Descrição
Apostila Pref Rio Verde GO 2023 Auxiliar Educação Infantil
Cargo: Auxiliar de Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UNIRV
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Análise e interpretação de textos: compreensão geral do texto; reconhecimento de ideia central e tese defendida pelo autor; argumentação; coerência e mecanismos de coesão; estrutura e organização do texto e dos parágrafos; relações entre textos; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Tipologias e gêneros textuais. Emprego dos pronomes pessoais e relativos. Emprego de tempos e modos verbais. Conjugação verbal. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade, etc.). Significação vocabular: sinônimos, antônimos, parônimos; ambiguidade. Pontuação. Ortografia. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Acentuação gráfica. Redação.
Matemática: Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros simples e compostos. Gráficos e funções polinomiais do 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Geometria plana, espacial e analítica. Sistema métrico: medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. Estatística: descritiva, medidas de posição e medidas de dispersão. Análise combinatória. Distribuições discretas e contínuas de probabilidade.
Informática: Hardware e componentes; Redes de computadores; Operações sobre arquivos, dispositivos de armazenamento e nuvem; Sistemas Operacionais; Conceitos e serviços relacionados à Internet, redes sociais em contexto de uso profissional e ao correio eletrônico. Princípios e boas práticas de segurança da informação, backup e segurança digital; Pacote office: editor de texto: Funcionalidades básicas, configuração de página, mala direta, referências e configurações de impressão; Software de planilha eletrônica: Criação de tabelas, gráficos, uso de funções matemáticas, de contagem e condicionais; Software de criação de slides e apresentação: Criação e configuração de apresentações de slides.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
FOCHI, Paulo Sergio (org.) Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil. República Federativa do Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Em Aberto, Brasília, v. 30, n.100, p. 1-192, set./dez. 2017; 2. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Inclusiva; 3. Lei municipal 5.841/2010 que dispõe sobre o estatuto plano de carreira e vencimentos do magistério público do município de Rio Verde – GO. 4. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador; 5. Concepção de Habilidades e Competências; 5. Teorias de Aprendizagem (bases psicológicas); 6. História Social da Infância, concepção de infância e de criança; 7. A integração entre o cuidar e educar na primeira infância; 8. O cuidado e o afeto nas relações com a criança: efeitos na aprendizagem; 9. Ética no trabalho docente e o papel do educador na prática pedagógica com crianças; 10. Proposta pedagógica, planejamento e avaliação na educação infantil; 11. O berçário como espaço de desenvolvimento infantil; 12. As contribuições da Psicomotricidade para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; 13. A educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial; 14. O processo de adaptação da criança na Educação Infantil; 15. A importância da ludicidade no contexto educativo; 16. Rotina e a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil (jogos, brincadeiras, música, artes, dança, cantigas, histórias); 17. Direitos de aprendizagem, desenvolvimento e os campos de experiência na educação infantil; 18. Critérios de qualidade para atendimento em creche e os direitos fundamentais das crianças; 19. Indicadores de qualidade para a Educação Infantil; 20. Linguagens e brincadeiras na Educação Infantil; 21. Acolhimento e inserção, relação família e creche/pré-escola; 22. O papel das brincadeiras e do jogo na aprendizagem e desenvolvimento infantil. 23. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigos 205 a 214); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 1996; 24. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/90 (Artigos 1º a 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – artigos 131 a 140); 25. Lei n.º14.254, de 30 de novembro de 2021.; Base Nacional Comum Curricular-BNCC; Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica BNC-Professores; 26. Plano Nacional de Educação – Lei Federal nº 13.005/2014; Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI; Brinquedos e brincadeiras de creche: Manual de orientação pedagógica-MEC/SEB 2012; 27. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil-MEC/SEB 2010.