Descrição
Apostila Pref Paty do Alferes RJ 2020 Agente Administrativo
Cargo: Agente Administrativo
Nível: Médio
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.
Noções de Informática:
1. MS Windows 7/8/8.1/10 BR: conceitos, características, ícones, atalhos de teclado, uso dos recursos. 2. MSOffice 2010/2013/2016/2019 BR (Word, Excel, Powerpoint) X LibreOffice versão 6.3 ou superior (Writer, Calc, Impress) – conceitos, características, ícones, atalhos de teclado, uso do software e emprego dos recursos. 3. Redes de computadores, Internet e Web. Conceitos, características, meios de transmissão, topologias, padrões, cabos UTP X STP, conectores, sites de pesquisa, browsers, correio eletrônico, WebMail, Redes Sociais. 4. Segurança: conceitos, características, proteção de equipamentos, de sistemas, em redes e na internet. Firewall. Vírus. Backup.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1. Conhecimentos sobre Administração e organização. 1.1. Funções de Planejamento, Organização, Direção e Controle: conceitos, características, e forma de desenvolvimento nos níveis estratégico, tático e operacional. 1.2. Ambiente nas organizações: mudança, inovação e cultura organizacional; motivação e liderança. 1.3. Estruturas organizacionais: tipos, natureza, finalidades; critérios de departamentalização, tipos de atividades segundo os órgãos da estrutura; níveis hierárquicos. 1.4. Controle e suas etapas. 2. Aspectos gerais da Administração Municipal de Paty do Alferes, segundo sua Lei Orgânica: Competências próprias do Município e competências comuns aos outros entes federados. Simbolos e distritos municipais. Organização básica e funções dos Poderes Legislativo e Executivo. Prefeito: Atribuições e responsabilidades; auxiliares diretos, licenças e afastamentos, infrações políticas e administrativas. Órgãos de Administração Direta e Indireta. do Prefeito. 3. Atos administrativos: Classificação e espécies, conceitos, conteúdos e utilização dos seguintes atos: apostila, ata, carta, certidão, correspondência interna, decreto, deliberação, despacho, exposição de motivos, instrução normativa, lei, lei complementar, mensagem, ofício, oficio circular, ordem de serviço, parecer, portaria, relatório, requerimento, resolução, regulamento. 4. Documentação e Arquivo: 4.1. Funções arquivísticas – identificação, classificação e avaliação. 4.2. Tipos de arquivos. Instrumentos técnicos de gestão: Plano de classificação de documentos – conceito, organização, métodos, objetivos e aplicação e Tabela de temporalidade: conceito e objetivos. 4.3. Ciclo vital dos documentos de arquivo e suas fases: corrente, intermediária e permanente. Eliminação, transferência e recolhimento de documentos e respectivos procedimentos. 4.4. Controle de acesso e grau de sigilo de documentos, conforme sua classificação; prazos de restrição de acesso e sua vigência; competências e critérios para a determinação do grau de sigilo. 5. Protocolo: Conceitos e definições. Processos e procedimentos processuais e legais de atos administrativos. Conhecimentos básicos sobre tramitação, recepção, distribuição, expedição, formação e andamento de processos: capa; autuação, instrução, abertura e encerramento de volumes, anexação, juntada, apensação e desapensação, desentranhamento, desmembramento, acautelamento, encerramento, reabertura, extinção e reativação. 6. Gestão patrimonial de bens móveis. Incorporação e seus fatos geradores; Movimentação; modalidades de controle fisico; formas de desincorporação de bens; Avaliação e Reavaliação; Depreciação; Inventários e Auditoria; Conceitos sobre identificação, carga e tombamento. 7. Conhecimentos básicos sobre licitações: princípios, etapas, tipos e modalidades. Comissão de licitação: finalidades, composição, funções e responsabilidades. 8. Gestão de materiais e suprimentos: 8.1. Classificação de materiais (identificação, codificação e catalogação) e seus objetivos. 8.2. Programação de compras, solicitações e requisições. 8.3. Almoxarifado: funções básicas de recebimento, armazenamento, controle e distribuição; Organização e conservação. 8.4. Gestão de estoques: classificação das demandas, métodos e instrumentos de controle. Inventário. 9. Conceitos básicos sobre cargo público, efetivo e em comissão; Formas de provimento, posse e vacância; direitos e vantagens
DEPOIMENTOS
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