Descrição
Apostila Pref Silves AM 2023 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil e Fundamental
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO MERKABAH
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1881
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, senFdos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substanFvo, adjeFvo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e senFdo que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. Equivalência e transformação de estrutura.
MATEMÁTICA: Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, mulFplicação e divisão. Equações de 1° e 2°graus. Problemas envolvendo as quatro operações. Noções de conjunto. Sistema métrico decimal. Sistema monetário brasileiro. Números e grandezas direta e inversamente proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros, Descontos. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo. Sistema de medidas legais. Resolução de situações problema. MatemáFca.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Proposições e conecFvos; Operações lógicas sobre proposições; Tabelas verdade de proposições compostas; Tautologias e contradições; Equivalência lógica e implicação lógica; Álgebra das proposições; Argumentos; Sentenças abertas; Operações lógicas sobre sentenças abertas; QuanFficadores. Módulo II – Raciocínio quanFtaFvo: conjuntos, subconjuntos e operações básicas de conjunto; conjuntos de números e desigualdade; Expressões e equações algébricas; Sequências e séries; Trigonometria, logaritmo e exponencial; Funções; Análise combinatória; Matrizes e determinantes; Geometria; Geometria analíFca; estazsFca e probabilidades; matemáFca financeira. Compreensão do processo lógico que, a parFr de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Noções básicas de proporcionalidade e porcentagem: problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos.
CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades – Fatos e nozcias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. História e geografia do Brasil e do Município de SILVES. Direitos e Deveres do Funcionário Público, AFvidades específicas teóricas inerentes ao cargo, Estatuto do Servidor de SILVES.
INFORMÁTICA BÁSICA: Principais componentes de um computador, elementos de Hardware, conceito de SoÇware; Noções básicas do Sistema Operacional Windows; Internet e Navegadores; Conceito básico de internet e intranet; Conceitos básicos do Word, digitação, edição de textos, esFlos e formatação. Cuidados relaFvos à segurança e sistemas anFvírus.
DIDÁTICA GERAL: – DidáFca Geral: 1. A PráFca Pedagógica: Concepções e Tendências do Ensino da didáFca. 2. Teóricos: Paulo Freire e CelesFn Frenet (Pedagogia Libertadora); Piaget e Vigostsk (Pedagogia Libertaria). 3. Planejamento: Tipos de Planejamento (Planejamento Educacional, Curricular e de Ensino); Etapas de Planejamento (objeFvos, população alvo, seleção de conteúdo, modos operacionais e avaliação. 4. Estratégias de Ensino: Método, Processo, Técnicas e Meios. 5. Avalição: Avaliação Funcional, SomaFva ou Integradora e Final. 6. Os Pilares da educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e Aprender a ser. 7. As Competências Gerais da BNCC. 8. Projeto, PoliFco Pedagógico. 9. ÉFca Profissional. Legislação: 1. Lei nº 9.394/96. 2. Lei nº 12.796/2013 (que altera a Lei nº 9.394/96). 3. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. 4. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 (ECA): ArFgos 1º a 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – arFgos 131 a 140. 5. ConsFtuição Federal/88 – arFgos 206 a 214. 6. Emenda ConsFtucional nº 53, de 19/12/2006, publicada em 20/12/2006. 7. Lei nº 11.494, de 20/6/2007, publicada em 21/6/2007. 8. Lei nº 11.645 de 10/03/2008. 9. Legislação para inclusão de pessoa com deficiência Lei n.º 13.146 de 06/07/2015. 10. Lei nº 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na Educação Básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. O processo de AlfabeFzação e Letramento. 2. As contribuições da Psicogênese da Língua escrita. 3. O processo de Adaptação na Educação InfanFl e o papel do professor. 4. A importância da ludicidade no contexto educaFvo. 5. RoFna e a organização do tempo e do espaço na Educação InfanFl (jogos, brincadeiras, música, artes, dança, canFgas, histórias). 6. As contribuições de Rousseau, Froebel, Pestalozzi e Montessori para infância e a Educação InfanFl. 7. A teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cogniFvo: as influências, as tendências e os estágios de desenvolvimento. 8. A perspecFva sociocultural de Vygotsky: o papel dos adultos e dos pares. 9. Pressupostos norteadores do Referencial Curricular Nacional para a Educação InfanFl-RCNEI/MEC. 10. Conhecimentos Pedagógicos: Função social da Educação InfanFl. História Social da Infância, concepção de infância e de criança. 11. Cuidado e Educação da Primeira Infância. 12. ÉFca no trabalho docente e o papel do professor na práFca pedagógica com crianças. 13. Avaliação na Educação InfanFl. 14. Organização da Educação InfanFl centrada no processo de desenvolvimento da criança. 15. PolíFca Nacional de Educação InfanFl/MEC. 16. Indicadores de Qualidade na Educação InfanFl/MEC. 17. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica/MEC. 18 Fundamentos da Educação InfanFl. 18.1. Função atual da Educação InfanFl: educar-cuidar – formação pessoal e social da criança na creche e na pré-escola – direito da criança e etapa inicial da Educação Básica. 18.2. A brincadeira, a linguagem e o movimento como dimensões do desenvolvimento infanFl. 19. PráFca Pedagógica na Educação InfanFl. 19.1. O “currículo” na educação infanFl: linguagens corporal, oral e escrita, desenho, música, movimento, conceitos lógico-matemáFcos, conceitos sobre o mundo natural e sociocultural – objeFvos e aFvidades. 20. A função social da escola. 21. A sala de aula e a práFca pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáFcos.
Apostila Pref Silves AM 2023 Professor Educação Infantil