Descrição
Apostila Pref Sanclerlândia GO 2023 Monitor Creche I
Cargo: Monitor Creche I
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Médio
Banca: INEP BRASIL
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$57,98 por R$28,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos e gêneros textuais. 2. Vocabulário: sentido denotativo e conotativo, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. 3. Variantes linguísticas, linguagem oral e linguagem escrita, formal e informal e gíria. 4. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica 5. Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e implicações na divisão de sílabas. 6. Pontuação: emprego de todos os sinais de pontuação 7. Classes de palavras: Pronomes: classificação, emprego e colocação pronominal (próclise, ênclise e mesóclise); Verbos: emprego dos modos e tempos, flexões dos verbos irregulares, abundantes e defectivos e vozes verbais; Preposições: relações semânticas estabelecidas pelas preposições e locuções prepositivas, o uso da crase; Conjunções: classificação, relações estabelecidas por conjunções locuções conjuntivas; substantivos, flexões das classes gramaticais – inclusive adjetivos, classes de palavras: classificação e flexões. Morfologia e flexões do gênero, número e grau. 8. Termos da oração: identificação e classificação. 9. Processos sintáticos de coordenação e subordinação; classificação dos períodos e orações. 10. Concordância nominal e verbal. 11. Regência nominal e verbal. 12. Estrutura e formação das palavras.
Matemática/Raciocínio Lógico: 1. Situações problema, envolvendo equações e sistema de equações do 1º e 2º graus. 2. Razão, proporção, regra de três e porcentagem. 3. Situações problema, envolvendo cálculo de perímetro e área das principais figuras planas com suas respectivas unidades de medida. 4. Raciocínio lógico, compatível com o nível médio.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Educação Infantil e Relações Sociais Contemporâneas. 1.1. A Escola Pública, o Educador e a Sociedade nas relações educativas infantis. 1.2. Tempos e Espaços: transversalizações e práticas na educação infantil. 1.3. Concepções Teóricas e filosóficas, perspectivas futuras da educação infantil. 1.4. As relações sócio-políticas e culturais da escola e dos educadores infantis com a família e comunidade. 1.5. Olhares sobre a infância e a sua história. 1.6. O professor e seu papel no cuidado da infância. 1.7. A mediação pedagógica na educação infantil. 1.8. O Professor e o Brincar. 2. Aprendizagem escolar e currículo. 2.1. O currículo: cruzamento de práticas. 3. A avaliação na educação infantil. 3.1. A importância do registro na educação infantil. 4. Legislação e Educação Infantil. 4.1. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 4.2. Lei Federal nº 9.394/ 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4.3. Parecer Conselho Nacional de Educação nº 22/1998 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. 4.4. Resolução Conselho Nacional nº 1/1999 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. 4.5. Plano Nacional da Educação Básica. 4.6. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. 4.7. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. 5. O Conselho Tutelar como órgão permanente e autônomo. 5.1 Atribuições do Conselho Tutelar