Descrição
Apostila Pref Rialma GO 2020 Professor de Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
1. Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais. 1.1. Linguagem verbal e não-verbal. 1.2. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. 1.3. Significados contextuais das expressões linguísticas. 2. Organização do texto: Fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). 2.1. Progressão temática. 2.2. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. 2.3. Tipos de argumento. 2.4. Funcionalidade e características dos gêneros textuais oficiais: ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail etc. 2.5. Uso dos pronomes. 2.6. Pontuação. 2.7. Características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.). 3. Organização da frase: Processos de coordenação e de subordinação. 3.1. Verbos que constituem predicado e verbos que não constituem predicado. 3.2. Tempos e modos verbais. 3.3. Concordância verbal e nominal. 3.4. Regência dos nomes e dos verbos. 3.5. Constituição e funcionalidade do Sujeito. 4. Classes de palavras. 4.1. Formação das palavras. 4.2. Composição, derivação. 4.5. Ortografia oficial. 4.6. Fonemas. 4.7. Acentuação gráfica. 5. Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica. 5.1. Variação entre modalidades da língua (fala e escrita). 5.2. Norma e uso.
Matemática e Raciocínio Lógico:
Conjuntos Numéricos. 1.1. Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos. 1.2. Números racionais e irracionais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto. 1.3. Números complexos: conceito, operações e representação geométrica. 1.4. Situações-problema envolvendo conjuntos numéricos. 2. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica: Razão, termo geral e soma dos termos. 2.1. Situações-problema envolvendo progressões. 3. Noções de Matemática Financeira: Razão e Proporção. 3.1. Porcentagem. 3.2. Juros simples e composto. 3.3. Situaçõesproblema envolvendo matemática financeira. 4. Equações e Inequações. 4.1. Conceito. 4.2. Resolução e discussão. 4.3. Situações-problema envolvendo equações e inequações. 5. Funções. 5.1. Conceito e representação gráfica das funções: afim, quadrática, exponencial e modulares. 5.2. Situações-problema envolvendo funções. 6. Sistemas de equações. 6.1. Conceito. 6.2. Resolução, discussão e representação geométrica. 6.3. Situações problema envolvendo sistemas de equações. 7. Noções de Estatística. 7.1. Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos. 7.2. Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda. 7.3. Resolução de problemas envolvendo noções de estatística. 8. Lógica Proposicional. 8.1. Proposições e Conectivos. Operações Lógicas Sobre Proposições. 8.2. Tabelas-Verdades. Tautologias, Contradições e Contingências. 8.3. Implicação Lógica. Equivalência Lógica. Álgebra das Proposições. 8.4. Métodos Para Determinação da Validade de Fórmulas da Lógica Proposicional. 9. Geometria: ângulos, retas, polígonos, circunferências e círculos; Relações métricas nos polígonos. 9.1. Perímetro de polígono e comprimento de circunferência; Área de polígono e do círculo. 9.2. Geometria Analítica: Ponto e Reta. 9.3. Geometria Espacial: Poliedros e Corpos Redondos, Relações métricas nas formas geométricas espaciais.
Atualidades do Brasil e do Mundo; História, Geografia e Conhecimentos Gerais de Rialma e do Estado de Goiás:
Atualidades: 1. Temas relevantes de diversas áreas em evidência no mundo e no Brasil na atualidade: política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, tecnologia, educação, saúde, relações internacionais e suas conexões com o contexto histórico. 1.1. Epidemias. 1.2. Migrações. 1.3. Globalização. 1.4. Democracia. 2. Mundo do trabalho na atualidade. 3. Desastres ambientais no Brasil contemporâneo. 4. Mobilidade Urbana. 5. Direitos Humanos. História, Geografia e Conhecimentos Gerais de Rialma e do estado de Goiás: 6. História de Goiás: o bandeirantismo e sociedade mineradora. 7. Goiás nos séculos XIX e XX e a construção de Goiânia. 8. Geografia de Goiás: regiões goianas. 9. Patrimônio natural, cultural e histórico de Goiás. 10. Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais de Rialma.
Conhecimentos sobre Educação:
1. Teorias Pedagógicas. 1.1. Teorias educacionais. 1.2. Relação sociedade e educação. 1.3. Pensamento pedagógico brasileiro. 1.4. Os fundamentos da educação 2. Currículo (Teoria e Prática). 2.1. Teorias curriculares. 2.2. Currículo, interdisciplinaridade e transversalidade. 2.3. Currículo e Avaliação. 3. Didática e Práticas de Ensino. 3.1. Gestão e organização da sala de aula. 3.2. Planejamento educacional. 3.3. A função social do ensino e suas relações com os processos de ensinar e aprender. 3.4. Metodologias de ensino. 4. Avaliação Educacional. 4.1. A avaliação no contexto das políticas educacionais e sua repercussão no processo ensino-aprendizagem. 4.2. Funções da avaliação escolar e a análise dos resultados. 4.3. Relações entre as avaliações em larga escala e o currículo escolar. 4.4. Práticas avaliativas: sujeitos, objetos e métodos da avaliação. 5. Organização da Educação Brasileira/Legislação Educacional/Políticas Educacionais. 5.1. Bases legais que norteiam a educação brasileira. 5.2. As políticas educacionais e a construção da escola pública brasileira. 5.3. A organização e a estrutura dos sistemas de ensino no Brasil. 5.4. Políticas de Inclusão. 6. Tecnologias da Comunicação e Informação nas práticas educativas. 6.1. As tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas. 6.2. Mídias, tecnologias e práticas educativas. 6.3. O educador e as tecnologias da comunicação e informação. 7. Cultura escolar e práticas docentes.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1. Infância, História e políticas de Educação Infantil no Brasil: pós LDB/96 e conjuntura atual. 2. Processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. 3. Tendências Pedagógicas em Educação. 4. Fundamentos teóricos e metodológicos na Educação Infantil. 5. Concepções de currículo e organização do currículo escolar da educação infantil. 6. Currículo e os campos de experiência frente às especificidades da Educação Infantil. 7. Planejamento, Avaliação e Proposta Pedagógica na Educação Infantil. 8. Organização do tempo, espaço e materiais – rotina na Educação Infantil. 9. Projeto Político Pedagógico (metodologia de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação). 10. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. 11. Educação Infantil e formação de professores. 12. Diversidade Cultural e Inclusão. 13. Avaliação institucional. 14. Avaliação do processo de Ensino e Aprendizagem na educação infantil. 15. Constituição Federal/88 – Capítulo III. Da Educação, da Cultura e do Desporto/Seção I – Da Educação. 16. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/96 e alterações. 17. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução CNE/CEB n. 05/09. 18. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 19. Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. 20. Plano Nacional da Educação – Lei n. 13.005/14. 21. Lei Brasileira de Inclusão – Lei n. 13.146/15. 22. Plano Municipal de Educação de Rialma – Lei n. 1.364 de 29 de maio de 2015.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Pref Rialma GO 2020 Professor de Educação Infantil