilísticas, 3.3- os elementos da comunicação: funções da linguagem, 3.4- ortografia oficial: regras ortográficas, acentuação gráfica, 3.5-processos de formação das palavras, 3.6-efeitos de sentido: conotação e denotação, 3.7-figuras de linguagem: metáfora, metonímia, catacrese, sinestesia, sinédoque, comparação, elipse, anáfora, pleonasmo, hipérbole, eufemismo, prosopopéia, ironia, antítese, paradoxo, gradação, 3.8-classes de palavras, 3.9- relações de sentido entre palavras: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia, 3.10-colocação pronominal, 3.11- pronomes relativos, 3.12- as estruturas da língua: frase, oração e período, 3.13-termos essenciais da oração, 3.14- termos integrantes da oração, 3.15-termos assessórios, 3.16- relações de sentido no interior do período, 3.17- concordância e regência: concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, 3.18- pontuação, 3.19-regras que definem o uso ou a não utilização da crase, 3.20- sintagmas, 3.21- morfemas, 3.22-processos de coordenação e subordinação dos períodos, 3.23- funções sintáticas e papeis semânticos das palavras. 4- Fundamentos para o Ensino de Português. 5-Concepções de Linguagem. 6- Abordagem Metodológica para a Aquisição da Leitura e da Escrita.