Descrição
Apostila Concurso Pref Pedra Branca CE 2023 Professor Português
Cargo: Professor de Português
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: CONCURSO SELEÇÕES
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
RACIOCÍNIO LÓGICO: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
DIDÁTICA: Educação, escola, professores e comunidade. Papel da didática na formação de educadores. A revisão da didática. O processo de ensino. Os componentes do processo didático: ensino e aprendizagem. Tendências pedagógicas no Brasil e a didática. Aspectos fundamentais da Pedagogia. Didática e Metodologia. Disciplina, uma questão de autoridade ou de participação? O relacionamento na sala de aula. O processo de ensinar e aprender. O compromisso social e ético dos professores. O currículo e seu planejamento. O Projeto Pedagógico da escola. O Plano de Ensino e Plano de Aula. Relações professoraluno: a atuação do professor como incentivador e aspectos socioemocionais. O planejamento escolar: importância. Requisitos gerais. Os conteúdos de ensino. A relação objetivo-conteúdo-método. Avaliação da aprendizagem. Funções da avaliação. Princípios da avaliação. Superação da reprovação escolar. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96, de 20/12/96. Do Ensino Fundamental. Da Educação de Jovens e Adultos. Da Educação Especial. A LDB e a formação dos profissionais da Educação. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão. Teorias do currículo. Acesso, permanência com sucesso do aluno na escola. Gestão da aprendizagem. Planejamento e gestão educacional. Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. O professor: formação e profissão. História da Educação Especial no Brasil e no mundo. Deficiência auditiva, visual, mental, físicas.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1 Leitura e compreensão de textos: as estratégias de ensino. 2 Variação linguística e ensino de língua materna. 3 Ensino do sistema fonológico e de sua relação com o sistema ortográfico. 4 Significação e contexto: propostas de ensino. 5 Ensino de estratégias de textualização: a construção do sentido do texto. 6 Tradição gramatical – tipos de gramática – ensino de gramática. 7 Leitura literária: o desenvolvimento da competência leitora e do gosto pelo texto literário. 8 Gêneros textuais: a seleção dos gêneros literários para a formação do leitor. 9 Leitura obrigatória versus leitura lúdica nas aulas de leitura em língua portuguesa. 10 Biblioteca: a formação do leitor literário no ensino fundamental II. 11 Leitura de literatura: os clássicos da literatura brasileira e os da literatura universal nas aulas de Língua Portuguesa. 12 Literatura internética: aspectos positivos e potencialidades. 13 Fonologia: conceitos básicos – os fonemas da língua portuguesa – sílabas – encontros vocálicos e consonantais – dígrafos – divisão silábica. 14 Ortografia oficial: Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP 1990). 15 Morfologia: a estrutura e a formação das palavras – a classificação e a flexão das palavras. 16 Sintaxe: os termos da oração – a subordinação e a coordenação (frase/oração/período) – a concordância nominal e a concordância verbal – a regência nominal e a regência verbal – a sintaxe de colocação. 17 Semântica: a sinonímia – a antonímia – a homonímia – a paronímia – a conotação – a denotação – a hiperonímia – a hiponímia – a ambiguidade. 18 Estilística: as figuras de sintaxe – as figuras de pensamento – as figuras de palavra.