Descrição
Apostila Pref Silves AM 2023 Professor História
Cargo: Professor Especialidade História
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO MERKABAH
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, senFdos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substanFvo, adjeFvo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e senFdo que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. Equivalência e transformação de estrutura.
MATEMÁTICA: Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, mulFplicação e divisão. Equações de 1° e 2°graus. Problemas envolvendo as quatro operações. Noções de conjunto. Sistema métrico decimal. Sistema monetário brasileiro. Números e grandezas direta e inversamente proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros, Descontos. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo. Sistema de medidas legais. Resolução de situações problema. MatemáFca.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Proposições e conecFvos; Operações lógicas sobre proposições; Tabelas verdade de proposições compostas; Tautologias e contradições; Equivalência lógica e implicação lógica; Álgebra das proposições; Argumentos; Sentenças abertas; Operações lógicas sobre sentenças abertas; QuanFficadores. Módulo II – Raciocínio quanFtaFvo: conjuntos, subconjuntos e operações básicas de conjunto; conjuntos de números e desigualdade; Expressões e equações algébricas; Sequências e séries; Trigonometria, logaritmo e exponencial; Funções; Análise combinatória; Matrizes e determinantes; Geometria; Geometria analíFca; estazsFca e probabilidades; matemáFca financeira. Compreensão do processo lógico que, a parFr de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Noções básicas de proporcionalidade e porcentagem: problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos.
CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades – Fatos e nozcias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. História e geografia do Brasil e do Município de SILVES. Direitos e Deveres do Funcionário Público, AFvidades específicas teóricas inerentes ao cargo, Estatuto do Servidor de SILVES.
INFORMÁTICA BÁSICA: Principais componentes de um computador, elementos de Hardware, conceito de SoÇware; Noções básicas do Sistema Operacional Windows; Internet e Navegadores; Conceito básico de internet e intranet; Conceitos básicos do Word, digitação, edição de textos, esFlos e formatação. Cuidados relaFvos à segurança e sistemas anFvírus.
DIDÁTICA GERAL: – DidáFca Geral: 1. A PráFca Pedagógica: Concepções e Tendências do Ensino da didáFca. 2. Teóricos: Paulo Freire e CelesFn Frenet (Pedagogia Libertadora); Piaget e Vigostsk (Pedagogia Libertaria). 3. Planejamento: Tipos de Planejamento (Planejamento Educacional, Curricular e de Ensino); Etapas de Planejamento (objeFvos, população alvo, seleção de conteúdo, modos operacionais e avaliação. 4. Estratégias de Ensino: Método, Processo, Técnicas e Meios. 5. Avalição: Avaliação Funcional, SomaFva ou Integradora e Final. 6. Os Pilares da educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e Aprender a ser. 7. As Competências Gerais da BNCC. 8. Projeto, PoliFco Pedagógico. 9. ÉFca Profissional. Legislação: 1. Lei nº 9.394/96. 2. Lei nº 12.796/2013 (que altera a Lei nº 9.394/96). 3. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. 4. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 (ECA): ArFgos 1º a 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – arFgos 131 a 140. 5. ConsFtuição Federal/88 – arFgos 206 a 214. 6. Emenda ConsFtucional nº 53, de 19/12/2006, publicada em 20/12/2006. 7. Lei nº 11.494, de 20/6/2007, publicada em 21/6/2007. 8. Lei nº 11.645 de 10/03/2008. 9. Legislação para inclusão de pessoa com deficiência Lei n.º 13.146 de 06/07/2015. 10. Lei nº 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na Educação Básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Leitura, análise e inProcesso de construção da história; 2. Preservação do Patrimônio Histórico; 3. Tempo histórico e tempo cronológico; 4. Surgimento dos primeiros grupos humanos; 5. Surgimento das civilizações; 6. Formação do mundo feudal; 7. Renascimento; 8. Reforma e contra reforma; 9. O anFgo Regime; 10. Povos da América précolombiana; 11. Indígenas da América portuguesa e Espanhola; 12. Capitanias hereditárias na América portuguesa; 13. Escravidão indígena e africana na América portuguesa; 14. A era das revoluções; 15. ExpansãoNapoleônica; 16. Crises e revoltas na colônia portuguesa; 17. Independência do Brasil; 18. Crise do Império e Proclamação da República brasileira; 19. Primeira e Segunda Guerra Mundial; 20. Regimes totalitários; 21. A era Vargas; 22. O Estado Novo; 23. Ditadura Civil-Militar no Brasil; 24. A nova república brasileira; 25. Arqueologia Amazônica: Fase Paleoindígena, Arcaica e pré-história Tardia; 26. A Amazônia Pombalina e o Diretório dos Índios; 27. A província do Grão-Pará; 28. Província do Amazonas; 29. Processo de abolição Negra no Amazonas; 30. Economia Gomífera na Amazônia; 31. Belle époque Amazônica; 32. Crise da borracha na Amazônia.erpretação de códigos específicos de Geografia: mapas, gráficos, tabelas, escalas. 2. Uso de escalas cartográficas e geográficas como forma de organizar e conhecer a localização, a distribuição e a frequência dos fenômenos naturais e humanos. 3. IdenFficação da unidade espacial: lugar, paisagem e território. 4. Exploração e preservação das paisagens. 5. O local e o global – jogo de escalas. 6. O espaço como disputa social. 7. Geografia e meio ambiente. 8. Geografia políFca mundial. 9. África – aspectos gsicos, humanos, econômicos. 10. Ásia – conflitos geopolíFcos e econômicos. 11. Europa – aspectos econômicos, humanos, gsicos e políFcos. 12. Oceania – economia e população. 13. América – população, economia, aspectos gsicos e políFcos. 14. Blocos econômicos. 15. O Brasil na América do sul. 16. As diferentes formas de regionalização do Brasil. 17. A população brasileira. 18. Aspectos gsicos do Brasil: clima, vegetação, hidrografia e relevo. 19. Espaço agroindustrial brasileiro: caracterísFcas e transformações recentes. 20. Geoecologia global, clima, solo, relevo, hidrografia, vegetação e qualidade de vida da população. 21. Espacialidades rurais e urbanas. 22. Globalização. 23. Geografia gsica do Amazonas: relevo, clima, vegetação e hidrografia. 24. Aspectos populacionais do Amazonas. 25. Aspectos econômicos do Amazonas.
Apostila Pref Silves AM 2023 Professor História