Descrição
Apostila Concurso Pref Riversul SP 2023 Professor Educação Básica I
Cargo: Professor Educação Básica I
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INTEGRA CONCURSOS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$77,98 por R$38,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de textos (gênero literário e não literário, textos verbais e não verbais); Crase; Ortografia; Morfologia; Classes de Palavras e Formação de Palavras, Sintaxe: Concordância Nominal e Verbal, Regência Nominal e Verbal, Uso dos Pronomes e Colocação Pronominal, Tipologia Textual, Registro Formal e Informal da Linguagem.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Números reais: operações, múltiplos e divisores, resolução de situações-problema; Conjunto dos números inteiros: operações e problemas; Conjunto dos números racionais: operações, representação decimal, resolução de situações-problema; Sistemas de medidas: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume e massa, unidades usuais de tempo; Razões, proporções, média aritmética simples, grandezas diretamente proporcionais, regra de três simples, porcentagem e juros simples. Raciocínio Lógico: Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica do Município de Riversul. Documentos disponíveis no website da PREFEITURA MUNICIPAL DE RIVERSUL.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/90. Revisão das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil – Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF 1998. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre, Mediação, 2012. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento – plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo, Libertad, 1995. WEISZ Telma – O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2004. FREIRE, Paulo. – Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. ROSA, Ester Caland de Souza (orgs). Ler e Escrever na Educação Infantil – Discutindo Práticas Pedagógicas. Ed. Autêntica ANTUNES, Celso – A Linguagem do Afeto: Como Ensinar Virtudes e Transmitir Valores – Campinas: Ed. Papirus, 2005 ANTUNES, Celso – As Inteligências Múltiplas e seus estímulos – Campinas. Papirus, 2003. BNCC – Base Nacional Comum Curricular.