Descrição
Apostila Pref Oeiras PI 2022 Professor Língua Portuguesa
Cargo: Professor de Língua Portuguesa
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COPESE/UFPI
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: (As questões de Língua Portuguesa obedecerão à Norma Padrão, incluindo as mudanças do Novo Acordo Ortográfico/2010). Teoria e Análise de Texto: compreensão de texto de gêneros diversos e suas partes, interpretação e intelecção textuais, estrutura e tipologia textuais, tipos de discurso, processo de comunicação, funções da linguagem, linguagem verbal e não verbal, adequação comunicativa, variedade linguística, relações lógico-discursivas, propriedade lexical, pressuposição e subentendido, intertextualidade, progressão argumentativa, coerência argumentativa, ambiguidade e paráfrase. Ortografia: divisão silábica, empregos de letras e de palavras, acentuação gráfica, usos do hífen, usos de iniciais maiúsculas, siglas, acrônimos, abreviações, símbolos e outras notações. Morfologia: estrutura e formação de palavras, morfossintaxes e empregos das palavras, flexões verbais e nominais, empregos e correlações de tempos e modos verbais, empregos dos pronomes e colocação pronominal. Sintaxe: termos estruturais da oração, relações de coordenação e de subordinação entre termos e entre orações, sinais de pontuação, casos de concordâncias nominal e verbal, transitividade e regência de nomes e de verbos, usos da crase, elementos coesivos e processos de coesão, elementos e processos de referenciação e de sequenciação textuais, paralelismo, reescritura de frases. Semântica: significação de palavras, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, hiponímia e hiperonímia. Estilística: denotação, conotação, figuras e vícios de linguagem.
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO/DIDÁTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Tendências pedagógicas e concepções de ensino e aprendizagem; as dimensões do processo educativo; planejamento de ensino. O ensino e seus elementos: aluno, conhecimento, situações didáticas e a relação professor/aluno professor. Currículo e projeto político pedagógico. Planejamento curricular. Currículo e organização do tempo escolar e do conhecimento. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. A organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A organização do currículo na educação infantil. Concepções de avaliação. Tipos e funções da avaliação. Avaliação na LDB e nos PCNs. Critérios e instrumentos de coleta de dados para a avaliação na educação infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano).
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL/GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Plano Nacional de Educação – 2014-2024-Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei nº 8.069 de 13/07/1990. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução CEB/CNE nº 1/2000). A relação educação, escola e sociedade; a educação no contexto político da Reforma do Estado; O processo constituinte de 1988 e o processo de discussão, elaboração e aprovação da nova LDB; a dimensão política e pedagógica da organização escoar brasileira. Funções e responsabilidades pedagógicas e políticosociais do professor. A divisão do trabalho na organização escolar. Gestão dos processos de ensinoaprendizagem. As tecnologias da informação e da comunicação.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Compreensão e interpretação de gêneros textuais variados. 2. Recursos de textualidade (coesão, coerência; relação intertextuais) Domínio da ortografia oficial: emprego das letras, pontuação e acentuação gráfica oficial (novo acordo). 3. Semântica (antonímia, sinonímia, paronímia, homonímia, polissemia e seus efeitos discursivos). 4. Significação, estrutura e formação das palavras. Classes de palavras – flexões e suas funções textuais discursivas: substantivo, artigo, numeral, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período simples e composto: relação de coordenação e subordinação entre termos da oração. 6. Concordância verbal e nominal. 7. Regência nominal e verbal. 8. Emprego do sinal indicativo de crase. 9. Colocação pronominal. 10. Estilística: figuras de sintaxe, de som, de palavras e de pensamentos.
Apostila Pref Oeiras PI 2022 Professor Língua Portuguesa