Descrição
Apostila Pref Parauapebas PA 2023 Professor I Creche
Cargo: Professor I Creche
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: FADESP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$71,98 por R$35,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUÊS: 1. Compreensão de texto. 2. Gêneros e tipos de texto. 3. Recursos que estabelecem a coesão no texto. 4. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações. 5. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta). 6. Conotação e denotação. 7. Semântica: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade. 8. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão. 9. Discursos direto e indireto. 10. Regras da escrita: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 11. Estrutura e formação de palavras. 12. Classes de palavras, flexão e emprego. 13. Concordância nominal e verbal. 14. Regência nominal e verbal. 15. Colocação pronominal. 16. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, conotação e denotação, figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 17. Redação oficial (questões objetivas): estrutura e organização de documentos oficiais (requerimento, carta, certidão, atestado, declaração, ofício, memorando, ata de reunião, relatório, etc.); expressões de tratamento.
LEGISLAÇÃO PEDAGÓGICA: 1. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. 2. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 3. Resolução do CNE/CEB nº 2, de 19 de abril de 1999 – Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 4. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 – Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 5. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com aprendizado ao longo da vida Instituída pelo Decreto 10.502 de 30 de Setembro de 2020.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: 1. Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas: Regime Jurídico Único do Município de Parauapebas – Lei Municipal nº 4.231, de 26 de abril de 2002 e alterações. (disponível no site da FADESP – www.portalfadesp.org.br ) 2. Lei Orgânica do Município de Parauapebas: Seção V – Educação. (disponível no site da FADESP – www.portalfadesp.org.br )
NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: 1. Sociedade, meio ambiente e educação. 2. Educação ambiental no Brasil e no mundo. 3. Educação ambiental e interdisciplinaridade. 4. Educação para sustentabilidade ambiental. 5. Educação ambiental formal. 6. Educação ambiental não formal. 7. Percepção ambiental como resultado das práticas de educação ambiental. 8. Planejamento e projetos de educação ambiental. 9. Educação Ambiental e responsabilidade socioambiental.
ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Constituição Federal – Capítulo III da Educação – Art. 205 ao Art. 214. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Atualizações. 3. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (Lei do SINASE). 4. BNCC: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 5. Lei nº 13005/14 – Plano Nacional de Educação e anexos. 6. Teorias contemporâneas da educação: natureza e definição. 7. A educação em direitos humanos no contexto da educação. 8. Jean Piaget e o construtivismo na educação. 9. Lev Vygotsky e o socioconstrutivismo na educação. 10. Paulo Freire e a Pedagogia do oprimido. 11. A educação básica no Brasil: concepções e finalidades.