Descrição
Apostila Pref Sobral CE 2023 Professor Anos Finais Arte Educação
Cargo: Professor Anos Finais Arte Educação
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: UECE
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 1429
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: 1. Fonemas e grafemas; 2. Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; 3. Acentuação gráfica; 4. Estrutura das palavras: morfemas, prefixos e sufixos; 5. Formação de palavras: composição e derivação; 6. Flexão nominal; 7. Flexão verbal; 8. Frase, oração, período; 9. Termos da oração; 10. Período composto: coordenação e subordinação; 11. Classes gramaticais; 12. Sinais de pontuação; 13. Colocação pronominal; 14. Figuras de linguagem; 15. A fala e a escrita: diferenças formais e diferenças funcionais; 16. Habilidades de leitura e matrizes de referências; 17. Tipologia e Gênero textual.
Didática: 1. Evolução histórica da Didática; 2. Conceito de Didática e suas relações com a história da Pedagogia: teorias e tendências pedagógicas; 3. Resignação da didática nos anos 90: princípios e proposições; 4. O professor como investigador na ação didática; 5. A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem escolar; 6. O papel da Didática na Educação Básica; 7. As diferentes abordagens do planejamento de ensino escolar; 8. A Didática e a interdisciplinaridade; 9. O Ensino e o Desenvolvimento de Competências; 10. Componentes básicos do plano de aula e rotina de sala; 11. Concepções da avaliação da aprendizagem escolar: diagnóstica, emancipatória, processual, punitiva, classificatória.
Educação Pública Municipal de Sobral: 1. Plano Municipal da Educação (Lei nº 1477 de 24/06/2015; IOM nº 660 de 25/06/2015); 2. A Política de Alfabetização como Estratégia para a Elevação do Desempenho Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Livro: Prêmio Inovação em Gestão Educacional – Experiências Selecionadas/ 2006; Capítulo 09/ Ministério da Educação/INEP); 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e suas alterações; 4. Vencendo o Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais – A Experiência de Sobral/ Ceará – MEC/INEP (Série Projeto- Boas Práticas Vol. 1). 5. Políticas Educacionais no Brasil – O que podemos aprender com casos reais de implementação? – Capítulo 9: Sobressaltos ou fortuna – Secretaria Municipal de Educação de Sobral –6. Educação que dá certo – O caso de Sobral (CE) – Organização: Todos pela Educação. Ano de publicação: 2021. 7. Relatório Alcançando um Nível de Educação de Excelência em Condições Socioeconômicas Adversas: O Caso de Sobral – Organização: Organização: Banco Mundial (Louise Rodrigues da Cruz Boari e André Loureiro). 8. Fazendo a educação dar certo – O sucesso do Ceará e Sobral nas reformas educacionais para a alfabetização universal. Organização: Banco Mundial. Ano de publicação: 2020. 9. Competências Socioemocionais – A importância do desenvolvimento e monitoramento para a educação integral. Organização: Instituto Ayrton Senna. Ano de publicação: 2021. 10. Gestão Escolar – Gerenciando a Escola Eficaz – conceitos e instrumentos. Organização: Fundação Luís Eduardo Magalhães. Ano de publicação: 2000. 11. Gestão Escolar – Manual de Procedimentos e Rotinas. Organização: Fundação Luís Eduardo Magalhães. Ano de publicação: 2000. 12. Currículos de Sobral/CE – Ed. Infantil, Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, 13. Cases de sucesso – Sobral Ceará – Organização: Instituto Alfa e Beto. 14. Desenvolvendo lideranças escolares efetivas – Organização: Organização: Instituto de Políticas de Aprendizagem & Fundação Wallace. Ano de publicação: 2022. 15. Ensino público com bons resultados – Estratégias e ações mapeadas por pesquisas em mais de mil redes em todas regiões do Brasil – Organização: IEDE. Ano de publicação: 2022. 16. Protocolos do programa Educar pra Valer – Eixos gestão de rede, formação, avaliação, acompanhamento escolar e sustentabilidade e comunicação – Organização: Associação Bem Comum 17. Acompanhamento escolar nas redes públicas de ensino – Organização: Educar pra valer – Ano de publicação: 2020. 18. Guia de Tutoria Pedagógica – Organização: Fundação Itaú Social.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. A função da arte no processo de formação humana: ética, estética e educação. 2. A inserção da arte no processo educativo para que o educando encontre possibilidades de convívio com o belo e com seus semelhantes. 3. A inserção da arte no cotidiano escolar: possibilidades de trabalhos com arte na escola a partir de enfoque específico que contemple as diferentes linguagens da arte e as possibilidades de integração dessas mesmas linguagens. 4. Avaliação em arte: processos avaliativos em produções artísticas escolares com atenção para os processos de criação, deslocando o foco avaliativo do produto artístico final. 5. História geral da arte: percurso histórico das diferentes linguagens da arte na Europa e no Brasil. 6. Sociologia da arte: a função social da arte e a posição do artista na sociedade; a indústria cultural e sua atuação na definição do lugar social da arte. 7. Manifestações artísticas tradicionais e educação estética: reflexões sobre o saber/fazer artístico popular (tradicional) em processos formativos no espaço escolar. 8. As diferentes linguagens artísticas e suas relações: percepções sobre possíveis articulações entre as diversas áreas artísticas no mundo contemporâneo. 9. Práticas artísticas coletivas no espaço escolar: planejamento, realização e avaliação do exercício artístico escolar em uma perspectiva coletiva. 10. História da música europeia: a evolução da música ocidental (europeia) do Renascimento (século XVI) ao século XX. 11. História da música brasileira: evolução da música brasileira erudita e popular em seus principais momentos. 12. Metodologias de aquisição de leitura musical: diferentes possibilidades de aquisição de leitura musical; os métodos de solfejo absoluto e relativo. 13. Possibilidades de sonorização e expressão corporal na aprendizagem rítmica: a prática percussiva na escola e o corpo do estudante como produtor de expressões de som e movimento.