Descrição
Apostila Pref Santa Helena PB 2023 Coordenador Pedagógico
Cargo: Coordenador Pedagógico
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: CONTEMAX
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.
Raciocínio Lógico: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica Matemática Qualitativa. Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Regra de três simples e compostas. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Inequações de 1º e 2º graus. Funções de 1º e 2° graus. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.
Atualidades: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas a nível municipal, regional, nacional e internacional.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Conceitos e fundamentos do Projeto Político-Pedagógico (PPP); A articulação do PPP com o planejamento curricular e a gestão da sala de aula como parte integrante do trabalho pedagógico; Abordagens práticas para promover a interdisciplinaridade no cotidiano escolar; O papel da coordenação pedagógica na promoção do diálogo interdisciplinar; A busca por uma formação integral dos alunos por meio das diferentes áreas do conhecimento; Compreensão do papel da escola pública na sociedade como bem público; Impacto das políticas educacionais em vigor no sistema educacional e nas práticas escolares; Contextualização histórica da educação no Brasil; Aspectos filosóficos e sociológicos que contribuem com a educação; Principais teorias da aprendizagem e sua aplicação na prática pedagógica; Conceito e estrutura do currículo escolar e a relação com as necessidades dos alunos para o contexto escolar; Adaptação curricular para atender à diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem; Importância do planejamento para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem; Funções e objetivos da avaliação educacional; O papel da avaliação como ferramenta de diagnóstico e feedback para os alunos e educadores; Principais tendências pedagógicas e como essas tendências influenciam as práticas de ensino e aprendizagem; Exploração de recursos didáticos e tecnológicos para enriquecer o processo de ensino; Estratégias de promoção e enfrentamento das desigualdades e preconceitos no ambiente escolar; Uso ético e responsável das tecnologias na educação; Princípios e fundamentos da educação inclusiva; Adaptações curriculares e estratégias para atender alunos com necessidades educativas especiais; Metodologias Ativas para o Contexto e Rotina de Sala de Aula; Adequação das metodologias ativas à realidade e ao perfil dos estudantes.
Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988 (Capítulo III, Seção I – Da Educação); Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações; Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009; Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE); Lei nº 2.977/2015 – Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Lei 10.172/01 – Educação Integral; A Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Decreto nº 7.083/10 (Mais Educação); Lei 11.947/09 – PNAE (Mais Educação); Resolução/CD/FNDE/ Nº 38/09 – PNAE/Mais Educação; Resolução/CD/FNDE/ Nº 67/09 – PNAE/Mais Educação; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);Lei nº 13.415/2017 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Apostila Pref Santa Helena PB 2023 Coordenador Pedagógico