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Prova 07/05/2023 Prova 07/05/2023
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Banca UNIRV Banca UNIRV
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Descrição

Apostila Pref Rio Verde GO 2023 Professor Educação Básica Arte

 

 

Cargo: Professor de Educação Básica (PEB-II) Arte

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2022

Nível: Superior

Banca: UNIRV

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

Língua Portuguesa: Análise e interpretação de textos: compreensão geral do texto; reconhecimento de ideia central e tese defendida pelo autor; argumentação; coerência e mecanismos de coesão; estrutura e organização do texto e dos parágrafos; relações entre textos; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Tipologias e gêneros textuais. Emprego dos pronomes pessoais e relativos. Emprego de tempos e modos verbais. Conjugação verbal. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade, etc.). Significação vocabular: sinônimos, antônimos, parônimos; ambiguidade. Pontuação. Ortografia. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Acentuação gráfica. Redação.     

Informática: Hardware e componentes; Redes de computadores; Operações sobre arquivos, dispositivos de armazenamento e nuvem; Sistemas Operacionais; Conceitos e serviços relacionados à Internet, redes sociais em contexto de uso profissional e ao correio eletrônico. Princípios e boas práticas de segurança da informação, backup e segurança digital; Pacote office: editor de texto: Funcionalidades básicas, configuração de página, mala direta, referências e configurações de impressão; Software de planilha eletrônica: Criação de tabelas, gráficos, uso de funções matemáticas, de contagem e condicionais; Software de criação de slides e apresentação: Criação e configuração de apresentações de slides.

 

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

1. História do Ensino da Arte-Educação; 2. Principais manifestações artísticas, características das tendências e artistas representantes; Arte na Educação Escolar; 3. Metodologias e concepções do ensino de Arte; 4. Fundamentos e tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil; 5. Interculturalidade: a questão da diversidade cultural no ensino de arte; 6. Processo de criação; 7. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento; 8. Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o ensino de arte; 9. O ensino de Arte no currículo escolar: legislação e prática; 10. Reflexão sobre a prática da Arte/Educação buscando a transformação do pensar e fazer pedagógico; 11. O ensino das artes visuais e as novas tecnologias; 12. O lúdico no ensino de arte; 13. Aspectos formais da Arte: linha, cor, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica; 14. Artes Cênicas: história das artes cênicas; 15. Papel das artes cênicas no processo educacional, teoria e prática; teatro e jogo, criatividade e imaginação; 16. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino da arte no Brasil; 17. Teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; 18. A obra de arte e sua recepção; 19. Artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; 20. Comunicação na contemporaneidade; 21. Música: aspectos históricos da música; 22. Elementos estruturais da linguagem musical; 23. Tendências educacionais quanto ao ensino da música na sala de aula; 24. Música e expressão; 25. Dança: história da dança; 26. Papel da dança na educação; 27. Estrutura e funcionamento do corpo para a dança; 28. Proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar; Interdisciplinaridade no ensino de arte; 29. Avaliação em Arte na Educação Básica.  

Legislação, Fundamentos da Educação e Didático-Pedagógicos. 1. A relação entre educação, escola e sociedade. 2. Teorias Pedagógicas; Tendências Pedagógicas da Educação. 3. A função sociocultural da escola pública contemporânea. 4. Inclusão digital. 5. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador. 6. Currículo Escolar: teorias, dimensões e eixos filosóficos. 7. A interdisciplinaridade no currículo e na prática pedagógica. 8. Currículo escolar e a diversidade. 9. Organização do trabalho pedagógico: A construção participativa do projeto políticopedagógico e da autonomia da escola: o papel do professor. 10. Relação entre escola e comunidade. 11. Concepção de Habilidades e Competências. 12. Teorias de Aprendizagem (bases psicológicas). 13. Sequência didática e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 14. Inteligências Múltiplas, Ética no trabalho docente e o papel do professor na prática pedagógica. 15. Proposta pedagógica, planejamento e avaliação. 16. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem envolvendo as unidades temáticas de cada componente curricular das áreas de conhecimento propostos pela BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental. 17. Metodologias Ativas da educação. 18. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – artigos 205 a 229. 19. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59 e 136 a 137. 20. Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 21. Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 – Dispõe sobre a língua brasileira de sinais Libras e dá outras providências. 22. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23. 23. Lei Federal n.º 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira”, e dá outras providências. 24. Lei Federal n.º 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 25. Lei Federal n.º 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei n.º 9.394/96, modificada pela Lei n.º 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 26. Lei Federal nº 11.114/05 de 16/05/2005 – Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20/12/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. 27. Lei Federal nº 12.796, de 04/04/2013 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 28. Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 29. Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Cap IV. 30. Lei Federal nº 14.191 de 03/08/2021 – inclui o capítulo V-A, na Lei 9394/96, que trata da Educação Bilíngue para Surdos. Resolução CNE/CEB nº 1, de 28/05/2021 – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos à Distância.31. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 32. Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 33. Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 34. Parecer CNE/CEB nº 2/2007, 31/01/2007 – Parecer quanto à abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 35. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. 36. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, 2018; 20. BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2018. 37. BRASIL. Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). 38. Lei municipal 5.841/2010 que dispõe sobre o estatuto plano de carreira e vencimentos do magistério público do município de Rio Verde – GO. 39. Resolução n. 044/2020/COMERV, de 16 de dezembro de 2020.           

