Descrição
Apostila Pref Ribeirão Pires SP 2023 Secretário Executivo Blíngue
Cargo: Secretário Executivo Blíngue
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO INDEC
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Classes de palavras: artigo, nome, pronome, verbo, palavras relacionadas (preposição e conjunção), Flexão nominal, Concordância nominal, Flexão verbal: número pessoal e modo temporal, Concordância verbal, Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase portuguesa: a- termos da oração; b- coordenação e subordinação, Regência nominal e verbal, Colocação pronominal, Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, Recursos linguísticos (linguagem figurada), Redação, Interpretação de textos.
MATEMÁTICA: Propriedades, Simplificação de radicais, Operações radicais, Racionalização simples, Equações incompletas, Resolução de uma equação, Sistema simples de equações, Equações de 1o e 2o Graus – resolução – problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Grandezas proporcionais, Regra de três simples, Regra de três composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, Expressões algébricas: operações, Radicais: operações, simplificação, racionalização, propriedades
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
AMBIENTAÇÃO ORGANIZACIONAL ‐ Modelos de gestão, baseados na evolução das teorias administrativas que objetivam a visão sistêmica da organização; Arquitetura organizacional, com base nos conceitos e princípios de gestão para subsidiar os processos administrativos e de tomada de decisão; Reconhecimento como profissional, tendo como base o conceito de missão, visão e valores, objetivando o desenvolvimento de uma postura ética comprometida com a sustentabilidade. ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA ‐ Características e importância do comportamento empreendedor, que mobilize conceitos e técnicas específicas para desenvolvimento profissional; Estrutura de produção, operação ou prestação de serviço, com conhecimento das atividades deste processo nas empresas, suas principais funções, técnicas e tendências, a fim de aprimorar o desempenho e competitividade da organização; Noções de modelos financeiros: atividade de finanças, contabilidade e controladoria, principais funções e atividades em empresas, visando o planejamento financeiro, controle e tomada de decisão; Visão sistêmica e comportamental da organização. GESTÃO DE RELACIONAMENTO ‐ Discurso oral adequado ao contexto empresarial, de acordo com os parâmetros de uso linguístico vigentes e com as diretrizes da organização, visando à comunicação assertiva; Recepção e atendimento a clientes internos e externos, que compreenda suas necessidades e estabelecendo com eles uma comunicação assertiva de acordo com a ética profissional e com os padrões de qualidade pré‐ estabelecidos, com vistas à sua satisfação e fidelização; Conhecimento sobre atendimento pessoal e/ou telefônico (inclusive em inglês), com as respectivas atividades: registro de recados, produção de textos empresariais, participação em reuniões com a elaboração de materiais e apresentações, para viabilizar a comunicação no contexto das negociações nacionais e internacionais; Solução de conflitos: equacionamento de problemas antecipando‐se aos mesmos, com base na inteligência emocional e na utilização de técnicas de mediação, a fim de propor soluções satisfatórias para as partes envolvidas e contribuir para a efetiva utilização do tempo do (a) executivo (a) e do profissional de secretariado. GESTÃO DE PROCESSOS ‐ Planejamento, organização, execução, acompanhamento e avaliação das atividades administrativas da área, com o desenvolvimento de rotinas com base em técnicas secretariais e visão sistêmica da organização, para atingir os objetivos pré‐ estabelecidos; Estruturação e apresentação de projetos de trabalho, com base na cultura organizacional e nos padrões de mensuração aplicados a cada iniciativa, a fim de comunicar assertivamente as propostas elaboradas; Gerenciamento do arquivo manual e/ou eletrônico de documentos empresariais, classificação, guarda e manutenção em locais e em tempo de acordo com a tabela de temporalidade GED ‐ Gerenciamento Eletrônico de Documentos, visando à preservação de informações significativas para a organização; Produção de textos empresariais adequados aos parâmetros de uso linguístico vigentes e às diretrizes da organização, visando à comunicação assertiva; Utilização dos recursos tecnológicos disponíveis no processamento de informação, desenvolvendo rotinas administrativas eficientes, a fim de contribuir com a agilidade operacional e a maximização de resultados para a organização. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CORPORATIVOS ‐ Participação na definição do tipo de evento mais adequado ao objetivo a ser alcançado, de acordo com a cultura da organização e maximizando os recursos disponíveis; Participar na captação de recursos e no estabelecimento de parcerias, considerando a viabilidade da proposta em função da cultura da organização, do cenário mercadológico e dos mecanismos de captação disponíveis. Inglês: Interpretação de textos.