Descrição
Apostila Pref Pereira Barreto SP 2022 PEB I Prof. Educação Básica
Cargo: PEB I Professor de Educação Básica
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: – Procedimentos de Leitura Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global. Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, alémperceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. – Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos nãoverbais. Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. – Relação entre textos Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou aomesmo tema. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratamdomesmo tema. – Coerência e coesão no processamento do texto Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbiosetc. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuemparasua continuidade. Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos. Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. – Variação linguística Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de umtexto. _Classes de Palavras; Vozes Verbais: Ativa e Passiva; Colocação Pronominal; ConcordânciaVerbal eNominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Sinônimos; Antônimos e Parônimos; SentidoPróprioeFigurado das palavras; Termos Essenciais da oração; Termos integrantes da oração; Termosacessórios da oração; Período composto. II-
MATEMÁTICA: 1- Números 2- Álgebra 3- Geometria 4- Grandezas e Medidas. 5- Probabilidade e Estatística
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DiárioOficial daUnião, Brasília, seção I, 23 dez. 1996. Lei Federal nº 8.069/90 (arts. 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, edá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília. Seção I, 05 out. 1998. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos-Legais da EducaçãoEspecial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010. Lei Federal nº 12.764- de 27 de Dezembro de 2012 Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa comDeficiência(Estatuto da Pessoa com Deficiência). Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental Currículo Paulista – Ensino Fundamental FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Editora Artmed. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª Edição. PazeTerra. HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1995. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010. WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002. MORAN José – Metodologias Ativas de Bolso- 1ª ed. Editora do Brasil- 2019 UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivosdeaprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017
Apostila Pref Pereira Barreto SP 2022 PEB I Prof. Educação Básica