Descrição
Apostila Pref Pouso Alegre MG 2024 Professor de Filosofia
Cargo: Professor PIII – Filosofia
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: Instituto Consulplan
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 2033
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia e gênero textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.
Raciocínio Lógico e Matemático: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Regra de três simples e compostas. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º grau. Inequações de 1º e 2º grau. Funções de 1º e 2° grau. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.
Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos: Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações na prática pedagógica; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); LDB – Lei Federal nº 9394/1996 e alterações posteriores; Parâmetros Curriculares Nacionais. Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica. Constituição Federal de 1988 – Cap. III. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). O espaço da sala de aula como ambiente interativo. A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento. Planejamento e gestão educacional. Gestão da aprendizagem. Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. A educação em sua dimensão teórico filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem-aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais.
Legislação: Lei Orgânica do Município de Pouso Alegre; Lei Ordinária Municipal nº 1042/1971 – Estatuto dos Servidores Públicos de Pouso Alegre.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere ao ensino de Filosofia. Referencial Curricular Nacional para Educação Básica (RCNEI). Emergência da filosofia grega: filosofia e cidade; filosofia e democracia; filosofia e universalização da palavra. Filosofia; verdade; e, argumentação. Filosofia e conhecimentos tradicionais (narrativas e mitos). Filosofia e consciência cotidiana. Filosofia: arte e ciências. Devir e ser (Heráclito e Parmênides). Agostinho: Deus e problema do mal. Sócrates e sofistas: linguagem e conhecimento. Epicuro: felicidade e prazer. Filosofia e ação: moral, ética e política. Platão, Aristóteles, Agostinho de Hipona e Spinoza: filosofia, ética e felicidade. Tomás de Aquino: cinco vias da prova da existência de Deus. Kant: ética, autonomia da razão e dignidade. Marx: trabalho, alienação e ideologia. Nietzsche: crítica e genealogia da moral. Hume: origem das ideias. Filosofia e conhecimento científico. Descartes: racionalismo. Bacon: empirismo. Descartes e Bacon: filosofia, ciência e técnica. Heidegger e Benjamin: filosofia e crítica da técnica. Filosofia e experiência estética – Hegel: arte e absoluto; Nietzsche: arte e afirmação da vida; Heidegger e Gadamer: arte e sentido; Benjamin, Adorno e Horkheimer: arte e capitalismo; Sartre: existencialismo e liberdade; Wittgenstein: jogos de linguagem; Deleuze: conceito de filosofia; Foucault: corpo e poder. Ensino de filosofia e interdisciplinaridade. Estratégias didáticas e seleção de conteúdo. Especificidade da reflexão filosófica. Filosofia como instrumento de ampliação da compreensão do ser, mundo e conquista da felicidade. Ensino de Filosofia e suas indagações na atualidade: tradução do saber filosófico para o aluno. Ensino de filosofia: avanços; limites; e, perspectivas no contexto histórico atual. Papel social do filósofo no mundo contemporâneo. História da filosofia: dos pré-socráticos às principais correntes do pensamento contemporâneo. Novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de Filosofia. Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de Filosofia. Aspectos avaliativo no ensino de Filosofia. Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ética profissional.
Apostila Pref Pouso Alegre MG 2024 Professor de Filosofia