Conteúdo Programático/Temas para Prova Prática/Didática: 1. Artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais: princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação. 2. Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística). 3. Relações entre os elementos expressivos e simbólicos em diferentes produções artísticas. 4. Formas bidimensionais e tridimensionais a partir da pesquisa e experimentação de materiais. 5. Dimensões histórico-sociais da dança e seus aspectos estéticos. 6. Música e tecnologias digitais 7. Origem e história dos instrumentos musicais convencionais ou não convencionais e/ou vozes utilizados pelos diferentes grupos musicais e suas classificações. 8. Gêneros, movimentos e produção musical brasileira e suas peculiaridades regionais. 9. Estilos e gêneros musicais diversos (cantatas, óperas, comédia musical, chorinho, pagode, ciranda). 10. Jogos teatrais, técnicas e os processos de criação.

Depoimentos

Domina Concursos

"Olá, gostaria de agradecer pelo envio e parabenizá-los pela organização dos materiais e do site Domina Concursos."

Pref paty do alferes rj 2020 técnico em informática
5
Domina Concursos

"Muito obrigada! Prabéns pelo material, é de ótima qualidade e nem acreditei que 13$ seria tão bom! Mas amei muito. Parabéns!"

Ifsul rs 2020 professor D I Design II
5
Domina Concursos

"Excelente material, parabéns, obrigada!"

Prefeitura de pomerode sc 2021 técnico em enfermegem
5
Domina Concursos

"Constatei que são uma empresa de verdade, pois tem uma empresa falsa na internet, fingindo que vende materia. Irei indicar a empresa de vcs para outras pessoas com certeza. Amei o material, super completo, na íntegra. Parabens pelo trabalho de vocês."

Ufram 2021 técnico de laboratório fisiologia humana
5

FAQ

Trabalhamos com o PagSeguro Uol, o maior sistema de compras online do Brasil, e uma empresa que garante sua segurança nas transações. A Domina Concursos está no mercado há mais de 3 anos, se tornando uma empresa transparente em desenvolvimento e comércio de apostilas. Atualmente contamos com uma equipe especializada com 11 profissionais que trabalham com o objetivo de desenvolver um material de qualidade e priorizar o atendimento/suporte aos clientes.

Assim que for confirmado o pagamento, a apostila será enviada em no máximo 72 horas para o seu e-mail, porém certifique-se de que o e-mail cadastrado no momento da compra está correto.

Assim que o pagamento for aprovado, a apostila impressa será encaminhada para seu endereço via PAC pelos correios, e o código de rastreio enviado para o cliente. A entrega via PAC depende da região em que o cliente se localiza. Normalmente demora de 5 a 10 dias úteis.

Não cobramos frete. A Domina Concursos trabalha com Frete Grátis.

A apostila digital possui frete grátis, pois é enviada para o e-mail do cliente.

Em alguns casos, o e-mail enviado com o link para download cai na caixa de lixo eletrônico ou spam. Consulte sempre essa caixa, especialmente se seu e-mail for do BOL, UOL, HOTMAIL, GMAIL ou YAHOO!

A confirmação de pagamento é feita de forma automática pelo PagSeguro. Assim que seu pagamento for aprovado, você receberá um e-mail do PagSeguro. Pagamentos realizados com cartão de crédito normalmente são aprovados na mesma hora, e pagamentos realizados por boleto bancário podem demorar de 1 a 3 dias úteis para serem aprovados. Seu pedido será enviado em até 3 dias úteis (72 horas) após a aprovação do PagSeguro.

Isso dependerá da sua opção de apostila. Caso sua escolha seja a apostila digital, ela será enviada por e-mail através de um link para download, com instruções passo a passo de como efetuar o download. Se for impressa, você receberá a apostila digital automaticamente, e a apostila impressa chegará em seu endereço.

A apostila é enviada em formato PDF. Se não tiver conhecimento desse tipo de arquivo, é enviado um link explicando como baixar e/ou atualizar o programa para execução do mesmo.

Você precisará de dois programas que geralmente já estão instalados nos computadores:

Sim, você pode imprimir qualquer apostila normalmente.

A apostila digital pode ser aberta em qualquer computador, tablet ou smartphone, permitindo que você estude em qualquer lugar, até no caminho do trabalho!

Caso você tenha dificuldades em abrir a apostila no seu celular, certifique-se de que ele possui um leitor de PDF.

Se precisar de ajuda para abrir o material, entre em contato conosco pelo e-mail contato@dominaconcursos.com.br.

Geralmente as empresas possuem bloqueios que impossibilitam a abertura de arquivos que não sejam pertinentes ao trabalho. Se for esse o caso, você pode ter dificuldade em abrir seu arquivo.

Brindes

Material Atualizado de acordo com o edital

A Domina Concursos está sempre inovando e de reinventando para oferecer o carinho e a atenção que você merece. Desenvolvemos materiais digitais no formato PDF, sempre visando atender e superar suas expectativas. Aproveite e adquira seu material com um super desconto.

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