Descrição
Apostila Pref São Gonçalo RJ 2020 Professor Docente II
Cargo: Professor Docente II
Nível: Médio
Edital: Ver Edital
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos e Gerais
Língua Portuguesa: Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis:conceito, classificação e emprego. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos.Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe,de pensamento e de linguagem.
Noções de Informática: Conceito de Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupo de discussão, de busca e pesquisa. Procedimentos, aplicativos, dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Principais aplicativos para edição de texto, planilhas eletrônicas, geração de material escrito, audiovisual e outros.
História e Geografia de São Gonçalo: Histórico municipal. Aspectos geográficos. Potencialidades do Município. Atividades econômicas.Patrimônio histórico, arte e cultura. Símbolos do Município.
Fundamentos da Educação: – Noções Básicas da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional; níveis e modalidades de Educação e Ensino. O Ensino Fundamental a partir da Leinº 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes para Educação Especial. Estatuto da criança e do adolescente -ECA (Lei n.º 8.069, de 13/07/1990).
Legislação: Lei Municipal nº 050 de 1991 (Estatuto do Servidor Público Municipal do Município de São Gonçalo RJ). Disposições gerais. Provimento: disposições gerais; nomeação; posse e exercício; estabilidade e estágio probatório; readaptação. Tempo de serviço. Vacância. Direitos e vantagens: remuneração;aposentadoria; gratificações e adicionais; gratificações pelo exercício de cargo em comissão e defunção gratificada; gratificação natalina; gratificação por exercício de cargo em tempo integral e dedicação exclusiva; adicional por tempo de serviço; adicional de férias; adicional de produtividade;salário família; auxílio doença; vale transporte; licenças; férias. Regime Disciplinar: deveres;proibições. Acumulação. Responsabilidades. Penalidades. Lei Orgânica do Município.
Conhecimentos Específicos
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Aspectos Filosóficos da Educação – o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista,socialista, escola no vista, anti autoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; a constituição histórica da escola pública brasileira; a educação brasileira na contemporaneidade: desafios e avanços Aspectos Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação a relação desenvolvimento / aprendizagem:diferentes abordagens, a relação pensamento /linguagem: a formação de conceitos, função simbólica,o papel da brincadeira no desenvolvimento, o processo de alfabetização. Aspectos do Cotidiano Escolar– a avaliação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem: funções da avaliação escolar e a análise dos resultados, o fracasso na alfabetização; a relação professor / aluno; currículo,interdisciplinaridade e transversalidade; os conteúdos de aprendizagem; a democratização da escola:participação, autonomia e autogestão; a organização social da classe; educação e trabalho; as novas tecnologias; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes,Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual; o Estatuto da Criança e do Adolescente; os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil; o Regimento Escolar Básico da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo. Políticas Públicas de Alfabetização; Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil; Ensino Fundamental em 9 anos – Lei nº 10.172/01, meta 2 do Ensino Fundamental Ciências Naturais no Ensino Fundamental – caracterização da área; fases e tendências dominantes;ciências naturais, cidadania e tecnologia; aprender e ensinar ciências naturais: a experimentação;Ciências e métodos científicos; abordagem metodológica de conteúdos; temas e atividades; objetivos gerais, conteúdos e avaliação para o ensino fundamental (ciclos ou séries); orientações didáticas. A Questão Ambiental – meio ambiente no ensino fundamental: objetivos, conteúdos, avaliação,orientações didáticas; meio ambiente e sociedade; conceitos ecológicos; ciclos biogeoquímicos;cadeias, teias e pirâmides ecológicas; reciclagem; desequilíbrio ecológico. Saúde no Ensino Fundamental – concepção, objetivos, conteúdos, avaliação, orientações didáticas. Orientação Sexual no Ensino Fundamental – concepção, objetivos, conteúdos, orientações didáticas. Universo -sistema solar;o Sol como fonte de energia; movimentos da Terra e da Lua. Rochas e Solos- origem , tipos, composição e modificações; combustíveis fósseis. Ar Atmosférico – composição; relações com os seres vivos;pressão atmosférica; ventos; poluição do ar. Água – propriedades físicas e químicas; relações com os seres vivos; ciclo da água; poluição da água; tratamento de água e esgoto. Seres Vivos – características gerais; classificação; animais unicelulares e pluricelulares(invertebrados e vertebrados): características e principais representantes; organização geral dos vegetais; os grandes grupos vegetais e principais representantes; animais e vegetais parasitas. Biologia Humana – noções elementares de anatomia e biologia humanas; doenças parasitárias e carenciais; noções de higiene e prevenção. Fundamentos de Química e Física – estrutura e propriedades da matéria; estados físicos da matéria e mudanças de estado; elementos químicos e substâncias; misturas e combinações; forças; movimento retilíneo uniforme; massa e peso (gravidade); máquinas simples; luz; som; calor; eletricidade;magnetismo.
METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA: Unidade I – A Geografia e a História no Ensino Fundamental – Objetivos e estudo. Categorias da Geografia: paisagem, território, lugar. Conceitos fundamentais da História: fato histórico, sujeito histórico, tempo histórico. Metodologia. Recursos didáticos. Unidade II – Espaço – Localização e orientação – diferentes relações espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas). Organização espacial:ação dos diferentes grupos sociais; espaços do cotidiano; relação organização espacial x classes sociais.Linguagem cartográfica: o aluno como mapeador; o aluno como usuário de mapas; interpretação d mapas (símbolos, legenda, orientação, escala). Unidade III –Tempo–O tempo físico: noções temporais(ordem e sucessão, duração, simultaneidade, qualificação do tempo). O tempo social:caracterização de épocas na vida da cidade, do município, do estado. Unidade IV – Grupos Sociais – O indivíduo em diferentes grupos, relações entre os elementos, regras. Grupos e classes sociais, em diferentes sociedades no Brasil.
METODOLOGIA DA LINGUAGEM: A constituição do Leitor/Autor – O processo de aquisição da leitura e da escrita. Diferentes concepções. As funções sociais da linguagem. As produções da leitura. Elaboração e análise de atividade integrando os vários tipos de linguagem do processo de interlocução: verbal-oral e escrita; não-verbal-plástica,cênica, musical, gestual. Variabilidade lingüística – As modalidades escrita e falada. As variantes históricas, regionais, socioculturais, situacionais. Caráter criativo e produtivo da linguagem. Os diversos tipos de texto: cartas bilhetes, narrativas literárias, poemas, reportagens. Elementos e Relação da Estruturação Gramatical: o conteúdo semântico de aspectos morfossintáticos da Língua Portuguesa –Os fonemas e grafemas da Língua Portuguesa. A convenção ortográfica. A palavra: classe, estrutura e processos de formação. A frase e sua estrutura. O período e sua construção: coordenação e subordinação. A Matemática no ensino fundamental – Números naturais. Operações. Espaço e forma. Grandezas e medidas. Múltiplos e divisores. Números racionais. Conceito e operações. Avaliação em Matemática.Orientações didáticas. Tratamento da informação. Resolução de problemas: objetivos, tipos de problemas, como propor e solucionar problemas em classe. A Matemática em uma visão construtivista.Matemática concreta. A Aritmética e a Geometria na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental. Conteúdos e objetivos de Matemática no ensino fundamental.
Noções Básicas de Políticas Educacionais: Concepções de educação, conhecimento e ensino: As teorias críticas e não-críticas na educação brasileira; Construtivismo, sócio interacionismo e concepção de conhecimento; Currículo, integração e organização dos conteúdos escolares. Política Curricular da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo: Política inclusiva, diversidade e educação especial; A dimensão étnico-racial no Ensino Fundamental e a Lei n° 10.639, de 9/01/03; Fundamentos e aspectos organizacionais da educação integral no Ensino Fundamental; Concepções, critérios e instrumentos de avaliação do ensino e da aprendizagem nos ciclos de formação. Organização do trabalho pedagógico na escola: Fundamentos e formas dos diferentes níveis de planejamento; Planejamento participativo e organização do trabalho docente. Legislação: O Ensino Fundamental na LDB n° 9.394/96; A Lei do FUNDEB n° 11.494, de 20.06.07 e suas implicações para o financiamento do Ensino Fundamental e de suas modalidades.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Pref São Gonçalo RJ 2020 Professor Docente II