Descrição
Apostila Pref Rio Verde GO 2023 Professor Educação Básica Arte
Cargo: Professor de Educação Básica (PEB-II) Arte
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UNIRV
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Análise e interpretação de textos: compreensão geral do texto; reconhecimento de ideia central e tese defendida pelo autor; argumentação; coerência e mecanismos de coesão; estrutura e organização do texto e dos parágrafos; relações entre textos; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Tipologias e gêneros textuais. Emprego dos pronomes pessoais e relativos. Emprego de tempos e modos verbais. Conjugação verbal. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade, etc.). Significação vocabular: sinônimos, antônimos, parônimos; ambiguidade. Pontuação. Ortografia. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Acentuação gráfica. Redação.
Informática: Hardware e componentes; Redes de computadores; Operações sobre arquivos, dispositivos de armazenamento e nuvem; Sistemas Operacionais; Conceitos e serviços relacionados à Internet, redes sociais em contexto de uso profissional e ao correio eletrônico. Princípios e boas práticas de segurança da informação, backup e segurança digital; Pacote office: editor de texto: Funcionalidades básicas, configuração de página, mala direta, referências e configurações de impressão; Software de planilha eletrônica: Criação de tabelas, gráficos, uso de funções matemáticas, de contagem e condicionais; Software de criação de slides e apresentação: Criação e configuração de apresentações de slides.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. História do Ensino da Arte-Educação; 2. Principais manifestações artísticas, características das tendências e artistas representantes; Arte na Educação Escolar; 3. Metodologias e concepções do ensino de Arte; 4. Fundamentos e tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil; 5. Interculturalidade: a questão da diversidade cultural no ensino de arte; 6. Processo de criação; 7. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento; 8. Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o ensino de arte; 9. O ensino de Arte no currículo escolar: legislação e prática; 10. Reflexão sobre a prática da Arte/Educação buscando a transformação do pensar e fazer pedagógico; 11. O ensino das artes visuais e as novas tecnologias; 12. O lúdico no ensino de arte; 13. Aspectos formais da Arte: linha, cor, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica; 14. Artes Cênicas: história das artes cênicas; 15. Papel das artes cênicas no processo educacional, teoria e prática; teatro e jogo, criatividade e imaginação; 16. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da arte no Brasil; 17. Teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; 18. A obra de arte e sua recepção; 19. Artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; 20. Comunicação na contemporaneidade; 21. Música: aspectos históricos da música; 22. Elementos estruturais da linguagem musical; 23. Tendências educacionais quanto ao ensino da música na sala de aula; 24. Música e expressão; 25. Dança: história da dança; 26. Papel da dança na educação; 27. Estrutura e funcionamento do corpo para a dança; 28. Proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar; Interdisciplinaridade no ensino de arte; 29. Avaliação em Arte na Educação Básica.
Legislação, Fundamentos da Educação e Didático-Pedagógicos. 1. A relação entre educação, escola e sociedade. 2. Teorias Pedagógicas; Tendências Pedagógicas da Educação. 3. A função sociocultural da escola pública contemporânea. 4. Inclusão digital. 5. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador. 6. Currículo Escolar: teorias, dimensões e eixos filosóficos. 7. A interdisciplinaridade no currículo e na prática pedagógica. 8. Currículo escolar e a diversidade. 9. Organização do trabalho pedagógico: A construção participativa do projeto políticopedagógico e da autonomia da escola: o papel do professor. 10. Relação entre escola e comunidade. 11. Concepção de Habilidades e Competências. 12. Teorias de Aprendizagem (bases psicológicas). 13. Sequência didática e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 14. Inteligências Múltiplas, Ética no trabalho docente e o papel do professor na prática pedagógica. 15. Proposta pedagógica, planejamento e avaliação. 16. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem envolvendo as unidades temáticas de cada componente curricular das áreas de conhecimento propostos pela BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental. 17. Metodologias Ativas da educação. 18. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – artigos 205 a 229. 19. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59 e 136 a 137. 20. Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 21. Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 – Dispõe sobre a língua brasileira de sinais Libras e dá outras providências. 22. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23. 23. Lei Federal n.º 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira”, e dá outras providências. 24. Lei Federal n.º 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 25. Lei Federal n.º 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei n.º 9.394/96, modificada pela Lei n.º 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 26. Lei Federal nº 11.114/05 de 16/05/2005 – Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20/12/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. 27. Lei Federal nº 12.796, de 04/04/2013 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 28. Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 29. Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Cap IV. 30. Lei Federal nº 14.191 de 03/08/2021 – inclui o capítulo V-A, na Lei 9394/96, que trata da Educação Bilíngue para Surdos. Resolução CNE/CEB nº 1, de 28/05/2021 – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos à Distância.31. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 32. Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 33. Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 34. Parecer CNE/CEB nº 2/2007, 31/01/2007 – Parecer quanto à abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 35. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. 36. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, 2018; 20. BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2018. 37. BRASIL. Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). 38. Lei municipal 5.841/2010 que dispõe sobre o estatuto plano de carreira e vencimentos do magistério público do município de Rio Verde – GO. 39. Resolução n. 044/2020/COMERV, de 16 de dezembro de 2020.
Conteúdo Programático/Temas para Prova Prática/Didática: 1. Artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais: princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação. 2. Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística). 3. Relações entre os elementos expressivos e simbólicos em diferentes produções artísticas. 4. Formas bidimensionais e tridimensionais a partir da pesquisa e experimentação de materiais. 5. Dimensões histórico-sociais da dança e seus aspectos estéticos. 6. Música e tecnologias digitais 7. Origem e história dos instrumentos musicais convencionais ou não convencionais e/ou vozes utilizados pelos diferentes grupos musicais e suas classificações. 8. Gêneros, movimentos e produção musical brasileira e suas peculiaridades regionais. 9. Estilos e gêneros musicais diversos (cantatas, óperas, comédia musical, chorinho, pagode, ciranda). 10. Jogos teatrais, técnicas e os processos de criação.