Descrição
Apostila Pref Ponta Grossa PR 2022 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil Anos Inicias
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e Interpretação de diferentes gêneros textuais escritos (verbal e não verbal). 2. Os eixos de língua portuguesa: leitura, escrita oralidade e análise linguística. 3. Apropriação do sistema de escrita (alfabetização e letramento). 3. Fonética e fonologia: ortografia; acentuação gráfica; emprego do hífen. 4. Morfologia: Substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, conjunção, advérbio, preposição e interjeição. 5. Sintaxe: pontuação; crase; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; coesão e coerência. (Morfossintaxe). 6. Semântica: Relações de sinonímia e de antonímia. Relações semânticas estabelecidas entre oração, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância…).
MATEMÁTICA: 1. Conceitos matemáticos como instrumentos para resolução de problemas e interpretação de mundo: aritmética, geometria, álgebra, lógica-matemática, grandezas e medidas, estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2. Aspectos históricos do conhecimento matemático. 3. A natureza do conhecimento lógico-matemático. 4. Estruturas aditivas e multiplicativas na resolução de problemas. 5. Competências numéricas e geométricas na solução de problemas. 6. Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento algébrico. 7. Habilidades básicas para aprender matemática. 8. Processos cognitivos para o letramento matemático. 9. Reflexões e propostas para o ensino de matemática nos anos iniciais do EF. 10.Aprendizagem ativa e outras metodologias para o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 11.Mentalidades matemáticas como abordagem de ensino inovador. 12.Competências e habilidades de matemática para os anos iniciais, da BNCC.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2018 (versão final). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 2013. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF. BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. 2013 PONTA GROSSA. Caderno Pedagógico da Educação Especial. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. PONTA GROSSA. Referenciais. Curriculares para os anos iniciais do Ensino fundamental. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação, 2020. Disponível PONTA GROSSA. Referenciais Curriculares para Educação Infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação, 2020.