Descrição
Apostila Pref Ponta Grossa PR 2022 Prof. Ens. 1ª ao 5ª Ano
Cargo: Professor Anos Inicias do Ensino Fundamental 1ª ao 5ª Ano
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e Interpretação de diferentes gêneros textuais escritos (verbal e não verbal). 2. Os eixos de língua portuguesa: leitura, escrita oralidade e análise linguística. 3. Apropriação do sistema de escrita (alfabetização e letramento). 3. Fonética e fonologia: ortografia; acentuação gráfica; emprego do hífen. 4. Morfologia: Substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, conjunção, advérbio, preposição e interjeição. 5. Sintaxe: pontuação; crase; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; coesão e coerência. (Morfossintaxe). 6- Semântica: Relações de sinonímia e de antonímia. Relações semânticas estabelecidas entre oração, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância…)
MATEMÁTICA: A prova de matemática objetiva visa medir a capacidade de o candidato ler, interpretar e resolver situações que envolvem relações numéricas e geométricas, assim como as formas de trabalhá-las com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração os aspectos da prática da sala de aula, teóricos e metodológicos da matemática, contemplando os seguintes temas: 1. Conceitos matemáticos como instrumentos para resolução de problemas e interpretação de mundo: aritmética, geometria, álgebra, lógica-matemática, grandezas e medidas, estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2. Aspectos históricos do conhecimento matemático. 3. A natureza do conhecimento lógico-matemático. 4. Estruturas aditivas e multiplicativas na resolução de problemas. 5. Competências numéricas e geométricas na solução de problemas. 6. Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento algébrico. 7. Habilidades básicas para aprender matemática. 8. Processos cognitivos para o letramento matemático. 9. Reflexões e propostas para o ensino de matemática nos anos iniciais do EF. 10. Aprendizagem ativa e outras metodologias para o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 11. Mentalidades matemáticas como abordagem de ensino inovador. 12. Competências e habilidades de matemática para os anos iniciais, da BNCC.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2018 (versão final). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-umanos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-oeca/ECA2021_Digital.pdf BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE/ Ministério da Educação. Brasília, DF:INEP, 2014. Disponível em: pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005- 2014 BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. 2013.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dhdiretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192 FOCHI, Paulo Sergio. Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência. In: FINCO, D; BARBOSA, M. C. (Orgs). Campos de experiências na escola da infância. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015. FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. 1. LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. OLIVEIRA, Zilma Ramos de (org.). O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012. PONTA GROSSA. Caderno Pedagógico: gestão educacional. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://sme.pontagrossa.pr.gov.br/wpcontent/uploads/2021/09/Caderno-de-Gestao-Educacional-SME-Ponta-Grossa-1.pdf PONTA GROSSA. Caderno Pedagógico da Educação Especial. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://sme.pontagrossa.pr.gov.br/wpcontent/uploads/2020/11/Caderno-Pedagogico-Educa%C3%A7%C3%A3o-Especial.pdf PONTA GROSSA. Lei n. 12.269 de 02 de setembro de 2015. Dispõe sobre o plano de empregos, carreira e remuneração do magistério público municipal de Ponta Grossa. Disponível em: leismunicipais.com.br/a1/estatuto-do-magisterio-ponta-grossa-pr PONTA GROSSA. Lei n. 12.213 de 23 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação para o período de 2015 a 2025. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a1/pr/p/ponta-grossa/leiordinaria/2015/1222/12213/lei-ordinaria-n-12213-2015-institui-o-plano-municipal-de-educacao-para-operiodo-de-2015-a-2025 PONTA GROSSA. Referenciais. Curriculares para os anos iniciais do Ensino fundamental. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação, 2020. Disponível em: https://sme.pontagrossa.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/Referenciais-curriculares-para-os-anosiniciais-do-Ensino-Fundamental-1.pdf PONTA GROSSA. Referenciais Curriculares para Educação Infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação, 2020. Disponível em: https://sme.pontagrossa.pr.gov.br/wpcontent/uploads/2021/05/Referenciais-Curriculares-da-Educacao-Infanti.pdf SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1984. VÁZQUEZ, A. S. Filosofia de práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 454 p. VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico na escola: uma construção coletiva. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Apostila Pref Ponta Grossa PR 2022 Prof. Ens. 1ª ao 5ª Ano