Descrição
Apostila Pref Rio Verde GO 2023 Professor Educ Bás Língua Portuguesa
Cargo: Professor Educação Básica Língua Portuguesa
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UNIRV
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Análise e interpretação de textos: compreensão geral do texto; reconhecimento de ideia central e tese defendida pelo autor; argumentação; coerência e mecanismos de coesão; estrutura e organização do texto e dos parágrafos; relações entre textos; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Tipologias e gêneros textuais. Emprego dos pronomes pessoais e relativos. Emprego de tempos e modos verbais. Conjugação verbal. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade, etc.). Significação vocabular: sinônimos, antônimos, parônimos; ambiguidade. Pontuação. Ortografia. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Acentuação gráfica. Redação.
Informática: Hardware e componentes; Redes de computadores; Operações sobre arquivos, dispositivos de armazenamento e nuvem; Sistemas Operacionais; Conceitos e serviços relacionados à Internet, redes sociais em contexto de uso profissional e ao correio eletrônico. Princípios e boas práticas de segurança da informação, backup e segurança digital; Pacote office: editor de texto: Funcionalidades básicas, configuração de página, mala direta, referências e configurações de impressão; Software de planilha eletrônica: Criação de tabelas, gráficos, uso de funções matemáticas, de contagem e condicionais; Software de criação de slides e apresentação: Criação e configuração de apresentações de slides.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos. O texto literário e o não literário. Aspectos básicos do texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos. Gêneros literários: lírico, épico, dramático. Literatura infantojuvenil. Principais aspectos da versificação. Elementos estruturais da narrativa. Formas narrativas: crônica, conto e romance. Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologias e gêneros textuais. Modos de organização do discurso: narrativo, descritivo, injuntivo e dissertativo/argumentativo. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, ambiguidade. Fonologia: conceito de fonema; relações entre fonemas e grafias; dígrafos, encontros vocálicos e consonantais. Ortografia. Acentuação gráfica e acentuação tônica. Morfossintaxe: classes de palavras. Estrutura e formação de palavras. Morfologia nominal. Morfologia verbal. Emprego dos pronomes relativos. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Constituintes da oração e orações no período. Valores semântico-sintáticos dos conectivos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego da crase. Normas de pontuação. Vozes verbais.
Legislação, Fundamentos da Educação e Didático-Pedagógicos. 1. A relação entre educação, escola e sociedade. 2. Teorias Pedagógicas; Tendências Pedagógicas da Educação. 3. A função sociocultural da escola pública contemporânea. 4. Inclusão digital. 5. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador. 6. Currículo Escolar: teorias, dimensões e eixos filosóficos. 7. A interdisciplinaridade no currículo e na prática pedagógica. 8. Currículo escolar e a diversidade. 9. Organização do trabalho pedagógico: A construção participativa do projeto político pedagógico e da autonomia da escola: o papel do professor. 10. Relação entre escola e comunidade. 11. Concepção de Habilidades e Competências. 12. Teorias de Aprendizagem (bases psicológicas). 13. Sequência didática e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 14. Inteligências Múltiplas, Ética no trabalho docente e o papel do professor na prática pedagógica. 15. Proposta pedagógica, planejamento e avaliação. 16. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem envolvendo as unidades temáticas de cada componente curricular das áreas de conhecimento propostos pela BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental. 17. Metodologias Ativas da educação. 18. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – artigos 205 a 229; 19. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59 e 136 a 137; 20. Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 21. Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 – Dispõe sobre a língua brasileira de sinais Libras e dá outras providências. 22. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23. 23. Lei Federal n.º 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira”, e dá outras providências. 24. Lei Federal n.º 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 25. Lei Federal n.º 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei n.º 9.394/96, modificada pela Lei n.º 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 26. Lei Federal nº 11.114/05 de 16/05/2005 – Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20/12/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. 27. Lei Federal nº 12.796, de 04/04/2013 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 28. Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 29. Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Cap IV. 30. Lei Federal nº 14.191 de 03/08/2021 – inclui o capítulo V-A, na Lei 9394/96, que trata da Educação Bilíngue para Surdos. Resolução CNE/CEB nº 1, de 28/05/2021 – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos à Distância.31. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 32. Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 33. Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 34. Parecer CNE/CEB nº 2/2007, 31/01/2007 – Parecer quanto à abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 35. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. 36. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, 2018; 20. BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2018. 37. BRASIL. Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). 38. Lei municipal 5.841/2010 que dispõe sobre o estatuto plano de carreira e vencimentos do magistério público do município de Rio Verde – GO. 39. Resolução n. 044/2020/COMERV, de 16 de dezembro de 2020.
Conteúdo Programático/Temas para Prova Prática/Didática: 1. Morfossintaxe: comparação do uso da regência verbal e regência nominal na normapadrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral. 2. Coesão textual: efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais). 3. Figuras de linguagem: análise dos efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. 4. Prática de linguagem: Estratégias e procedimentos de leitura de textos literários. 5. Gêneros literários: elementos constitutivos do gênero lírico. 6. Morfologia: processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), com apropriação de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. 7. Sintaxe: termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). 8. Sintaxe: verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva). 9. Morfossintaxe: agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação, no contexto dos gêneros textuais. 10. Os mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários.