Descrição
Apostila Pref Rio Branco AC 2024 Professor Educação Infantil Creche
Cargo: Professor Educação Especial Infantil Creche
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO VERBENA
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 2712
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$95,98 por R$47,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1.Características e funcionalidades de gênerostextuais variados. 2.Interpretação textual de gênerostextuais variados. 3. Modos de enunciação presentes no texto. 4. Gramática normativa. 5. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. 6. Organização do texto e fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). 7. Progressão temática. 8. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. 9. Elementos de sequenciação textual: referenciação, substituição, repetição, conectores e outros elementos. 10. Tipos de argumento. 11. Classificação gramatical. 12. Processo de formação de palavras. 13. Análise morfosssintática. 14. Fenômenos gramaticais e construção de significados na língua portuguesa. 15. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 16. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência verbal e nominal. 19. Colocação pronominal. 20. Pontuação.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE: 1. História do estado doAcre. 2.Realidade étnica, social, geográfica, cultural, política e econômica doAcre. 3. Clima.
LEGISLAÇÃO: 1. Lei Municipal n° 1.794/2009 – Estatuto do Servidor e suas alterações.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Família de sistemas operacionais Microsoft Windows para microcomputadores pessoais: interface gráfica do usuário e seus elementos, além da utilização da ajuda e suporte e dos atalhos de teclado. 2. Gerenciamento de arquivos e pastas, incluindo os tipos de arquivos e suas extensões e a pesquisa e localização de conteúdo. 3. Configurações e Painel de Controle, abrangendo a Solução de Problemas. 4. Procedimentos de backup e gerenciamento de impressão. 5. Instalação, desinstalação ou alteração de programas e ativação ou desativação de recursos, incluindo a configuração de aplicativos. 6. Compactação e extração de conteúdo a partir de arquivos zip. 7. Aplicativos pertencentes ao Windows (Bloco de Notas, Paint, WordPad e Mapa de Caracteres). 8. Aplicativos para escritórios por meio de software livre e de software proprietário. 9. Processador de textos (criação, edição e formatação de textos e recursos voltados à automação de documentos). 10. Planilha eletrônica (tipos de dados e referências, criação de planilhas e gráficos, inserindo fórmulas aritméticas e fórmulas baseadas em funções de planilha, configuração de página e impressão, formatação de células e formatação condicional, validação de dados e aplicação de filtros e obtenção de dados de fontes externas. 11. Gerador de apresentação (criação de slides, formatação e inserção de imagens e objetos e efeitos de transição e animações, apresentação de slides e exportação para o formato PDF). 12. Navegadores de Internet, serviços de busca na Web e uso do correio eletrônico. 13. Serviços de correio eletrônico.
CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO: 1. Teorias educacionais e teorias pedagógicas. 2. A relação sociedade, educação e pensamento pedagógico brasileiro. 3. Teorias pedagógicas e políticas educacionais. 4. Currículo: relação currículo, cultura e políticas curriculares. 5. Teorias de currículo e práticas pedagógicas. 6. Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. 7. Didática e Prática de Ensino: planejamento educacional, materiais curriculares e recursos didáticos. 8. Função social do ensino e suas relações com o aprender e o ensinar. 9. Gestão e organização de sala de aula. 10. Políticas Educacionais: relação Estado, sociedade e políticas educacionais. 11. As políticas educacionais e a construção da escola pública brasileira. 12. A organização e a estrutura da educação e sistemas de ensino no Brasil: políticas de acesso, inclusão e diversidade. 13. Formação inicial e continuada dos profissionais da educação. 14. Financiamento da educação. 15. Tecnologias da Informação e Comunicação: as tecnologias de informação e comunicação e as práticas educativa. 16. Uso das tecnologias, ensino e aprendizagem. 17. Educação mediada por tecnologias. 18. Educação à distância. 19. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Visão histórica da Educação Infantil e das creches no Brasil. 2. Concepção de Educação Infantil, de infância e de criança. 3. As concepções de Educação e suas repercussões na organização do trabalho escolar. 4. O imaginário infantil. 5. Desenvolvimento infantil: físico, afetivo, cognitivo e social. 6. A didática e o processo de aprendizagem e desenvolvimento. 7. Relação entre o cuidar e o educar. 8. A prática educativa na educação infantil. 9. O brincar e o brinquedo. 10. O jogo como recurso privilegiado. 11. Avaliação do processo educativo na Educação Infantil. 12. Teorias de aprendizagem. 13. O pensamento de Jean Piaget, Lev Semionovich Vygotsky, Emília Ferreiro, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Demerval Saviani, Ana Teberosky, Telma Weisz, Esther Grossi, Henri Wallon, Paulo Freire e FannyAbramovich. 14. Interações e brincadeiras na educação infantil. 15. Planejamento na educação infantil. 16. A organização do tempo e do espaço na educação infantil. 17. O cotidiano na creche: afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. 18. O professor de educação infantil. 19. Adaptações curriculares para crianças com deficiência. 20. O desenvolvimento de competências socioemocionais na educação infantil. 21. Inclusão e diretos humanos na Educação Infantil. 22. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 23. Currículo de Referência Único para a Educação Infantil do Acre. 24. Organização curricular por campos de experiências da educação infantil. 25. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. 26. Asmúltiplaslinguagens na educação infantil.
Apostila Pref Rio Branco AC 2024 Professor Educação Infantil Creche